Ligue-se a nós

Notícias

Volta às aulas das escolas municipais de Paranaguá acontece com ensino remoto

São aproximadamente 16 mil crianças matriculadas na rede municipal de educação

Publicado

no

As aulas começaram na quarta-feira (3), em Paranaguá, por meio de ensino remoto na rede municipal de educação. São aproximadamente 16 mil crianças matriculadas na rede de ensino, abrangendo as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação do Campo, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá (SEMEDI), as aulas retornam para todos os estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação em regime online, numa perspectiva da continuidade do ano letivo, sendo necessárias estratégias a fim de incluir os estudantes que têm dificuldade de acesso virtual.

Interação

Desde que o ensino remoto foi implantado em Paranaguá, em maio de 2020, as equipes escolares têm desenvolvido estratégias para promover a interação entre pais, responsáveis, professores e estudantes.

Os grupos institucionais foram organizados em diferentes plataformas digitais e as instituições seguem um cronograma para entrega de material das famílias que não têm acesso virtual.

Anúncio

Nos casos das famílias que não realizam as devolutivas das atividades propostas é realizada a busca ativa pelos responsáveis por crianças que não tenham mantido contato por um determinado período.

“O objetivo é garantir a continuidade do ano letivo e a aproximação dos estudantes a uma rotina escolar. Mesmo com os desafios apresentados com uma nova realidade, nossos profissionais se reinventaram para garantir o acesso à educação pública e de qualidade”, lembrou a secretária da pasta, Tenile Xavier.

E, em caso de qualquer dúvida que ainda permaneça, os responsáveis dos alunos podem entrar em contato com a equipe da instituição onde a criança estuda ou junto à Secretaria Municipal de Educação.

Secretária Tenile Xavier

Vagas

Há vagas na rede municipal de ensino para os estudantes de idade obrigatória, mas nem sempre é na instituição mais próxima da residência do aluno.

Os pais que, porventura, não tenham feito a matrícula dos filhos podem se dirigir à escola mais próxima de suas casas.

Anúncio

Caso não haja vaga, devem procurar a Secretaria de Educação para conferir onde há outras possibilidades, como informou Tenile.

Além de promover o ensino remoto, a Secretaria organiza os espaços para um possível retorno gradativo e seguro das aulas presenciais.

“Mas isso só será feito com autorização das autoridades de saúde e sempre com muita segurança”, finalizou a secretária de Educação de Paranaguá.

Com informações da SEMEDI
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.