Notícias
SiSU 2024: Unespar oferta 1.117 vagas
Inscrições deverão ser feitas pela internet entre 22 e 25 de janeiro; confira a lista com as 127 instituições
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aderiu à edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e vai disponibilizar 1117 vagas, distribuídas em 78 cursos, nos sete campi da instituição. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, entre 22 e 25 de janeiro.
REQUISITOS
Estarão aptos a se inscrever candidatos que tenham participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação, além de não terem participado da prova na condição de “treineiro”, isto é, de postulante que só tenham realizado o exame para treinar e/ou ganhar experiência. O candidato deverá escolher duas opções de vaga disponíveis.
MUDANÇA
Pela primeira vez, o SiSU vai ser realizado em uma única oportunidade. Antes, ocorria duas vezes ao ano, abrangendo cada um dos semestres. Na atual, os aprovados serão distribuídos por período letivo de acordo com a nota e a disponibilidade de vagas de cada instituição participante, sem possibilidade de escolha.
COTAS
A edição 2024 do SiSU já inclui as alterações estabelecidas pela Lei de Cotas (14.723, de novembro de 2023), que prevê que todos os participantes inscritos no SiSU serão inicialmente classificados de acordo com seu desempenho no Enem, sob a modalidade de ampla concorrência. Posteriormente, está prevista a aplicação das reservas de vagas determinadas pela Lei de Cotas e políticas de ações afirmativas adotadas pelas instituições de ensino. Do total ofertado, metade será reservada a candidatos que se enquadrem naquelas destinadas a ações afirmativas, divididas em três grupos: estudantes em geral (25%) e pretos e pardos (20%) que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e pessoas com deficiência (5%), independentemente do itinerário – público ou privado – de formação.
RESULTADO
A lista dos aprovados na chamada regular será publicada no mesmo endereço eletrônico da inscrição em 30 de janeiro, com matrículas entre 1 e 7 de fevereiro. Já a de espera para vagas não preenchidas na primeira chamada será formada a partir da manifestação de interesse dos candidatos para apenas um dos cursos escolhidos no ato da inscrição, a ser informada entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro na página do SiSU. Neste caso, a Unespar publicará no site da instituição, em momento oportuno, a lista de espera, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência, estipulando, em edital futuro, procedimentos para preenchimento dessas vagas.
Para maiores informações sobre o SiSU 2024, acesse o edital de seleção AQUI e a página da Unespar com as informações específicas da instituição neste LINK. Para inscrição clique AQUI.
INSTITUIÇÕES
Ao todo, 127 instituições de ensino superior vão oferecer vagas para o SiSU 2024. São 264.360 vagas distribuídas por todo o país, a maioria delas para cursos em tempo integral, com 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição. Confira AQUI as vagas por instituição.
Da Unespar e EBC
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.