Ligue-se a nós

Paranaguá

Campanha É Doando que se Vive encerra fase com resultados positivos

Envolvimento da comunidade foi o destaque do projeto

Publicado

no

Foi realizado no auditório da Biblioteca Pública de Paranaguá

Agora Litoral
Na tarde de quinta-feira (31/10), no auditório da Biblioteca Pública Leôncio Correia, foi realizado o encerramento da primeira fase do Projeto “É Doando que se Vive”, uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá e o Ministério Público do Paraná.

A ação teve como intuito trabalhar o tema doação de órgãos por meio de peças publicitárias e material jornalístico para conscientizar a população sobre o assunto, e também um abrangente trabalho com conteúdos pedagógicos em salas de aula das escolas municipais envolvendo alunos de 8 a 11 anos.

A iniciativa de promover a conscientização sobre a doação de órgãos foi da promotora Camila Adami Martins, após passar a acompanhar nas redes sociais a saga de Adriele Bueno Souza Silva, de 33 anos, que sofre de hipertensão arterial pulmonar e busca o transplante de um pulmão para continuar vivendo.
“Estatísticas indicam que 43% das famílias que tem possíveis doadores de órgãos, no momento do falecimento do parente, recusa a doação. Esse foi um dos motivos que me levou a pensar essa campanha. Além disso, tive acesso a um Projeto de Lei Federal que previa que a conscientização da importância da doação de órgãos fosse passada aos alunos dentro do ambiente escolar. Pensando nisso, propus à Secretaria Municipal de Educação a realização desse projeto. As secretarias de Educação e Comunicação abraçaram a causa com bastante entusiasmo e a executaram de forma brilhante”, destacou a promotora.

Promotora Camila Adami Martins

A Drª Camila Martins ressaltou o contentamento da campanha virar lei. “Após aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito, o projeto se torna uma política pública, ou seja, a campanha não será aplicada apenas agora nas escolas, e sim será algo curricular aplicado todos os anos para crianças com idades entre 8 e 11 anos da rede municipal de ensino”, comemorou.

ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
A superintendente educacional da Secretaria Municipal de Educação, Tenile Xavier, explica que o envolvimento da comunidade escolar foi um dos destaques da campanha. “A Secretaria de Educação está muito feliz em participar do projeto idealizado pela promotora Camila, e ainda mais contente pelo desempenho e dedicação em que as escolas abraçaram a campanha. Cada escola inovou, levando a mensagem de formas diferentes por meio da música, teatro, vídeo, caminhadas e outras atividades. Ocorreu o envolvimento de todo o corpo docente, alunos e até mesmo das famílias que também se envolveram no projeto”, detalhou.

PADRINHO
Igor Brenaz é o padrinho do projeto e a voz da música composta especialmente para tratar o tema. “Estou muito feliz com o resultado do projeto e por espalhar esse amor e conscientização para as crianças e toda a comunidade. Tivemos vários resultados positivos e é uma satisfação participar de tudo isso”, frisou o cantor.

Promotora e crianças com o cantor Igor Brenaz

VALOR
O professor Thiago Casas é diretor da Escola Municipal João Rocha e contou que várias atividades foram realizadas com os alunos e com a comunidade escolar. “O projeto trouxe às crianças e para as famílias o valor inexplicável que é de ser um doador de órgãos”, ressaltou.

A Escola realizou teatro e caminhada em conjunto com a Escola Municipal Francisca Pessoa Mendes e envolveu a comunidade.

Anúncio

ALUNOS APROVARAM
A aluna do 5.º ano da Escola João Rocha, Francielle Neponuceno disse que o projeto foi importante. “Foi muito bom, gostamos muito e passamos a informação para nossas famílias. Quando alguém precisa, as famílias precisam ajudar e a doar órgãos pode salvar vidas”, avaliou.

Alana Rodrigues Cordeiro, aluna do 5º ano da Escola Municipal Caic conta que um trabalho especial foi desenvolvido para propagar a campanha. “A campanha foi boa porque é uma forma de espalhar para mais pessoas a importância de ser doador de órgãos. Nós criamos um mascote, simbolo da campanha ele passa um dia na casa de professores e alunos deixando um coração. Tudo isso é importante para que as pessoas saibam que doar órgãos é vida, é um ato de amor. Muitas pessoas precisam e outras podem doar”, opinou.
A campanha conta ainda com o site www.doandoquesevive.com.br que concentra toda a produção jornalística da campanha, com vídeos e matérias escritas sobre o tema. Também é possível fazer download de material publicitário disponível para reprodução.

Da PMP
Anúncio

Paranaguá

Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277

Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu

Publicado

no

Por

Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.

Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.

A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.

O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.

Continuar Lendo

Paranaguá

Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres

Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso

Publicado

no

Por

Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.

O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.

Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.

As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”

Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina

Publicado

no

Por

Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.

A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.

O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.

ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.

Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.

Anúncio

Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.