Paranaguá
CAB faz trabalho noturno para identificar vazamentos na rede
Técnica utilizada para “ouvir” a rede de distribuição é chamada de Geofonamento
Paranaguá, PR
Agora Litoral
Com o objetivo de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, garantir a segurança da distribuição e melhorar a disponibilidade do recurso, a CAB Águas de Paranaguá iniciou em 2016 a uma ampla pesquisa para identificar vazamentos não visíveis, por meio da varredura nos 600 km da rede pública de distribuição de água.
Desde o ano passado, a pesquisa tem se tornado uma rotina noturna, realizada pelos técnicos da CAB devidamente identificados. Eles se deslocam de um bairro até o outro de moto, e sempre com lanternas para facilitar a verificação, tudo isso com o objetivo de detectar perdas ocultas de água por meio da técnica de Geofonamento, além de verificar a situação de 35 mil ligações de água em Paranaguá. O trabalho é realizado sempre à noite, devido à redução de ruídos nas ruas, facilitando assim o trabalho de sondagem.
“Nosso pessoal está examinando a tubulação externa até o cavalete”, diz Lucas Arrosti, Coordenador Técnico Operacional da CAB Águas de Paranaguá. A água tratada é perdida por questões de vazamentos, visíveis ou não, nas redes, e pelo consumo não autorizado. Além de combater o desperdício na rede, a ação beneficia o meio ambiente e a população, uma vez que propicia uma menor retirada de água dos mananciais, evitando o seu esgotamento, e a melhora da qualidade da água que chega às torneiras.
GEOFONAMENTO
A técnica utilizada para “ouvir” a rede de distribuição pública de água é chamada de Geofonamento. Por meio do Geofone, um aparelho que possui função parecida com a do estetoscópio de médico, técnicos percorrem as ruas, no período noturno, para detectar vazamentos não visíveis. Ao encontrar o problema, equipes de manutenção da CAB entram em ação para fazer o reparo.
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.