Connect with us

Notícias

Saúde investiga mais dois casos suspeitos de febre amarela no Litoral

INFECTADOS SERIAM DE MATINHOS E DE PARANAGUÁ

Published

on

Agora Litoral
O boletim desta semana da Secretaria de Estado da Saúde registra dois novos casos da febre amarela no Paraná, desta vez em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba. O município faz divisa com o Estado de São Paulo, onde a doença vive um surto desde o ano passado. Um deles, inclusive, está internado na capital paulista; o outro apresenta uma forma mais leve da febre e está sendo tratado em Adrianópolis.

Os dois novos casos confirmados se somam ao primeiro registrado em Antonina, no final de janeiro. O jovem de 21 anos foi internado no Hospital Regional de Paranaguá e já foi liberado. No total, o Paraná investiga a notificação de 38 casos, mas 25 já foram descartados pelos exames de laboratório.

De acordo com o novo boletim, no Litoral há dois casos suspeitos de febre amarela e que estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo um em Matinhos e um em Paranaguá. No boletim da semana passada, havia três casos suspeitos em Morretes, mas estes foram todos descartados neste novo boletim da doença.

VACINAÇÃO
A eclosão de alguns casos de febre amarela já era esperada no Paraná, por sua proximidade com as áreas infestadas pelo mosquito transmissor em São Paulo. Por isso, a Secretaria da Saúde fez vários alertas, desde o ano passado, para que a população procure as unidades de saúde para tomar a vacina contra a doença. Esta é a única forma de evitar a infecção, lembrando que a vacina precisa de dez dias para começar a fazer efeito.

Desde o começo de janeiro, a Secretaria da Saúde do Paraná promove reuniões e capacitação dos agentes de saúde nos municípios, especialmente da 1ª e da 2ª Regionais de Saúde (Curitiba e Litoral), uma vez que são as secretarias municipais as responsáveis pela aplicação da vacina. Alguns municípios, a exemplo de Antonina, intensificaram o alerta à população.

Advertisement

O Estado disponibilizou lotes extras de vacina para todas as 22 regionais de saúde, que repassaram as doses para todos os 399 municípios do Paraná. E também recomenda o uso de repelente para evitar mosquitos, especialmente nas áreas de mata, onde proliferam os dois tipos de mosquito transmissores.

Os sintomas iniciais da doença são febre alta de início súbito, associada à dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. O problema é que esses sintomas se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue.

Esse é um dos motivos para que a população, em primeiro lugar, tome a vacina – disponível em todo Paraná – e, depois, procure atendimento médico aos primeiros sintomas para receber os cuidados necessários.

Mas a recomendação é que toda a população do Paraná, entre 9 meses e 59 anos, tome a vacina. O alerta vale para quem nunca foi imunizado, já que a dose contra febre amarela tem validade permanente.

Advertisement

Notícias

Paranaguá recebe segunda escala de cruzeiro da temporada

Navio MSC Armonia com 2.260 passageiros atracou na manhã de sexta-feira

Published

on

O Porto de Paranaguá recebeu nesta sexta-feira (20) a segunda escala da temporada do navio MSC Armonia. Com 2.260 passageiros e 700 tripulantes, o navio atracou no litoral paranaense às 10h e os turistas que desembarcam puderam conhecer mais dos atrativos paranaenses por meio do receptivo montado pela Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Adetur Litoral, na Praça Mario Roque.

Comparando com a primeira temporada (2023/2024), o espaço recebeu uma reformulação para atender melhor o fluxo turístico e proporcionar uma maior comodidade para todos.

De acordo com a MSC, foram 405 desembarques e 390 embarques em Paranaguá. Os viajantes que descem do navio podem acompanhar shows, apresentações culturais, entrar em contato com expositores locais e comprar pacotes turísticos. Toda essa programação acontece no espaço montado pelo Estado. O navio então segue viagem rumo a Itajaí.

“Demos um salto na qualidade do turismo do Paraná. Se todo um pacote de ações e serviços funciona bem, o turismo pleno e qualificado também acontece. É isso que temos observado com a segunda temporada dos navios de cruzeiro aqui em Paranaguá”, disse Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo.

“Conseguimos entender as demandas e ações necessárias ao setor na ultima temporada. Por isso, a estrutura montada para este ano é uma grande evolução no quesito de recepção turística, integrando o Estado, com o município, os empresários e também com a população. O Paraná recebeu mais de 805 mil turistas estrangeiros de janeiro a novembro desse ano, sem contar os que chegam por via marítima, ou seja, com mais uma temporada de navios teremos um índice muito maior de chegadas internacionais até o final do ano”, completou Nunes.

A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá é que os cruzeiros gerem cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.

Advertisement

MELHORIAS – Para este ano, o receptivo da Praça Mario Roque recebeu alterações que tinham como foco aprimorar a experiência dos turistas. A nova estrutura conta com 15 circuladores de ar, novas cadeiras, poltronas e sofás de descanso, bistrôs e guichês para expositores, reunindo representantes de todos os municípios do Litoral do Paraná.

O espaço também busca unir os empresários e a população parnanguara, mostrando os efeitos benéficos que os cruzeiros têm à economia.

José Reis, diretor-presidente da Adetur Litoral, organização responsável por fomentar o turismo na região, comemora o avanço. “Ano passado tínhamos um pavilhão com cadeiras apenas. Neste ano temos maior estrutura, organização e identidade visual. Nossa intenção é tornar esse receptivo a sala de estar do Litoral, recebendo turistas, mas recebendo também a própria população. Pensando nisso, em dias que não ocorrem escalas do navio, o espaço será utilizado para apresentações culturais e demais atividades para a comunidade e para os empresários da região”, disse.

PASSEIOS – Como na última temporada, os expositores e representantes de agências de viagens locais puderam vender passeios e experiências aos cruzeiristas. A travessia até a Ilha do Mel foi o passeio que mais atraiu os turistas: cerca de 100 foram conhecer o local durante a escala em Paranaguá. Além disso, estão disponíveis passeios para conhecer melhor o litoral paranaense e as cidades históricas das proximidades, como Morretes.

TEMPORADA – Os embarques em Paranaguá fazem parte de diferentes roteiros operados pelo MSC Armonia. O navio tem 274,9 metros de comprimento, 32 metros de largura e 54 metros de altura, com capacidade para 2.620 passageiros. O cruzeiro de 65.542 toneladas possui 976 cabines, sendo cinco adaptadas para pessoas com necessidades especiais. A tripulação é composta por 721 profissionais que atendem aos diferentes setores da embarcação.

A última temporada de cruzeiros no Paraná, entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou cerca de 39 mil pessoas (entre embarques e desembarques) e gerou uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 25 milhões na economia da região.

Da AEN / Fotos: Lucas Franco-SETU

Continue Reading

Notícias

Portos paranaenses movimentaram 62,2 milhões de toneladas até novembro

Farelo de soja e o açúcar a granel estão entre os maiores volumes de exportação.

Published

on

Foto: Cláudio Neves

A movimentação nos portos paranaenses alcançou a marca de 62.213.194 toneladas entre os meses de janeiro e novembro de 2024. O número representa um aumento de 5,4% em comparação ao ano passado (59.017.027 toneladas) e aproxima-se, cada vez mais, do recorde anual de movimentação registrado em 2023, de 65 milhões de toneladas.

“Há cinco anos estruturamos a logística portuária para um trabalho mais eficiente, focado na produtividade. Além disso, ampliamos o calado da maioria dos berços no Porto de Paranaguá, alcançando a profundidade de 13,1 metros, o que aumentou em cerca de 2 mil toneladas a capacidade de carga operada por navio”, afirmou o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

O farelo de soja está entre os maiores volumes de exportação. De janeiro a novembro deste ano, foram 5.885.834 toneladas, um número 3% superior ao do mesmo período de 2023 (5.701.440 toneladas). Atualmente, o Porto de Paranaguá é o segundo maior canal de exportação de farelo de soja do Brasil, representando 27,7% da movimentação nacional.

Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a expectativa é que a exportação de farelo de soja em 2024 fique próxima da registrada no ano passado, entre 22,4 e 22,9 milhões de toneladas movimentadas no país.

A exportação de açúcar a granel também apresentou crescimento no período. Foram 5.864.612 toneladas em 2024, um aumento de 24% em relação a 2023 (4.739.114 toneladas). A commodity segue em crescimento constante ao longo de todo o ano. Os principais destinos são Argélia, Indonésia e Irã.

Advertisement

Entre as cargas movimentadas de janeiro a novembro de 2024, as importações lideraram o crescimento no período. Foram 24.338.899 toneladas, 21% a mais que em 2023 (20.198.008 toneladas). Fertilizantes e contêineres apresentaram o maior volume total.

“Foram movimentadas 9.977.003 toneladas de fertilizantes para importação, número 12% superior ao do mesmo período do ano passado (8.930.172 toneladas). Nós seguimos liderando a operação de importação de fertilizantes no país, representando 24,5% da movimentação nacional”, destacou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.

Já os contêineres apresentaram um crescimento de 39%, passando de 4.799.340 toneladas em 2023 para 6.684.202 toneladas em 2024. O maior volume é da categoria “Outros Produtos”, que engloba mercadorias conteinerizadas não especificadas individualmente nos relatórios e gráficos, como plásticos, produtos químicos e maquinários.

Da AEN

Advertisement
Continue Reading

Notícias

Unespar promove três projetos de extensão no Verão Maior Paraná

Atividades vão acontecer entre dezembro e fevereiro

Published

on

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participará ativamente do programa Verão Maior Paraná 2024/2025, promovendo uma série de projetos de extensão que visam integrar cultura, lazer e sustentabilidade no Litoral. O projeto “Unespar Verão Sustentável: Cultura, Lazer e Preservação no Litoral” inclui diversas iniciativas que acontecerão entre dezembro e fevereiro.

O “CINESPAR Itinerante: Cinema nas ruas paranaenses” busca democratizar o acesso à cultura audiovisual no Paraná e levará exibições de filmes para locais públicos de 26 de dezembro a 6 de janeiro. São sessões de longas-metragens, curtas-metragens e documentários, incentivando debates sobre questões sociais e culturais. Ele ocorre em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A programação final, com endereços e filmes, ainda está sendo fechada.

Outro projeto é o “Verão em Jogo: Atividades Lúdicas e Recreativas para Todas as Idades”. Ele oferece uma variedade de atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo, social e físico de pessoas de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. As atividades promovidas por professores e estudantes na Arena do Governo do Paraná em Matinhos incluirão jogos, brincadeiras, oficinas e dinâmicas, promovendo saúde, bem-estar e criatividade.

Além de proporcionar momentos de interação e aprendizado, o “Verão em Jogo” divulga os cursos de graduação e pós-graduação da Unespar, aproximando a universidade das comunidades e visitantes da região litorânea. O projeto será realizado de 6 a 20 de janeiro.

E o “Projeto Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável” cuida das cascas de coco verde nas praias do Litoral, especialmente durante o verão, em parceria com uma cooperativa. Ele promove o reaproveitamento do material na produção de fibras, casquilho e substratos.

Advertisement

A iniciativa visa também a inclusão social e econômica de pessoas em situação de vulnerabilidade, gerando empregos e renda, principalmente na coleta seletiva durante a alta temporada e na produção de subprodutos ao longo do ano.

As atividades do projeto ocorrerão em três etapas principais: capacitação dos bolsistas e planejamento logístico, coleta e armazenamento do coco verde, e realização de oficinas para turistas. As ações acontecerão de 20 de janeiro a 2 de fevereiro.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Continue Reading
Advertisement