Ligue-se a nós

Notícias

UPA de Paranaguá atenderá pacientes com protocolo de risco a partir do dia 26

MEDIDA VISA AGILIZAR AINDA MAIS O ATENDIMENTO

Publicado

no

Agora Litoral
O Pronto Atendimento (UPA) da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) passará a atender com protocolo de estratificação de risco a partir da próxima segunda-feira (26). Utilizando as cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, que definirão o estado em que se encontra o paciente ao dar entrada na unidade, a intenção é agilizar ainda mais o tempo de espera para atendimento, que desde o início de 2017 até agora já foi bastante reduzido.

A medida foi tomada após reunião da Superintendência de Urgência e Emergência da Semsap com as direções médica e de enfermagem da unidade. A classificação será feita por um profissional de enfermagem na triagem, colocando como prioridade aquele que tiver um nível de dor maior. A partir disso o sistema de informática da unidade fará a classificação e definirá a prioridade no atendimento pelo médico no consultório.

A UPA atende uma média mensal de 13 mil pessoas, ou 433 pacientes por dia. Entre os meses de maio, junho, julho e agosto deste ano foram realizados um total de 170.849 consultas e procedimentos nas unidades de urgência, sendo 46.476 específicos para o setor pediátrico. Com a medida não serão atendidos pacientes que precisem trocar receita para medicamentos de uso contínuo (que passará a ser feito somente nas unidades básicas) e também emissão de atestado médico.

“Nosso objetivo é melhorar ainda mais o atendimento na UPA, conforme determinação do nosso prefeito Marcelo Roque, para que os casos emergenciais e urgentes tenham atenção prioritária mesmo e que em situações de menor gravidade pode haver orientação para que o paciente procure a unidade mais próxima de sua casa. A implantação deste protocolo de estratificação de risco vai agilizar e otimizar o serviço que prestamos”, salientou a secretária municipal de Saúde e Prevenção, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O médico Donizete Lucas Mendes Júnior, diretor clínico da UPA, lembra que a unidade já teve bastante deficiência de profissional, o que levava à demora no atendimento que podia chegar a até 5 horas. “Hoje, com certeza a gente pode afirmar que o atendimento leva menos de uma hora, e ocorre de forma humanizada. Há pacientes que são atendidos em minutos, pois temos médicos em quantidade ideal, com até 10 em cada plantão. Com isso estamos implantando essa classificação, para que pacientes em situação grave sejam priorizados, bem como crianças e idosos”, destacou o diretor.

Anúncio

A superintendente de Urgência e Emergência da Semsap, Ana Paula de Souza Cardoso, destaca que com a informatização do protocolo de estratificação de risco diminui também a procura dos pacientes. “Temos o registro de pacientes que vão à UPA para somente trocar uma receita de medicamento de uso contínuo ou ainda para conseguir um atestado porque faltou ao trabalho, mas nestes casos não atendemos. Isso agora passará a ser feito exclusivamente nas unidades básicas. Há casos clínicos de baixa gravidade que podem ser resolvidos diretamente nestes locais”, orienta Ana Paula.

CORES
O protocolo de estratificação de risco prevê que o paciente classificado na cor vermelha está em situação de emergência e deve receber atendimento imediato. Já o laranja, como muito urgente, necessita de atendimento praticamente imediato, no tempo máximo de 10 minutos.

Já o amarelo tem sua classificação como urgente, mas embora necessite de atendimento rápido pode aguardar até 50 minutos. Pessoas que estiverem em situação pouco urgente, com a cor verde, podem aguardar até 120 minutos ou podem também ser encaminhadas para outros serviços de saúde. Já o que estiver na cor azul pode aguardar até 240 minutos e também receber encaminhamento.

Anúncio

Notícias

PM recupera carro furtado e prende suspeito de roubo em Paranaguá

Homem estaria envolvido em crime ocorrido no Centro Histórico

Publicado

no

Por

A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto em Paranaguá e prendeu um homem suspeito de roubo, no qual o mesmo carro foi utilizado para a fuga.De acordo com a ocorrência, por volta das 13h de sexta-feira (22), uma equipe da Rádio Patrulha da PM realizava policiamento ostensivo no bairro Bockmann quando avistou um automóvel GM Corsa preto, que constava como furtado.

Ao verificarem a situação, os policiais encontraram o carro estacionado, destrancado, sem chaves e sem bateria. O motor ainda estava quente, indicando que o veículo havia sido abandonado recentemente.

Enquanto estavam no local, os militares receberam informações de um policial de folga que informou que indivíduos haviam utilizado o carro para cometer um roubo durante a madrugada. Na ocasião, um homem ameaçou uma mulher com uma faca de cozinha e subtraiu seu celular e dinheiro no Centro Histórico.

Dando sequência às diligências, os policiais foram informados sobre a presença de um dos suspeitos nas proximidades do local onde o veículo foi encontrado. Logo após, conseguiram abordar dois homens, mas nada ilícito foi encontrado com eles.

No entanto, fotos dos abordados foram enviadas via WhatsApp para a vítima do roubo, que reconheceu um dos abordados como autor do crime.

Welington Cardoso, de 36 anos, foi identificado como sendo o homem que estava com a faca encontrada no veículo utilizado no assalto. Ao ser questionado, Welington negou envolvimento, mas afirmou que quem estava com a faca era outro indivíduo e forneceu o nome do suposto autor.

Anúncio

Porém, diante dos fatos, o outro homem abordado foi liberado no local e Welington foi encaminhado à Delegacia Cidadã junto com o veículo recuperado, a faca utilizada no crime e a vítima orientada para os procedimentos legais cabíveis.

Continuar Lendo

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.