Notícias
UFPR divulga edital do Vestibular 2024 com mais de 5 mil vagas
Período de inscrição inicia no dia 1º de junho
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta segunda-feira (15/5) o edital com as normas do processo para o Vestibular 2024. São oferecidas 5.218 vagas, em 122 cursos de graduação e as inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de junho.
Metade das vagas é para estudantes de escolas públicas (com cotas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência) e a outra metade para ampla concorrência.
INSCRIÇÃO
As inscrições devem ser feitas até as 17 horas do dia 23 de agosto, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br). A taxa é de R$ 195 e pode ser paga por boleto ou PIX. Candidatos sem condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção de taxa.
Isenção – O prazo para pedidos de isenção vai até 14 de julho para candidatos inscritos no CadÚnico do Governo Federal e até 21 de julho para estudantes de escolas públicas não inscritos no CadÚnico e que comprovem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
PROVA
Ao fazer a inscrição o candidato deve indicar a cidade onde deseja fazer a prova da primeira fase (de Conhecimentos Gerais), no dia 22 de outubro. São 11 opções: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.
A segunda fase acontece nos dias 3 e 4 de dezembro e cada candidato fará a prova na cidade-sede do curso que escolheu. No dia 3 será aplicada a prova de Produção e Compreensão de Textos, para todos os candidatos convocados para a segunda fase. No dia 4 acontecem as provas específicas, apenas para os candidatos inscritos nos cursos que têm essa exigência.
NOVIDADES
O edital do Vestibular UFPR 2024 traz algumas novidades em relação ao processo anterior. Além da ampliação do prazo para inscrições (de 45 para 84 dias) e para solicitação de isenção de taxa, há outras mudanças que adaptam o vestibular às inovações tecnológicas. A primeira é a possibilidade de pagar a taxa de inscrição via PIX.
Outra novidade é que, este ano, pela primeira vez, os candidatos poderão apresentar documentos de identificação digital nos dias de prova. Serão aceitos em meio eletrônico os seguintes documentos, desde que emitidos a partir do aplicativo oficial do órgão emissor (fotos, prints PDFs ou outros formatos dos documentos não serão aceitos):
– Carteira Nacional de Habilitação Digital com foto,
– Título de Eleitor Digital (e-Título),
– RG Digital (já implantado em alguns estados da federação).
Haverá ainda uma mudança importante no sistema de ocupação de vagas remanescentes (aqueles decorrentes de desistência ou indeferimento de documentos de candidatos aprovados na primeira chamada). Uma semana após a divulgação do resultado final do vestibular, prevista para 19 de janeiro de 2024, o Núcleo de Concursos da UFPR publicará a relação de candidatos em lista de espera.
Essa relação será composta por todos os candidatos classificados – ou seja, que fizeram a(s) prova(s) da segunda fase e obtiveram nota(s) acima de zero – mas não aprovados na Chamada Geral.
Os candidatos em lista de espera terão prazo de 5 dias para fazer upload dos documentos necessários para o Registro Acadêmico. Numa etapa posterior, os candidatos também deverão manifestar formalmente o interesse em ocupar eventuais vagas remanescentes. Os candidatos que não enviarem nenhum documento ou que não fizerem a manifestação de interesse no prazo estabelecido serão automaticamente excluídos da lista de espera.
O envio antecipado da documentação permitirá saber de antemão quais candidatos estão aptos ou inaptos para ocupar uma vaga remanescente. Isso também vai facilitar a vida dos candidatos, pois aqueles que forem convocados para vagas remanescentes já estarão com seu registro acadêmico pronto.
Acesse o edital do Vestibular UFPR 2024 AQUI.
Redes sociais UFPR – Instagram e Facebook.
Da UFPR
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN