Ligue-se a nós

Paraná

Corpo de Bombeiros do Paraná completa 112 anos

Solenidade foi marcada pela entrega de 12 novos veículos à corporação

Publicado

no

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) completou 112 anos nesta terça-feira (8). Em comemoração, foi realizada uma solenidade militar no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Curitiba.  

O evento foi marcado pela entrega de 12 novos veículos à Corporação e pela homenagem do CBMPR a 25 personalidades civis e militares. Participaram representantes das forças de segurança do Paraná, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e do Poder Judiciário.

“É um orgulho estar à frente de uma Corporação que tem muita credibilidade junto à população. O Corpo de Bombeiros se mantém atuante e tendo como objetivo aquilo que a gente tem de maior valor, que é a vida”, destacou o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR.

Em seu discurso, ele exaltou a história da corporação e valorizou as pessoas que fizeram e fazem parte de cada momento da instituição. “Nossos bombeiros são mais do que servidores, eles são a representação do compromisso, da coragem e do amor à vida”, ressaltou.

O comandante-geral destacou também o apoio do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Hoje, ao celebrarmos 112 anos de história, reafirmamos nosso compromisso com a sociedade paranaense: continuaremos a evoluir, a nos modernizar e a buscar excelência em cada ação, porque o povo do Paraná merece o nosso melhor”, ressaltou.

O secretário da Segurança Pública enfatizou o respeito que o cidadão paranaense tem pelo Corpo de Bombeiros. “Nos traz muito orgulho. E é uma Instituição que nunca foi tão demandada como agora. Em contrapartida, o governo de Ratinho Junior tem investido muito”, comentou Hudson.

“A prova é a entrega desse material, esses caminhões, e a contratação de mais 600 bombeiros militares para o próximo ano. Além da emancipação, que foi um gesto de respeito do Governo do Estado para com o Corpo de Bombeiros”, complementou, citando a independência administrativa do CBMPR em relação à Polícia Militar, ocorrida em dezembro de 2022.NOVOS VEÍCULOS
O secretário Hudson ressaltou que os novos veículos não são um presente para a Corporação. Pelo contrário. “Na verdade, presente é o que o Corpo de Bombeiros dá pra toda a sociedade. Então, temos que agradecer a todo efetivo. E o governador retribui equipando os bombeiros militares, dando condições, viaturas, uniforme adequado, para que eles continuem fazendo aquilo que já fazem com excelência: salvar vidas”, finalizou.

Os veículos entregues nesta terça-feira são oito caminhões auto bomba tanque resgate (ABTR), adquiridos pelo Governo Estadual. Outros quatro chegarão no início de 2025. Também são quatro caminhões de auto busca e salvamento (ABS), advindos de emendas parlamentares. O total de investimentos nesses equipamentos é de cerca de R$ 10 milhões.

Da AEN

Clique para comentar

Deixe seu comentário!

Paraná

Criança de 10 anos é esfaqueada pelo padrasto após resistir à tentativa de abuso sexual

Caso ocorreu nesta terça-feira (8), em Apucarana: mesmo ferida ela conseguiu ligar para a mãe e pedir ajuda

Publicado

no

Por

Uma criança, de apenas 10 anos, foi esfaqueada pelo padrasto após resistir à tentativa de abuso sexual. O caso ocorreu na noite de terça-feira (8), em Apucarana, no Norte do Paraná. Mesmo com ferimentos no abdômen, no pescoço, nos braços e nas mãos, a menina conseguiu ligar para a mãe, que estava a caminho de casa, e pediu ajuda.

De acordo com a Polícia Militar, quando a enteada chegou em casa, encontrou o padrasto no sofá da residência. A menina então avisou a mãe, que pediu para ela ir até a casa da avó. Entretanto, logo que a criança tentou sair da residência, foi abordada pelo homem, que portava uma faca.

O indivíduo teria, então, tentado cometer o abuso contra a menina que, ao impedir, acabou golpeada com faca. Na sequência, ele fugiu. A vítima foi socorrida e encaminhada a um hospital. Conforme foi repassado o quadro dela é estável.

PRISÃO
A PMPR chegou a fazer rondas pelo bairro onde o crime ocorreu, porém, não conseguiu localizá-lo. Uma testemunha chegou a relatar que o suspeito contou com ajuda de um comparsa para fugir do local.

Pouco tempo depois, os policiais militares receberam a informação de que um homem com as mesmas características estaria no Jardim Catuaí, um bairro vizinho. Ao chegar no endereço, o suspeito foi identificado, preso e encaminhado para a delegacia da Polícia Civil.Padrasto foi capturado em um bairro vizinho (Foto: Reprodução/ Silvia Vilarinho / Repórter do Vale)

Com informações do Ric

Continuar Lendo

Paraná

Projeto que cria o Paraná Amigo da Pessoa Idosa é enviado à Alep

Programa do Governo Estadual prevê várias ações visando o bem-estar e a autonomia da população com 60 anos ou mais

Publicado

no

Por

Foto: Geraldo Bubniak

O Governo do Paraná enviou para a Assembleia Legislativa (ALEP), o projeto de lei que propõe instituir o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. A medida, encaminhada nesta segunda-feira (7), prevê uma série de ações que asseguram os direitos e o bem-estar da população com 60 anos ou mais no Estado, promovendo o envelhecimento ativo, saudável e protegido dos paranaenses.

Entre as principais propostas estão a criação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, a promoção de atividades culturais, esportivas e de lazer adaptadas às necessidades deste segmento da população, o apoio aos municípios que aderirem às ações e a instituição de bolsas para idosos em situação de vulnerabilidade social e para os cuidadores familiares.

A ideia é que, diante do aumento da expectativa de vida dos cidadãos, o programa fortaleça a autonomia das pessoas com 60 anos ou mais, estimule a participação delas na comunidade e combata o isolamento social.

De acordo com o texto do projeto, ele só entrará em vigor no ano de 2025, quando há previsão orçamentária para sua execução. 

BOLSAS
O programa vai instituir duas bolsas que têm como objetivo dar mais independência econômica e social aos idosos do Estado. Uma delas será a Bolsa Agente do Saber, para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade econômica. A ideia é promover o envelhecimento ativo dos cidadãos.

A outra será a Bolsa Cuidador Familiar, destinada aos cuidadores que se dedicam exclusivamente a esta atividade, ou seja, sem nenhuma outra remuneração, com o objetivo de reconhecer este trabalho como uma atividade econômica. Além disso, a ideia é prevenir que muitos idosos fiquem sem cuidado de familiares e acabem sendo direcionados para instituições de acolhimento.

O valor a ser pago pelas bolsas será definido em decreto após a aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa. A estimativa é que sejam investidos R$ 7 milhões ao ano nas bolsas.

CADASTRO
O projeto de lei também prevê instituir dois bancos de cadastro estaduais. Um deles será o Cadastro Estadual da Rede de Atenção à Pessoa Idosa (Cerapi), que vai coletar e sistematizar informações referentes a órgãos gestores, conselhos, fundos, programas, projetos, organizações e demais entes que atuem na promoção, proteção, defesa, atenção e garantir de direitos da pessoa idosa.

O outro será o Cadastro de Cuidadores do Paraná, que vai coletar e sistematizar informações sobre os cuidadores familiares formais, informais e profissionais de idosos. A partir deles, serão coordenadas ações como o pagamento das bolsas aos beneficiários elegíveis para o programa e a organização da execução das demais ações previstas pelo projeto.

MUNICÍPIOS
O projeto ainda prevê que o Estado possa cofinanciar e qualificar tecnicamente municípios que aderirem ao programa. A ideia é que seja prestada assessoria técnica e financeira aos municípios na elaboração de políticas públicas para essa faixa etária.

Entre as propostas do programa estão ações de sensibilização da sociedade sobre os direitos da pessoa idosa, enfrentamento ao idadismo e combate a qualquer forma de violência contra idosos.

O programa também propõe a adaptação estrutural dos espaços públicos para um melhor convívio intergeracional, garantindo acessibilidade das pessoas idosas na vida comunitária. O Estado ainda poderá apoiar municípios na obtenção de selos e certificados que reconheçam iniciativas em favor da longevidade.

Da AEN

Continuar Lendo

Paraná

Psicólogo é preso pela Polícia Civil do Paraná após abusar sexualmente de paciente

Vizinhos da clínica acionaram a polícia após gravarem a cena de violência

Publicado

no

Por

O psicólogo Alex Sandro de Lourenço (FOTO), de 47 anos, foi preso pela Polícia Civil de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, após ser acusado de abusar sexualmente de uma paciente dentro do consultório médico onde as sessões eram realizadas. A prisão ocorreu no dia 25 de setembro, após denúncias feitas por vizinhos da clínica onde as violências eram praticadas.

DENÚNCIA
Moradores da região revelaram que já presenciaram inúmeras vezes o profissional praticando atos libidinosos e que os mesmos
ocorriam com as janelas abertas. Eles acionaram a polícia depois de gravarem a cena do abuso. Após sair do local, a vítima relatou que foi pressionada contra a parede pelo homem e que ele também a teria beijado sem o seu consentimento.

CONFIANÇA
De acordo com as conclusões do inquérito, o indivíduo utilizou sua profissão e a confiança de psicólogo para ludibriar a vítima de forma ardilosa, tornando-a vulnerável. O delegado Fernando Ribeiro Vieira justificou a tipificação do crime como violação sexual mediante fraude. 

“Diversos depoimentos, imagens analisadas e outras provas, que estão em sigilo, fornecem robustos elementos para afirmar que esta pessoa se aproveitou da profissão de psicólogo e da vulnerabilidade do paciente”.

VÍTIMAS
Durante as investigações, outras mulheres procuraram a polícia e foram ouvidas em depoimento. Elas relataram situações semelhantes que teriam sofrido com o mesmo profissional em anos anteriores. O Ministério Público pede para que eventuais novas vítimas denunciem na Polícia Civil ou na 8ª Promotoria de Justiça em Ponta Grossa.

 Os autos tramitam sob sigilo absoluto.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.