Agora Litoral
Os moradores do litoral do Paraná tiveram uma prévia nesta sexta-feira (09) do que promete ser a primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. A competição começou com a primeira etapa das disputas de paraquedismo, em Paranaguá, e mountain bike, no balneário de Santa Terezinha, em Pontal do Paraná.
A abertura oficial do evento ocorreu neste sábado (10), em Matinhos, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O campeonato, que mistura esporte, ecologia, turismo e aventura, formato inédito no país, despertou a atenção de moradores e turistas que estavam na região.
ATLETAS – Os competidores, por sua vez, elogiaram a estrutura disponibilizada para os Jogos. Eles também enalteceram a iniciativa do Governo do Estado de promover a prática esportiva, com um olhar voltado para o turismo, mas sem se descuidar das práticas ambientais. “
O esporte salva vidas, traz as pessoas para uma vida saudável. Também por isso essa competição é importante, seja para divulgar o paraquedismo, que deixa o público em êxtase, ou qualquer outra modalidade”, destacou Claussius Sgarbi, mais conhecido como Tibi, que se preparava para olhar a Baía de Paranaguá do alto, com outros quatro companheiros do time de paraquedismo.
Claussius Sgarbi, o “Tibi”
O presidente da Confederação Brasileira de Paraquedismo, Breno Mello da Silva, resolveu reativar a carreira de atleta justamente por causa dos Jogos no Paraná. “Esse apoio que o Governo do Paraná está nos dando é único, muito importante para o nosso esporte. Tudo aqui está sendo muito profissional”, destacou. “O paraquedismo é embaixador do turismo, e nisso o Paraná também está à frente do tempo”, acrescentou.
Breno Mello da Silva
BIKES – Evandro Félix liderou uma caravana de 11 ciclistas que trocou Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, pelo fim de semana curtindo as aventuras – e agruras do percurso – do circuito de mountain bike em Pontal do Paraná. Ele esbanjava empolgação enquanto ajustava os últimos detalhes do uniforme antes da largada.
“Estávamos carente de provas como essa. Sem contar que tem tanta coisa bonita no Estado, é um jeito legal de a gente conhecer”, afirmou. “Vim dar meu apoio. São modalidades para todos os gostos, com poder de mobilizar toda a região”, completou Sheila Mendonça Gomes, companheira do time Colombo.
As disputas de ambos os esportes seguem durante todo o fim de semana. Haverá também jogos de Beach Soccer e competição se Bodyboard.
Bodyboarding Paraná
CALENDÁRIO – Depois da abertura dos Jogos de Aventura e Natureza no Litoral, entre os dias 10 e 18 de agosto, a competição se muda para a Região dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no Oeste.
De 7 a 15 de setembro, será realizado entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, será de 28 de setembro a 06 de outubro, entre Santa Helena e Foz do Iguaçu.
Depois disso, os Jogos voltam para o Litoral para a quarta fase, de 19 a 27 de outubro. O programa de competições será fechado em dezembro, na região conhecida como Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro.
CIDADES – São abrangidos pelos Jogos de Aventura e Natureza 26 municípios. No Litoral: Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Na Região Angra Doce: Siqueira Campos, Salto do Itararé, Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho.
Na região dos Municípios Lindeiros: Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa.
Os Jogos reunirão 29 modalidades: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, stand up paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.
Da AEN / Fotos: José Fernando Ogura
Relacionado