Notícias
Zagueiro de Paranaguá brilha no futebol
LUCAS GABRYELL FOI PARA O FUTEBOL PAULISTA
Agora Litoral
Um jovem talento de Paranaguá começa a brilhar no futebol. Lucas Gabryell da Silva Filadélfo dos Santos, de 15 anos, recentemente passou a integrar o elenco de base da Ferroviária de Araraquara, São Paulo.
Filho do ex-goleiro Palhuca, que defendeu o Rio Branco de 1996 a 2004, o jovem deu os primeiros passos no futebol bem cedo. “Lembro-me como se fosse hoje: meu pai, Nivaldo Filadélfo, fazia obstáculos no terreno de casa, na Vila Rute, com tijolos e garrafas, para ele aprender a driblar”, conta a orgulhosa mãe Fernanda.
Os ensinamentos do avô e a profissão do pai fizeram com que, aos 5 anos, Lucas Gabryell disputasse seu primeiro campeonato municipal. Foi pelo Colégio CEMD, em Paranaguá, orientado pelo professor Fábio Bem. Dos 6 aos 9 anos o garoto participou de diversos campeonatos pelo Monte Sião, e num desses torneios disputados em Curitiba foi chamado para fazer uma avaliação no Coxa.
Para conquistar seu sonho, aos 9 anos mudou-se para a capital do Paraná e foi morar com o tio Rennan, para juntar-se à equipe sub 11 do Coritiba, onde foi duas vezes campeão da Copa Curitiba, subindo para a categoria sub 13 e conquistando mais um campeonato. Em 2017 transferiu-se para o Avaí, na categoria sub 14, onde igualmente teve excelente atuação.
A escalada de Lucas Gabryell continuou firme. Em 2018 venceu alguns campeonatos pelo Manchester de Palhoça, Santa Catarina, para onde os pais haviam se mudado, agora com a orientação do professor João Batista Mancha, que o preparou, inclusive fisicamente, para novos desafios.
Surpresa
Logo após completar 15 anos no dia 07 de fevereiro deste ano, o jovem talento parnanguara recebeu convite para uma avaliação na equipe da Ferroviária, de Araraquara-SP, onde participou de um campeonato em Avanhandava-SP e deixou sua marca, com um gol espetacular de cabeça na semi final, levando o time para a grande final e se consagrando campeão.
VEJA O GOL DE LUCAS
A partir deste mês, Lucas sobe mais um degrau em sua escalada no mundo do futebol. Vai morar em São Paulo, juntando-se ao elenco da base do Ferroviária de Araraquara.
Afora sua habilidade técnica, a estatura do adolescente impressiona: o zagueirão Lucas já está com 1,82m.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.