Polícia
“Serial killer” suspeito de matar e roubar homossexuais em Curitiba e SC é preso
Segundo a polícia, o homem é investigado pelas mortes de três jovens
O homem suspeito de matar e roubar três homossexuais, em Curitiba e em Santa Catarina, foi preso neste sábado (29/5), pela Polícia Civil do Paraná. A prisão do “serial killer” aconteceu no bairro Capão Raso, em Curitiba.
Segundo informou a delegada do caso, Camila Cecconello, na noite de sexta-feira (28), a polícia recebeu a informação de que José Tiago Correia Soroka estaria em uma pensão e passou a monitorar o local. O suspeito não resistiu à prisão.
Conforme as investigações, os policiais identificaram Soroka através de uma quarta vítima, que sobreviveu à tentativa de homicídio no dia 11 de maio, em Curitiba, e com ajuda de câmeras de monitoramento.
José Tiago Soroka estava foragido no Paraná e em Santa Catarina. Para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele é considerado um assassino em série e tem perfil de psicopata.
VÍTIMAS
O perfil das vítimas era sempre o de jovens gays, que moravam sozinhos. José Tiago marcava os encontros por aplicativos de relacionamento e, ao chegar, esperava o momento certo para agir.
Segundo a delegada, o suspeito ia até a casa das vítimas, pegava a pessoa desprevenida e, em seguida, dava um ‘mata-leão’ — golpe de estrangulamento —, a sufocava com travesseiro ou coberta e levava os pertences da vítima após o assassinato.
Ainda de acordo com a DHPP, Soroka não chegava a ter relação sexual com as vítimas.
A polícia informou que ainda não sabe o motivo dos crimes. Os assassinatos podem se tratar de latrocínio (roubo com morte) porque o rapaz rouba computadores e celulares das vítimas, mas somente com o depoimento de José Tiago isso ficará claro.
OS CASOS
O trabalho de investigação foi conduzido por policiais civis do Paraná e de Santa Catarina. O primeiro crime aconteceu em 16 de abril, em Abelardo Luz (SC). À época, Robson Olivino Paim foi encontrado morto.
Em Curitiba, José Tiago Soroka é suspeito de matar David Júnior Alves Levisio, em 27 de abril; e Marco Vinício Bozzana da Fonseca, no dia 4 de maio. Depois disso, teve a vítima que sobreviveu, no dia 11 de maio.
O SUSPEITO
Segundo a polícia, José Tiago Soroka é de Palmas, no sul do Paraná, e passou a infância em Abelardo Luz, em Santa Catarina, onde matou um dos rapazes.
Atualmente, o suspeito morava em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e saiu do emprego que trabalhava em março.
José Tiago Correia Soroka tem dois filhos. Ele tem passagem por roubo, em 2015 e 2019, e também uma medida protetiva por uma ex-namorada.
Com informações do G1 Paraná
Notícias
PM recupera carro furtado e prende suspeito de roubo em Paranaguá
Homem estaria envolvido em crime ocorrido no Centro Histórico
A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto em Paranaguá e prendeu um homem suspeito de roubo, no qual o mesmo carro foi utilizado para a fuga.De acordo com a ocorrência, por volta das 13h de sexta-feira (22), uma equipe da Rádio Patrulha da PM realizava policiamento ostensivo no bairro Bockmann quando avistou um automóvel GM Corsa preto, que constava como furtado.
Ao verificarem a situação, os policiais encontraram o carro estacionado, destrancado, sem chaves e sem bateria. O motor ainda estava quente, indicando que o veículo havia sido abandonado recentemente.
Enquanto estavam no local, os militares receberam informações de um policial de folga que informou que indivíduos haviam utilizado o carro para cometer um roubo durante a madrugada. Na ocasião, um homem ameaçou uma mulher com uma faca de cozinha e subtraiu seu celular e dinheiro no Centro Histórico.
Dando sequência às diligências, os policiais foram informados sobre a presença de um dos suspeitos nas proximidades do local onde o veículo foi encontrado. Logo após, conseguiram abordar dois homens, mas nada ilícito foi encontrado com eles.
No entanto, fotos dos abordados foram enviadas via WhatsApp para a vítima do roubo, que reconheceu um dos abordados como autor do crime.
Welington Cardoso, de 36 anos, foi identificado como sendo o homem que estava com a faca encontrada no veículo utilizado no assalto. Ao ser questionado, Welington negou envolvimento, mas afirmou que quem estava com a faca era outro indivíduo e forneceu o nome do suposto autor.
Porém, diante dos fatos, o outro homem abordado foi liberado no local e Welington foi encaminhado à Delegacia Cidadã junto com o veículo recuperado, a faca utilizada no crime e a vítima orientada para os procedimentos legais cabíveis.
Polícia
Mulher é ameaçada com faca em assalto no Centro Histórico de Paranaguá
Foi na noite de sexta-feira. Ela perdeu celular, dinheiro e documentos
Uma mulher de 33 anos foi assaltada na Rua José Gomes, no Centro Histórico de Paranaguá. O caso foi registrado pela Polícia Militar na madrugada de sexta-feira, 22.
De acordo com o relato da ocorrência, por volta das 4h40, a PM recebeu um chamado sobre um roubo. A vítima informou que foi abordada por um homem armado com uma faca que saiu de um veículo Celta preto, com duas portas, e vidros escuros. Ele levou seu celular, dinheiro e documentos.
Após o ocorrido, a mulher se dirigiu à Delegacia Cidadã e aguardou a chegada da equipe policial. Ela relatou que havia dois suspeitos: um motorista e outro, vestido com moletom branco e portando a faca, que a ameaçou violentamente durante o roubo. Com medo de sofrer agressões físicas, ela decidiu deixar o local rapidamente.
Com base nas informações fornecidas, os policiais realizaram patrulhamento na área central em busca do veículo e dos autores do crime. No entanto, após as diligências, nenhum dos suspeitos nem o carro foram localizados. A vítima foi orientada sobre as providências a serem tomadas.
Polícia
PCPR prende mais um envolvido em homicídio e ocultação de cadáver em Guaratuba
Crime foi em setembro deste ano
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta quinta-feira, 21, que prendeu preventivamente um homem de 25 anos pelo homicídio e ocultação de cadáver de Jucélio Garcia, ocorrido em 24 de setembro deste ano. A captura aconteceu na tarde desta terça-feira (19), em Guaratuba.
Conforme apurado, o corpo da vítima, de 44 anos, foi encontrado, no dia 27 de setembro, enterrado em meio a um matagal localizado no bairro do Castel Novo.
De acordo com o delegado da PCPR Gabriel Rocha, imediatamente após o encontro do cadáver, a PCPR empreendeu todos os esforços a fim de identificar e localizar os autores do crime.
“Após diversas diligências investigativas, quatro homens foram apontados como sendo os autores do crime, sendo que dois deles foram presos no dia 8 de novembro durante uma operação coordenada pela Polícia Civil, e um capturado na presente data”, explica.
O delegado ainda ressalta que a PCPR continua em intensas diligências a fim de capturar o último envolvido.
Após a prisão, o homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.
MATÉRIA RELACIONADA
Acusados de homicídio e ocultação de cadáver são presos em Guaratuba