Notícias
Tudo o que você precisa saber ao fazer um cruzeiro para a Argentina
É COMO DAR UM PULINHO NA EUROPA
Agora Litoral
Viajar para a Argentina é como dar um pulinho na Europa, só que com um ar Latino e bem pertinho da gente. E que tal fazer essa viagem a bordo de um cruzeiro para Argentina? Nada mais fino e que combine tanto com a elegância do tango e dos aires finíssimos dos hermanos porteños. Aqui vão algumas dicas pra você que está pensando em fazer essa viagem com tudo o que precisa saber antes de embarcar. Buenos Aires te aguarda com todo o encanto de Carlos Gardel, a firmeza feminina de Evita Perón.
1 – Visto: Não é necessário visto para viajar pra a Argentina. Com seu passaporte ou sua carteira de identidade estará tudo tranquilo. Somos todos parte do Mercosul, então por enquanto estamos tranquilos em relação a isso. Não se esqueça que a carteira de motorista não serve nesse caso. Se você vai só com a habilitação, não te permitirão viajar para lá.
2 – Moeda: A moeda utilizada na Argentina é o Peso Argentino, é sempre bom levar com vocês uma quantidade, porque muitos lugares não aceitam cartão de crédito. De qualquer forma avise ao banco sobre a sua viagem para eles não bloquearem o seu cartão. Você vai usar ele em estabelecimentos mais turísticos. A grande sorte é que principalmente no centro, muitos restaurantes têm sua própria cotação do real em um bom valor. Eles topam pagamentos na nossa moeda ou no universal dólar.
3 – Idioma: Sempre sugerimos aprender algumas palavras de espanhol para poder se virar sozinho pelas ruas, mas a verdade é que o portunhol é super bem recebido e eles se esforçam ao máximo para nos entender e atender bem ao brasileiro. Essa coisa da rivalidade só funciona no futebol.
4 – Épocas: O verão é uma das melhores épocas para se fazer um cruzeiro América do Sul. O outono e a primavera são os meses mais coloridos da cidade e com mais atividades para quem a visita. As estações têm períodos iguais aos nossos. Ou seja, quando é verão aqui, é verão lá também.
5 – Pontos turísticos: A cidade de Buenos Aires tem muitos lugares incríveis e que merecem a sua atenção. Se é fim de semana aproveite as praças famosas – Plaza Francia é a mais famosa e de uma beleza extrema. Fora isso você já pode aproveitar para conhecer o cemitério Recoleta onde estão as tumbas magníficas dos maiores nomes da história Argentina. O Malba é um museu muito importante para quem gosta de arte latinoamericana. Nosso Abaporu de Tarsila está lá. Se é domingo aproveite para passear pela feira de San Telmo e se deliciar no bairro mais boêmio da cidade. Os sebos da Av. Corrientes e as dezenas de lindas livrarias como El Ateneo, são de tirar o fôlego também.
Esperamos que você tenha uma excelente viagem e aproveite ao máximo essa cidade cheia de vida, de bairros com muita identidade e de comida e bebida para encher a alma. Um cruzeiro na Argentina nos permite desfrutar desse tipo de passeio.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.