Polícia
PMPR apreende mais de 15 toneladas de drogas durante operação em todo estado
Ação de grande escala foi realizada entre os dias 1º e 9 de agosto
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu mais de 15 toneladas de drogas em todo o estado, durante uma operação de grande escala realizada no início do mês, entre os dias 1º e 9, denominada “10 de agosto”, em alusão à data de aniversário da corporação.
A ação teve como objetivo principal a redução dos indicadores criminais, o desestímulo à prática delituosa e a preservação da ordem pública e, de acordo com a corporação, foi concluída com sucesso.
OPERAÇÃO
Com a participação de 2116 policiais militares e o apoio de 828 viaturas, a operação abrangeu áreas identificadas como “hotspots” – áreas com maior índice de criminalidade- , com base em análises criminais e indicadores de ocorrências. Unidades e subunidades especializadas em Patrulhamento Tático, como CIROCAM, BPFRON, BPRONE, BPCHOQUE, BPMOA, além dos batalhões de área, concentraram seus esforços nas regiões de maior incidência de homicídios, furtos, roubos, consumo e tráfico de drogas, bem como em eixos comerciais estratégicos.
Os resultados alcançados pela operação foram impressionantes. Durante o período, foram realizadas mais de 24.000 abordagens a veículos suspeitos, resultando na prisão de 447 adultos e na apreensão de 34 menores infratores. Além disso, foram recuperados 95 veículos roubados, e mais de 5.000 kg de cocaína e 9.000 kg de maconha foram apreendidos, desarticulando significativamente o tráfico de drogas no estado. A ação também retirou de circulação 49 armas de fogo ilegais e abordou mais de 50.000 pessoas, garantindo uma maior sensação de segurança à população.
O Coronel Jefferson Silva, comandante-geral da PMPR, enfatizou a importância da operação, destacando: “A ação realizada pela Polícia Militar do Paraná demonstra nosso compromisso em combater a criminalidade e proteger os cidadãos. Esses resultados expressivos são fruto do trabalho incansável de nossos policiais, que se dedicaram a essa missão com profissionalismo e coragem. Estamos empenhados em garantir a segurança e a tranquilidade de todos os paranaenses.”
A operação da Polícia Militar do Paraná contou com o apoio da comunidade e reforçou o compromisso da instituição em manter a ordem pública e combater o crime. A ação ressalta a importância do trabalho conjunto entre a polícia e a população na construção de um estado mais seguro e protegido.
Da PMPR
Polícia
Roubo de carro termina com suspeito preso em Pontal do Paraná
Ação da Polícia Militar foi em Praia de Leste
Um homem foi preso pela Polícia Militar em Pontal do Paraná, acusado de roubar um carro na noite de sábado, 23. O suspeito, identificado como Tiago Piala dos Reis, de 34 anos, foi flagrado dirigindo o veículo roubado.
A ocorrência teve início por volta das 22h, quando um homem de 52 anos chegou a pé à 5ª Companhia da PM em Praia de Leste e informou a uma equipe da Rádio Patrulha que havia sido assaltado. Ele relatou que estava dirigindo seu Fiat Uno pela Rua Lisimaco Ferreira, nas proximidades da unidade policial, a caminho de casa, quando ouviu um barulho estranho vindo do carro e parou para verificar.
O homem contou que na sequência foi abordado por um indivíduo vestindo uma camiseta branca e calças camufladas, que afirmou ter uma arma na cintura e anunciou o assalto, ameaçando-o de morte. O assaltante exigiu sua carteira, celular e as chaves do veículo. Nervoso, ele insistiu por dinheiro e tentou agredir a vítima com socos, mas esta conseguiu desviar dos golpes que atingiram a porta e o vidro do carro.
Em seu relato, a vítima afirmou que o bandido mandou que corresse, sob a ameaça de atirar, e fugiu levando o Fiat Uno. A equipe policial imediatamente iniciou as buscas na região e avistou o veículo na Rua Maria de Lourdes Kossatz. Ao perceber a presença dos policiais, o motorista tentou escapar e entrou em uma residência vazia e fechada, colidindo com os portões e causando danos tanto ao imóvel quanto ao veículo.
Após sair do carro, Tiago tentou fugir, mas foi abordado logo em seguida. Durante a revista pessoal, nada ilícito foi encontrado com ele, exceto um celular que havia sido usado para simular uma arma durante o crime. Na ação policial, foram recuperados a carteira e o veículo; no entanto, o celular da vítima não estava mais com o suspeito.
Diante dos fatos apresentados, tanto o autor quanto a vítima foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis. Tiago foi autuado em flagrante e durante sua identificação foi constatado que ele já possuía antecedentes criminais.
Polícia
Identificado homem morto a tiros no final da noite de segunda-feira em Paranaguá
Vítima foi abordada pelo assassino no portão de casa
No final da noite de segunda-feira (25), por volta das 23h15, um homem de 38 anos foi morto a tiros em um terreno residencial com três casas, localizado na Avenida Bento Rocha, na Região da Vila Guarani, em Paranaguá.Rafael José Silva (FOTO) estava abrindo o portão de sua residência quando foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta Honda CG azul. O garupa desceu armado e perseguiu a vítima, que correu pelo terreno, efetuando cerca de cinco tiros de revólver, um dos quais atingiu a cabeça de Rafael.
Equipes da Polícia Militar chegaram rapidamente ao local e isolaram a área. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também esteve presente e constatou o óbito. Após a perícia, o corpo foi levado para o Necrotério de Paranaguá. Familiares compareceram e identificaram a vítima. Rafael José Silva era usuário de drogas.
A Força Nacional iniciou as investigações, mas até o momento não há informações sobre a identidade ou localização dos autores. O crime eleva para 66 o número de assassinatos em Paranaguá este ano e para 119 o total de homicídios no Litoral.
Polícia
PM prende homem por tráfico de drogas ao atender ocorrência de ameaça em Matinhos
Durante a abordagem foram apreendidos dois pés de maconha
Na manhã de domingo, 24, na Vila Nova, em Matinhos, policiais militares prenderam um homem de 59 anos sob a acusação de tráfico de drogas. Durante a abordagem, foram encontrados dois pés de maconha.
Conforme o relato da ocorrência, por volta das 8h, uma equipe da PM foi chamada para lidar com uma situação de ameaça. Ao chegar ao local, os policiais notaram os dois pés de maconha na varanda de uma pousada.Durante as diligências sobre a propriedade das plantas, o suspeito se identificou como o cultivador e alegou que plantava a maconha apenas para consumo próprio, afirmando ser um usuário e não traficante.
Diante da situação, os policiais conduziram o homem e as duas plantas até a delegacia da Polícia Civil de Matinhos para que as medidas legais fossem tomadas.