A Polícia Civil do Paraná (PCPR) capacitou uma turma de 22 policiais civis para a utilização de armas de choque, na quinta-feira (28/04), na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), em Curitiba. Durante o evento ainda foram entregues 29 armas, que permitem a modernização das técnicas utilizadas.
O objetivo do curso é repassar aos servidores as práticas de manuseio e legalidades sobre o armamento. A utilização dessas armas permite minimizar as ações letais na área da segurança.
O Delegado-Geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, conta que a aquisição das pistolas de choque tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos policiais.
“Representa um profissionalismo na área policial, pois nem sempre se faz necessário o uso efetivo de arma de fogo, e com essas pistolas de choque você consegue prestar um serviço com mais qualidade. Para o policial, se torna uma forma de aperfeiçoamento do trabalho, que vai dar a eles maior segurança e tranquilidade no desempenho das suas funções”, completou.O diretor da ESPC e delegado da PCPR, Rafael Vianna, comenta que as aulas contaram com um planejamento técnico e um plano de ensino com abordagens práticas e teóricas.
“A Escola Superior padronizou um plano de aulas para que efetivamente todos os policiais que irão utilizar esta arma possam saber como utilizar legalmente, em que casos poderão utilizar e sobre o manuseio do armamento”, disse.
O uso da arma de choque ainda permite que os policiais civis diminuam o uso da força para conter uma pessoa durante as ocorrências.
Para a investigadora, Caroline Marinho, o curso foi extremamente interessante para saber como utilizar a arma em casos que seja necessário. “Esta capacitação traz uma segurança para o nosso trabalho e também para a população em geral”, completou.
ENTREGA– Ao todo foram entregues 25 armas aos alunos e quatro para a ESPC. A arma de choque da Spark é um dispositivo eletrônico incapacitante, capaz de paralisar o indivíduo através de choque elétrico com descarga de 6,8 mil volts.
O instrutor do curso e policial civil, Afonso Ferreira, explica que o armamento é considerado menos letal. “Quanto mais armas menos letais, equipamentos e tecnologias a polícia utilizar, menos ações letais com armas de fogo teremos que fazer, visando minimizar a força policial a ser utilizada”, afirmou Ferreira.O intuito é levar a capacitação para outros servidores das demais unidades da instituição. O planejamento é feito através do Departamento da Polícia Civil, assim como os policiais indicados para participar do curso.
PCPR reforça atendimento
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) contratou quatro empresas especializadas em serviços administrativos, via processo licitatório, e elas vão disponibilizar 401 pessoas para trabalhar nas unidades da instituição em todo o Estado. Esses funcionários ocuparão cargos de assistente administrativo e a previsão é que comecem a atuar no segundo semestre deste ano. O investimento inicial é de cerca de R$ 18 milhões.
O delegado-geral Silvio Rockembach explica que a contratação de assistentes administrativos é uma demanda antiga da instituição, pois policiais civis acabavam desempenhando esta função.
“A ideia é que os novos funcionários assumam grande parte das funções administrativas para que os policiais possam se dedicar efetivamente aos trabalhos de investigação e aos atos efetivos de polícia judiciária”, afirmou.
A licitação para a contratação das empresas já foi homologada e o recrutamento dos novos funcionários será realizado pelas vencedoras de cada um dos seis lotes (uma empresa arrematou três e outras três um lote cada).
Os funcionários serão distribuídos entre todas as divisões e núcleos da estrutura da Polícia Civil, de acordo com o planejamento interno. O contrato inicial é de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos.
De acordo com o edital, o número de contratações poderá ser ampliado para até 893 funcionários, a depender da demanda. A autorização para a contratação de mais 492 pessoas dependerá de processos orçamentários internos da instituição.
Esses assistentes administrativos têm nível médio completo e um ano de experiência profissional, comprovado em Carteira de Trabalho. Irão executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e outras funções de interesse da administração pública estadual.
Entre as atividades a serem desempenhadas estão serviços de protocolo, classificação, registro, conferência e digitação de planilhas e relatórios, levantamento patrimonial, organização de almoxarifado, solicitação mensal de materiais de consumo para a unidade policial, controle da validade dos extintores de incêndio, recepção e atendimento não policial ao público.
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