Ligue-se a nós

Notícias

Unespar e UEM trazem atividades de educação e diversão aos veranistas e moradores do Litoral

Programação segue até 4 de fevereiro

Publicado

no

Fotos: Gabriel Rosa / Seti

As universidades estaduais do Paraná e de Maringá estão promovendo atividades de educação, cultura, esporte, saúde, empreendedorismo e meio ambiente no Verão Maior Paraná, iniciativa do Governo do Estado que reúne uma série de ações recreativas e de lazer para veranistas e moradores dos municípios do Litoral. A programação segue até 4 de fevereiro nas praias e balneários paranaenses, incluindo as prainhas de água doce do Rio Paraná em Porto Rico e em São Pedro do Paraná, na região Noroeste.

Com o apoio da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professores e estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento ocupam um espaço denominado Projeto Com Ciência na arena esportiva instalada na Praia Brava de Caiobá, no município de Matinhos. Esta edição do Verão Maior Paraná tem, ao todo, seis arenas ao longo da faixa litorânea.Entre as atrações organizadas pelas instituições de ensino superior está um projeto de reaproveitamento da casca de coco verde para manter as praias limpas, desenvolvido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Outro projeto na área de tecnologia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ensina crianças e adolescentes a pilotar drones e possibilita que o público participe de um jogo de futebol entre robôs.O Projeto Com Ciência também oferece um espaço para a prática de jogos de tabuleiro, onde os visitantes podem passar o tempo estimulando o raciocínio, longe de telas de dispositivos eletrônicos. Para os dias 20 e 21 de janeiro, inclusive, está previsto um campeonato de xadrez com a entrega de medalhas e troféus para os competidores mais bem colocados. No local, são realizados, ainda, testes rápidos para sífilis e hepatite, exames de pele e aferimento de pressão e orientações de prevenção na área da saúde.

A estudante Gabriela da Silva Souza, de 13 anos, que veio de Anápolis, no interior de Goiás, para aproveitar as férias no Litoral do Paraná, destaca os benefícios das ações que combinam jogos e tecnologia. “Achei muito bom esse projeto com jogos que estimulam o raciocínio, pois tanto o xadrez quanto o jogo eletrônico fazem a gente querer aprender mais”, afirma.

Para o universitário Luiz Felipe Nogueira de Souza, de 20 anos, de Londrina, no Norte do Paraná, as ações promovidas pelas universidades melhoraram ainda mais a estadia no Litoral. “Foi a primeira vez que vim para Matinhos e o projeto Verão Maior Paraná deu um toque a mais no passeio”, afirma. “Quero voltar outras vezes, principalmente porque gosto de jogar xadrez e passei todas as tardes fazendo isso aqui”, diz, em referência ao espaço organizado pelo projeto Com Ciência.

A médica aposentada Setsuko Fukuda Gomes, de 67 anos, levou os netos, que moram em Curitiba e estão de férias no Litoral, para participar das atividades do Projeto Com Ciência. “Eles descobriram esse espaço de robótica e estão adorando, tanto que queriam vir bem cedo hoje para pilotar os drones”, destaca. Ela ressalta os benefícios em aproximar as crianças das tecnologias, como a pilotagem de drones. “Essa ação é excelente, pois é um treino intelectual e de capacidade motora”, ressalta, sinalizando que “os netos irão aproveitar todos os dias”.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, reforça o papel social das universidades. “O verão é uma oportunidade para apresentar para a sociedade e população paranaense que vêm para o Litoral o conhecimento que é produzido nas universidades, que se produz ciência capaz de transformar vidas”, afirma. “Pela extensão universitária, tudo o que é produzido na universidade chega à comunidade para a formação de cidadão e atrair pessoas para a carreira científica que é, sem dúvida, um dos grandes objetivos desse trabalho”.

Anúncio

ARTE E CULTURA 

Os veranistas podem participar de uma mostra cinematográfica itinerante com 12 filmes produzidos por professores e profissionais formados pelo curso de Cinema da Unespar. As sessões acontecem de terça-feira a domingo em Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Para os dias 26, 27 e 28 de janeiro, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, estão programados shows com a Big Belas Band, grupo de jazz composto por alunos e professores da Unespar. As apresentações serão nos chamados palcos Sunset, que integram a estrutura desta edição do Verão Maior Paraná.

Nos mesmos locais, entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro, a UEM irá exibir o filme Alice no País das Maravilhas, de 1915, obra cinematográfica da época do cinema mudo, adaptada do conto clássico homônimo. As sessões serão no formato de cine concerto, modalidade de exibição caracterizada pela trilha e efeitos sonoros tocados ao vivo por uma orquestra ou banda musical. 

Confira AQUI a programação completa com as atividades das universidades estaduais no Verão Maior Paraná.

Anúncio

Serviço:

10 a 13 de janeiro

Jogos de tabuleiro e atrações interativas do projeto Manna

– Das 9h às 12h e das 15h às 19h

Exposição de artesanato dos projetos Couro de Peixe e Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável

Anúncio

– Das 15h às 19h

20 e 21 de janeiro

Campeonato de xadrez

– Inscrições até dia 19 no espaço Com Ciência, na Praia Brava de Caiobá.

Da AEN

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.