Ligue-se a nós

Paraná

Governador antecipa pagamento do 13º e da folha de dezembro

Décimo será depositado dia 4 de dezembro e salários no dia 23

Publicado

no

Ratinho Junior

O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou na quinta-feira (28) a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários estaduais para 4 de dezembro. O valor será depositado integralmente na conta de aproximadamente 300 mil servidores ativos, pensionistas e aposentados. A folha adicional chega a R$ 1,83 bilhão.

Ratinho Junior também autorizou o pagamento antecipado da folha normal de dezembro no dia 23. Na mesma data, serão depositados valores relativos ao terço de férias para todos os servidores que têm direito ao benefício. Normalmente, os vencimentos do funcionalismo são liberados no último dia útil do mês.

“Estamos antecipando o pagamento para 4 de dezembro devido à importância dos servidores no dia a dia do governo. Isso só acontece graças à organização financeira do Estado, que estamos levando de uma forma muito rígida”, explicou o governador. “Essa antecipação ajuda os servidores a programar férias, fazer as compras de Natal. É o governo contribuindo com o fim de ano do funcionalismo”, completou.

Segundo governador, a adoção das medidas é possível em razão da austeridade na gestão financeira do Estado, da reforma administrativa e dos cortes de custeio promovidos durante todo o ano.

“Esta é uma demonstração de que temos as contas públicas em equilíbrio e uma forma de valorizar o servidor público. Fizemos esforços, cortando mordomias e privilégios. Todo esse trabalho permitiu ao Estado pagar salários em dia e, agora, fazer estas antecipações”, destacou

Anúncio

DIFERENÇA – Ao menos seis estados brasileiros estão em sérias dificuldades para honrar os compromissos com funcionalismo. Em alguns casos o pagamento dos vencimentos mensais têm sido feito de forma parcelada.

Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe vêm escalonando os salários e a maioria terá de recorrer a operações extras para pagar o décimo terceiro.

“Não vamos deixar em nenhum momento a saúde financeira, maior ativo do Paraná, de lado”, disse Ratinho Junior. “Deixamos de lado o que era supérfluo para apostar naquilo que é mais importante para a população do Paraná”, destacou.

REFORMAS – Para reduzir despesas de custeio, o governo estadual está adotando várias medidas. A primeira fase da reforma administrativa reduziu o número de secretarias de 28 para 15 e eliminou 339 cargos. Agora está em andamento a segunda fase do processo, que tem como foco a fusão e reestruturação de autarquias.

No Sistema Estadual de Agricultura a proposta prevê a fusão do Instituto Paranaense de Assistência técnica e Extensão Rural (Emater), do Centro de Referência em Agroecologia (CPRA), da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) num único órgão, que se chamará Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

Anúncio

Na área do meio ambiente, também haverá integração de órgãos. A proposta é a criação do Instituto de Água e Terra, que integra o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) e o Instituto das Águas do Paraná.

QUADRO – O governo estadual também equacionou a reposição salarial de 2019, com a primeira parcela de 2% liberada em janeiro de 2020. No total, o Estado vai pagar 5,08% de reajuste.

Além disso, a atual gestão colocou em andamento concursos públicos para seleção de 2.560 policiais militares, 400 policiais civis (50 delegados, 50 papiloscopistas e investigadores), 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia, 400 profissionais da Saúde, 80 para a Agência de Defesa Agropecuária e 988 professores.

Também estão previstos concursos para contratação de servidores para o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), que inclui profissionais para a Administração Direta, para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e para o Teatro Guaíra.

Da AEN
Anúncio
Anúncio

Paraná

Curitiba terá a maior “fábrica” de mosquitos contra a dengue do mundo

Laboratório que produz mosquitos com a bactéria Wolbachia, deverá atender todo o País

Publicado

no

Por

Representantes de 11 municípios brasileiros contemplados pelo Método Wolbachia se reúnem no auditório do TecPar, na Cidade Industrial, em Curitiba, nesta quarta-feira (30), para um encontro que celebra dez anos de implementação da tecnologia no Brasil. O evento conta com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).

Curitiba foi selecionada para sediar o evento porque, além de dois municípios do estado do Paraná serem beneficiados com a tecnologia (Foz do Iguaçu e Londrina), a maior fábrica de Wolbitos do mundo está em construção na capital paranaense.

Representantes do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também falarão sobre a maior fábrica do mundo de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia (Wolbitos), que está sendo construída em Curitiba e deve beneficiar mais de 70 milhões de brasileiros nos próximos anos.

A celebração contará com a participação de representantes dos 11 municípios contemplados pelo método, incluindo Londrina e Foz do Iguaçu, que inauguraram suas fábricas em 29 e 30 de julho.

A Biofábrica Wolbachia é uma das principais estratégias e uma nova tecnologia no combate à dengue e outras arboviroses. O método consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, impedindo que os vírus se desenvolvam no inseto, a fim de evitar a transmissão das doenças.

Anúncio

Do Bem Paraná

Continuar Lendo

Paraná

Socorrista do Corpo de Bombeiros atende acidente e descobre que vítimas eram irmão e cunhada

Profissional precisou ser amparado pelos colegas

Publicado

no

Por

Um socorrista do Corpo de Bombeiros do Paraná foi chamado para atender um acidente de trânsito na noite deste domingo (27), na PR-281, em Ampére, no sudoeste do Paraná. Ao chegar no local, percebeu que entre as vítimas estavam o irmão e a cunhada dele. O casal morreu no local.

 Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente foi por volta das 19h quando o carro do casal foi atingido por uma caminhonete no momento que saía da PR-281 para entrar na PR-182.

Após a batida, os dois veículos passaram por cima de canteiros, bateram em outro carro e só pararam cerca de 50 metros depois, quando caíram em um barranco.

Um casal e uma criança de oito anos que estavam na caminhonete foram socorridos com ferimentos leves. No terceiro carro, estavam o motorista e uma criança, que não se feriram.

Com informações do G1 Paraná

Anúncio
Continuar Lendo

Paraná

Dono de pesque-pague reage e mata suspeito de assalto

Outras pessoas também ficaram feridas na ocorrência

Publicado

no

Por

Uma tentativa de assalto frustrada pelo dono de um pesque-pague na noite de domingo (20), na cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, resultou na morte de um assaltante e deixou o outro ferido. O dono do comércio entrou em luta corporal com a dupla, onde retirou arma de um deles e atirou.

O ASSALTO
A dupla chegou armada e encapuzada ao local, localizado na zona rural do município, na Linha Macanhã, e anunciou o assalto. Um adolescente que estava no pesque-pague se aproximou para conversar com o dono, momento em que os dois viraram para ele e o proprietário do espaço reagiu, pegando a arma da mão de um dos suspeitos.

Os dois fugiram do local e ele acionou a Polícia Militar na sequência. A PM afirmou que um dos suspeitos foi encontrado já sem vida e o outro assaltante, que foi atingido por três disparos, foi levado ao hospital e deverá ir direito ao presídio após alta hospitalar.

O dono do estabelecimento levou um tirou em uma das mãos e o adolescente na panturrilha. Ambos passam bem apesar do susto.

VIDA DE CRIMES
A polícia  informou que o homem morto possuía extensa ficha criminal, com passagens por furto, roubo e tráfico de drogas. Já o suspeito ferido pelos disparos, saiu da cadeia em julho deste ano após cumprir pena que não divulgada pelos militares.

Anúncio

A Polícia Civil deve investigar o caso.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.