Notícias
Verão Maior: Roupa Nova e Hugo & Guilherme abrem shows no Litoral
Hoje, a partir das 21h, a banda clássica do rock nacional se apresenta no balneário Marisol e a dupla sertaneja em Caiobá
A noite desta sexta-feira (12/1) promete ser muito agitada para quem estiver no Litoral com o início dos grandes shows do Verão Maior Paraná. Os primeiros artistas a subirem aos palcos serão a dupla sertaneja Hugo & Guilherme, no balneário de Caiobá, em Matinhos, e a banda Roupa Nova, que se apresenta no balneário Marisol, em Pontal do Paraná.
Os fãs de sertanejo universitário poderão conferir os principais sucessos da dupla Hugo & Guilherme, como “Torce o Olho”, “Elevador” e “Mágica”. Para quem gosta dos clássicos do rock nacional, o Roupa Nova vai tocar os hits “Whisky a Go-Go”, “Dona” e “A Viagem”, entre outros, que embalaram temas de novelas, casamentos e bailes de formatura.Ambos os shows promovidos pelo Governo do Estado iniciam a partir das 21h. Em Matinhos, as apresentações acontecem em uma estrutura montada na Avenida Atlântica, 168, próximo ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, o palco fica na Avenida Sete de Setembro, 1.661, no Centro de Eventos Marisol. O show de Matinhos também terá transmissão da TV Paraná Turismo e da Band.
Neste ano, a estrutura dos shows é maior e mais moderna do que a da temporada passada, com telões de LED nas laterais e fundos dos palcos, sistemas de som de última geração e transmissão de imagens captadas por drones de alta performance. Os eventos contarão com ampla presença das forças de segurança para garantir a tranquilidade dos eventos e organizar o trânsito na região dos shows.
SÁBADO
No sábado (13), o grupo Roupa Nova leva os grandes sucessos do rock nacional para o palco de Matinhos. Já o público de Pontal do Paraná poderá acompanhar a mistura de clássicos com novos hits da dupla Rick & Renner.PROGRAMAÇÃO
No total, serão 27 shows ao longo de seis finais de semana, com um intervalo na semana do Carnaval, de bandas como Luan Santana, Jorge e Mateus, Zezé di Camargo e Luciano, Zé Felipe e Simone Mendes. As apresentações iniciam sempre às 21h de sexta-feira e sábado, com exceção da dupla Jorge & Mateus e do cantor Bruno Rosa, que se apresentam às 17h de domingo (21). O calendário com todas as atrações pode ser conferido no site do Verão Maior Paraná.
Para quem está ansioso com a programação ou quer decorar a música dos artistas favoritos, o Governo do Estado montou uma playlist no Spotify com os maiores sucessos musicais dos 27 grupos. A coletânea conta com 399 músicas, que somam cerca de 22 horas de sucessos do sertanejo raiz e universitário, além do pagode, samba, rock, pop, axé e piseiro, entre outros ritmos que prometem animar as noites de moradores e veranistas.
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.