Notícias
Sonho de ser jogador de futebol vira caso de polícia para meninos de Paranaguá
Garotos estariam em cárcere privado, segundo a Polícia Civil do RJ
Quatro meninos de Paranaguá viram o sonho de ser jogador de futebol transformar-se em um caso de polícia. Eles estariam em cárcere privado na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por um homem que prometia treiná-los para jogar em clubes de futebol do Rio de Janeiro.
Uma operação da Polícia Civil do Rio, na terça-feira (8), libertou os garotos, que estavam com mais nove meninos de diferentes estados – como Alagoas, Amazonas e Paraíba – em um local que, segundo a Polícia, não possuía estrutura profissional e não tinha autorização de nenhum órgão público para funcionar.
Os adolescentes parnanguaras, dois de 15 e dois de 14 anos, segundo os familiares de um deles, teriam passado por maus momentos desde que pisaram em Duque de Caxias.
Os jovens teriam ficado presos em um sítio e eram proibidos de ter contato com qualquer pessoa de fora. O espaço também era pouco iluminado e pouco ventilado.
A TV Globo Rio fez uma reportagem sobre a operação da Polícia Civil no local.
PRISÃO APÓS DENÚNCIA
Jorge Valnei dos Santos era o responsável pelo local e foi preso em flagrante na operação da Polícia Civil, que chegou ao local após denúncia dos familiares.
Os pais dos menores pagavam uma mensalidade de R$ 450 a Santos, achando que os filhos teriam uma preparação para jogar futebol no Rio de Janeiro.
“Se acontecesse alguma coisa aqui dentro, eles não teriam para onde correr. Então, eles eram mantidos aqui, sim, em cárcere”, afirmou o delegado Roberto Nunes, que chefiou a operação policial.
“Eles não têm autorização de órgão público nenhum. Não tem médico, não tem fisioterapeuta, não tem nada que justifique manter os menores nas circunstâncias que eles se encontram aqui”, disse o delegado.
CHANCE REAL
O Fluminense, que tem um centro de treinamento em Xerém, afirmou que vai abrigar os 13 jovens e, depois de uma testagem para Covid-19, vai colocá-los para treinar e fazer testes no clube ainda no mês de janeiro.
FAMILIARES QUEREM JUSTIÇA
Familiares de um dos menores entraram em contato com o Agora Litoral com a intenção de tentar saber mais a fundo se alguém de Paranaguá não conhecia a realidade do local aonde eles ficariam no Rio de Janeiro.
Procurado pela reportagem, Márcio de Morais Cunha, presidente da Associação Fênix de Esportes, esclareceu que, em momento algum, foi responsável pelo encaminhamento dos adolescentes para o centro de treinamento.
“Apenas forneci informações de onde era o local, valores e essas coisas. Não recebi nada, não encaminhei ninguém, com exceção do meu filho, de 14 anos, que está lá em Duque de Caxias para tentar realizar o seu sonho de jogar futebol”, afirmou.
Márcio Cunha salientou que o filho dele nunca reclamou do local ou da alimentação que era fornecida. “Fiquei surpreso com as acusações que fizeram, e não acredito que sejam verdadeiras, senão meu filho teria me falado algo”, disse.
Para ele, talvez alguns dos meninos tenha estranhado o fato de estar longe de casa ou ter que fazer algumas tarefas domésticas. “Eles sabiam que não iriam para um spa; que o treinamento seria duro, mas isso está longe de ser cárcere privado”, destacou.
O presidente da Associação Fênix – que treina atualmente 85 atletas nas categorias 13, 15 e 17 anos – diz ter ficado chocado com as denúncias que levaram à ação da Polícia Civil, principalmente pelo profissionalismo do responsável pelos treinamentos.
Ainda segundo Márcio Cunha, outros pais de meninos que estão sendo preparados no local estão se mobilizando para esclarecer toda situação junto à Polícia Civil. “Deve ter havido um mal-entendido e um certo exagero nas denúncias”, finalizou.
Notícias
PM recupera carro furtado e prende suspeito de roubo em Paranaguá
Homem estaria envolvido em crime ocorrido no Centro Histórico
A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto em Paranaguá e prendeu um homem suspeito de roubo, no qual o mesmo carro foi utilizado para a fuga.De acordo com a ocorrência, por volta das 13h de sexta-feira (22), uma equipe da Rádio Patrulha da PM realizava policiamento ostensivo no bairro Bockmann quando avistou um automóvel GM Corsa preto, que constava como furtado.
Ao verificarem a situação, os policiais encontraram o carro estacionado, destrancado, sem chaves e sem bateria. O motor ainda estava quente, indicando que o veículo havia sido abandonado recentemente.
Enquanto estavam no local, os militares receberam informações de um policial de folga que informou que indivíduos haviam utilizado o carro para cometer um roubo durante a madrugada. Na ocasião, um homem ameaçou uma mulher com uma faca de cozinha e subtraiu seu celular e dinheiro no Centro Histórico.
Dando sequência às diligências, os policiais foram informados sobre a presença de um dos suspeitos nas proximidades do local onde o veículo foi encontrado. Logo após, conseguiram abordar dois homens, mas nada ilícito foi encontrado com eles.
No entanto, fotos dos abordados foram enviadas via WhatsApp para a vítima do roubo, que reconheceu um dos abordados como autor do crime.
Welington Cardoso, de 36 anos, foi identificado como sendo o homem que estava com a faca encontrada no veículo utilizado no assalto. Ao ser questionado, Welington negou envolvimento, mas afirmou que quem estava com a faca era outro indivíduo e forneceu o nome do suposto autor.
Porém, diante dos fatos, o outro homem abordado foi liberado no local e Welington foi encaminhado à Delegacia Cidadã junto com o veículo recuperado, a faca utilizada no crime e a vítima orientada para os procedimentos legais cabíveis.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estão