Ligue-se a nós

Notícias

Surf e Cross Games movimentaram Matinhos no fim de semana

Eventos aconteceram no sábado e domingo

Publicado

no

Fotos: Gilson Abreu e Jefferson Pinós Ferraz

Muitas ondas e a adrenalina em alta com o fim de semana repleto de competições esportivas dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN), inseridos na programação do Verão Maior Paraná. Neste fim de semana (4 e 5), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, participou da organização da primeira etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador, no Balneário Flórida, em Matinhos, e do Desafio JAN de Cross Games, competição com circuitos de alta intensidade de exercícios oriundos do CrossFit, na arena Caiobá, também em Matinhos.

SURF
A primeira etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador 2023 aconteceu sábado e domingo no Balneário Flórida, em Matinhos, e foi realizada em parceria com a Federação Paranaense de Surf. As categorias sub 12, sub 14, sub 14 fem, sub 16, sub 16 fem, sub 18, universitário, Curitiba, Master, Grand Master, Open e Open Feminino disputaram pelas melhores colocações no ranking do Estado.

O presidente da Federação Paranaense de Surf, Renato Trogue, chamou atenção para a qualidade das ondas e destacou toda a equipe que ajudou a levar este evento, que contou com 120 participantes. “São 12 categorias. Geralmente, a gente começa o circuito após o carnaval, justamente por conta das ondas e da quantidade de banhistas que estão curtindo a praia. Neste ano resolvemos trazer aqui para o Balneário Flórida porque, depois da engorda da praia, as ondas estão melhores. Eu acho que neste momento a melhor onda está aqui”, comentou. 

Gabriel Ramon (23), que competiu na categoria Open, destacou o alto nível dos atletas da competição. “Na primeira bateria já deu pra ver que o bom nível e a estrutura montada aqui na praia foram uma das melhores que já tivemos, desde o café da manhã, alimentação e cuidados para com os atletas”, afirmou.

O multicampeão Jihad Khodr (39), que já conquistou Brasileiro, Sul-Americano e diversos circuitos paranaenses, esteve acompanhando o filho Gabriel Jihad Dallegrave Chiah que, com apenas 12 anos, está competindo no sub 14 e sub 12. “Tem umas ondas boas, eu me preparei bastante para competir e achei tudo muito legal. Participar e se divertir acima de tudo”, contou.SURF INCLUSIVO
Seguindo as agendas de eventos voltados ao paradesporto no Verão Maior Paraná, 15 atletas paralímpicos puderam participar de uma demonstração e vivência do surf de uma forma adaptada para pessoas com deficiência. A ação aconteceu no sábado (4) enquanto aconteciam as competições.

O profissional de Educação Física Sanderson Trevisan, que comandou a aula, comentou sobre a ação realizada com os atletas. “São alguns deficientes visuais, outros deficientes físicos e essa vivência conta com três momentos: conhecimento da prancha de surf, conhecimento básico das técnicas iniciais para se praticar o esporte e, no terceiro momento, eles fazem a imersão da essência do que o surfista busca no esporte, tanto dentro quanto fora da água”, destacou.

Anúncio

Atleta de diversas modalidades do paradesporto, Eron Matheus Meyenberg destacou a importância das ações de inclusão durante o campeonato. “Estou amando essa vivência. Semana passada foi sensacional, mas o surf tem meu coração, eu surfo faz oito anos como lazer, sou atleta de rugby em cadeira de rodas, vim da natação e pretendo entrar para o surf paralímpico”, disse.

Além do surf inclusivo, uma grande exposição fotográfica, que conta com imagens produzidas por surfistas e fotógrafos profissionais de Matinhos, mostrou as belezas naturais do Litoral. A mostra audiovisual intitulada “Gente do Mar, Gente Daqui” é uma realização da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Litoral.

CROSS GAMES
Na Arena de Caiobá, o Desafio JAN de Cross Games chamou a atenção do público. A competição que envolve muita força física, agilidade e concentração para realizar os movimentos do CrossFit aconteceu neste sábado (4), durante todo o dia, e contou com a participação de 260 atletas.Além da presença esportiva, os atletas fizeram doações de latas de leite em pó. Cerca de 600 latas foram arrecadadas e serão doadas para a Provopar e dezenas de crianças serão beneficiadas.

A primeira-dama de Matinhos, Regina Ecler, destacou as parcerias do Governo do Estado com a prefeitura. “A sensação é de alegria e gratidão. Essa parceria do esporte tem trazido um benefício para a população, eu ando pelo centro da cidade e vejo o comércio lotado e até me emociono, pois há muito tempo não tínhamos isso. Além disso, as arrecadações vão beneficiar as crianças da comunidade carente aqui do nosso município”, disse.

Um dos organizadores do Cross Games, Diogo Alves de Siqueira, conta como funciona a competição, que engloba funções cardiovasculares, movimentos ginásticos e levantamento de peso. “São trios masculinos e femininos da categoria amadora até avançados. Desde o ano passado, os Jogos de Aventura e Natureza levaram a competição para várias cidades do Estado. Além desta etapa no Litoral, teremos as competições do Cross Games em mais quatro regiões ao longo do ano. É uma grande parceria do Governo do Estado”, afirmou.A atleta pontagrossense Kamila Cardozo (28) destacou a satisfação de se superar ao longo da competição. “É nossa primeira competição na categoria amadora e essa prova exige muito. É muito bom ver como estamos em relação às outras competidoras e se superar. A estrutura e a organização estão muito boas, vamos ainda ficar um pouco para curtir o Litoral depois das competições”, finalizou.

Da AEN
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.