Notícias
UPA conta com triagem de pacientes diferenciada em Paranaguá
Medida visa evitar aglomerações dentro da unidade de pronto atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde com todos as suas unidades e profissionais tem se preparado para qualquer caso de coronavírus que possa ser confirmado em Paranaguá. Uma logística foi montada para que o cidadão encontre, no local apropriado, o atendimento devido.
O superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Dalha Valhe Corrêa explica que recentemente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) iniciou uma nova dinâmica de triagem no local.
“Estamos vivendo uma pandemia. Paranaguá tem cuidado muito para que não tenhamos casos de coronavírus ou mesmo, se ocorrer, sejam poucos. Hoje por meio dessa triagem estamos redobrando os cuidados para evitar aglomerações e transmissões de patologias”, afirma.
Hoje a triagem na UPA é realizada por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um médico. “Todos os atendimentos que chegam na UPA passam pelo procedimento de verificação do quadro clínico do paciente e é o médico que dirá se esse atendimento acontecerá na UPA, se o paciente deve ser encaminhado a uma unidade básica de saúde ou mesmo ao Hospital Regional do Litoral”, informa Rafael Corrêa.
Outra medida trata dos acompanhantes desses pacientes. “A entrada de acompanhantes hoje se dá em casos de menores de idade, pessoas acima de 60 anos ou para acompanhar aqueles cuja sua autonomia esteja comprometida. Neste momento de pandemia, essa medida é puramente para preservar o próprio paciente e aquele que o acompanha”, observa o superintendente.
Com essas medidas foi possível diminuir consideravelmente o número de pessoas no mesmo espaço. “Esta era uma unidade com cerca de 400 pacientes no plantão e mais os acompanhantes. Hoje a diferença é visível, com pequeno fluxo de pessoas no ambiente”, conta.
O clínico geral Jhonatan Aredes, que atua na UPA de Paranaguá, vê como positiva a alteração na triagem.
“O objetivo é conseguirmos direcionar o fluxo que comumente acaba derivando para a UPA. Com um médico na triagem estamos conseguindo identificar os casos de mais gravidade e mantê-los na UPA. Outros não urgentes estamos encaminhando para as unidades básicas de saúde”, explica.
Dr. Aredes exemplifica que na UPA são atendidos casos mais graves como dores intensas, febre alta, dispneia (falta de ar), suturas, entre outros. “Doenças crônicas, trocas de receita e casos menos emergenciais, são conduzidos às unidades básicas”, informa.
O médico lembra que também são direcionados pacientes com suspeita de coronavírus. “Pessoas com quadro de tosse, dispneia e febre alta, – dependendo de sua gravidade -, conseguiremos direcioná-las para o médico de prontidão na UPA ou para a unidade da Serraria do Rocha que é nossa referência nesses casos”, detalha.
Da PMP
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN