Ligue-se a nós

Polícia

Homem é preso em Antonina após aplicar golpe do bilhete premiado em Guaratuba

Familiares da vítima chegaram a pensar que ele tivesse sido sequestrado.

Publicado

no

Um homem foi preso em Antonina, na manhã desta segunda-feira (29), acusado de aplicar o famoso golpe do bilhete premiado em Guaratuba, no Litoral do Paraná.

A prisão foi feita por policiais militares do 9º Batalhão, que, no início da manhã, haviam sido chamados para investigar uma denúncia de um possível sequestro.

Com o tempo – e graças a câmeras de monitoramento – os militares descobriram que, na verdade, o que teria ocorrido era um crime de estelionato, praticado por um homem que estava em um veículo Fiat Punto, de cor branca, placas AZO-5527.

Esse homem havia passado a lábia em um idoso de 83 anos e este acabou caindo no golpe, chegando inclusive a ir numa agência bancária e retirar uma certa quantia em dinheiro e entregar para o estelionatário em troca de uma parte do suposto prêmio que o golpista iria receber de um bilhete que estaria premiado.

O carro do vigarista foi abordado em Antonina e o condutor admitiu ter aplicado o golpe.

Anúncio

Ele, e depois um comparsa que ajudava no golpe, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Antonina para as medidas cabíveis.

A vítima entregou R$ 2 mil e mais um salário mínimo que havia acabado de sacar de sua conta, além da carteira com todos documentos pessoais e o RG da esposa falecida.

O GOLPE
O golpe do bilhete premiado é antigo, já era aplicado no século 19, mas faz vítimas até hoje.

Os idosos são as principais vítimas dos criminosos, que, geralmente, agem em dupla e se passam por gente muito humilde, sem instrução, que precisam de ajuda para resgatar o dinheiro de um bilhete premiado, já que não possuem documentação e não conseguiriam receber o valor do prêmio no banco.

O primeiro a aparecer é o “coitado”, que é uma pessoa malvestida, de fala simples e que se diz do interior. É ele quem escolhe o alvo (a preferência é por pessoas idosas caminhando distraidamente) e o aborda, pois está procurando por algo, seja um endereço ou uma pessoa, e precisa de ajuda. A missão do “coitado” é despertar o sentimento de pena na vítima.

Apenas após conquistar a simpatia da vítima, o “coitado” conta sobre o bilhete premiado. É neste momento que o segundo “ator” aparece. Ele é uma “pessoa de bem”, que está bem vestida (geralmente de terno), tem boa fala e se apresenta como um advogado ou outra profissão de respeito. Ele oferece ajuda para o “coitado”, que demonstra gratidão e oferece uma recompensa a estas duas pessoas que estão prestando o auxílio.

Anúncio

Existem várias desculpas inventadas pelos golpistas, mas a mais comum é que o “coitado” não tem documentos para retirar o prêmio e, por isso, precisa de ajuda para fazer o saque.

A “pessoa de bem” intervém e sugere uma prova de confiança. Os três entram no carro da “pessoa de bem”— um veículo grande e bonito — e ele busca uma maleta com muito dinheiro — que é falso.

Na sequência, é a vez da vítima provar que é confiável e, para isso, os golpistas a levam até em casa ou no banco para buscar suas economias.

Os estelionatários, inclusive, recomendam para a vítima dizer no caixa do banco que quer tirar o dinheiro para uma reforma ou comprar remédios. Os criminosos não entram no banco para evitar serem filmados pelas câmeras de vigilância.

Após terem certeza que a vítima não tem mais dinheiro para oferecer, o que pode levar horas de “convivência”, o “coitado” começa a passar mal. A intenção é que a vítima desça do carro e deixe o dinheiro. Para isso, os golpistas sugerem a compra de uma água, comida ou remédio.

Anúncio

Quando a vítima retorna, os golpistas já fugiram. Muitos demoram para entender que foram vítimas de golpes. Por vergonha, diversos golpes não são denunciados à polícia, o que dificulta a identificação e prisão dos estelionatários.

Anúncio

Notícias

PM recupera carro furtado e prende suspeito de roubo em Paranaguá

Homem estaria envolvido em crime ocorrido no Centro Histórico

Publicado

no

Por

A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto em Paranaguá e prendeu um homem suspeito de roubo, no qual o mesmo carro foi utilizado para a fuga.De acordo com a ocorrência, por volta das 13h de sexta-feira (22), uma equipe da Rádio Patrulha da PM realizava policiamento ostensivo no bairro Bockmann quando avistou um automóvel GM Corsa preto, que constava como furtado.

Ao verificarem a situação, os policiais encontraram o carro estacionado, destrancado, sem chaves e sem bateria. O motor ainda estava quente, indicando que o veículo havia sido abandonado recentemente.

Enquanto estavam no local, os militares receberam informações de um policial de folga que informou que indivíduos haviam utilizado o carro para cometer um roubo durante a madrugada. Na ocasião, um homem ameaçou uma mulher com uma faca de cozinha e subtraiu seu celular e dinheiro no Centro Histórico.

Dando sequência às diligências, os policiais foram informados sobre a presença de um dos suspeitos nas proximidades do local onde o veículo foi encontrado. Logo após, conseguiram abordar dois homens, mas nada ilícito foi encontrado com eles.

No entanto, fotos dos abordados foram enviadas via WhatsApp para a vítima do roubo, que reconheceu um dos abordados como autor do crime.

Welington Cardoso, de 36 anos, foi identificado como sendo o homem que estava com a faca encontrada no veículo utilizado no assalto. Ao ser questionado, Welington negou envolvimento, mas afirmou que quem estava com a faca era outro indivíduo e forneceu o nome do suposto autor.

Anúncio

Porém, diante dos fatos, o outro homem abordado foi liberado no local e Welington foi encaminhado à Delegacia Cidadã junto com o veículo recuperado, a faca utilizada no crime e a vítima orientada para os procedimentos legais cabíveis.

Continuar Lendo

Polícia

Mulher é ameaçada com faca em assalto no Centro Histórico de Paranaguá

Foi na noite de sexta-feira. Ela perdeu celular, dinheiro e documentos

Publicado

no

Por

Uma mulher de 33 anos foi assaltada na Rua José Gomes, no Centro Histórico de Paranaguá. O caso foi registrado pela Polícia Militar na madrugada de sexta-feira, 22.

De acordo com o relato da ocorrência, por volta das 4h40, a PM recebeu um chamado sobre um roubo. A vítima informou que foi abordada por um homem armado com uma faca que saiu de um veículo Celta preto, com duas portas, e vidros escuros. Ele levou seu celular, dinheiro e documentos.

Após o ocorrido, a mulher se dirigiu à Delegacia Cidadã e aguardou a chegada da equipe policial. Ela relatou que havia dois suspeitos: um motorista e outro, vestido com moletom branco e portando a faca, que a ameaçou violentamente durante o roubo. Com medo de sofrer agressões físicas, ela decidiu deixar o local rapidamente.

Com base nas informações fornecidas, os policiais realizaram patrulhamento na área central em busca do veículo e dos autores do crime. No entanto, após as diligências, nenhum dos suspeitos nem o carro foram localizados. A vítima foi orientada sobre as providências a serem tomadas.

Continuar Lendo

Polícia

PCPR prende mais um envolvido em homicídio e ocultação de cadáver em Guaratuba

Crime foi em setembro deste ano

Publicado

no

Por

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta quinta-feira, 21, que prendeu preventivamente um homem de 25 anos pelo homicídio e ocultação de cadáver de Jucélio Garcia, ocorrido em 24 de setembro deste ano. A captura aconteceu na tarde desta terça-feira (19), em Guaratuba.

Conforme apurado, o corpo da vítima, de 44 anos, foi encontrado, no dia 27 de setembro, enterrado em meio a um matagal localizado no bairro do Castel Novo.

De acordo com o delegado da PCPR Gabriel Rocha, imediatamente após o encontro do cadáver, a PCPR empreendeu todos os esforços a fim de identificar e localizar os autores do crime.

“Após diversas diligências investigativas, quatro homens foram apontados como sendo os autores do crime, sendo que dois deles foram presos no dia 8 de novembro durante uma operação coordenada pela Polícia Civil, e um capturado na presente data”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR continua em intensas diligências a fim de capturar o último envolvido.

Anúncio

Após a prisão, o homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.

MATÉRIA RELACIONADA

Acusados de homicídio e ocultação de cadáver são presos em Guaratuba

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.