Ligue-se a nós

Notícias

Sexta-feira é o último dia para se inscrever no curso de capacitação para brigadistas

Aulas semipresenciais iniciam no dia 7 de agosto; qualquer cidadão que resida no Paraná com idade superior a 18 anos pode se voluntariar

Publicado

no

As inscrições para o curso de Capacitação em Brigadistas Civis Voluntários encerram nesta sexta-feira (4/8). As aulas são destinadas àqueles que têm interesse em atuar na prevenção e no combate a incêndios florestais.

A iniciativa é do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros do Paraná. O intuito é treinar voluntários que queiram ajudar na segurança das pessoas, do meio ambiente e de propriedades naturais.

Qualquer cidadão que resida no Paraná com idade superior a 18 anos pode se inscrever. Também podem participar integrantes já cadastrados no programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (UCs) do Paraná (VOU), dentro do Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna).

O objetivo da capacitação é ampliar o quadro de voluntários brigadistas, composto atualmente por 648 pessoas. Os treinamentos serão teóricos e práticos. “O voluntariado tem o potencial para transformar os cidadãos em guardiões da biodiversidade, em aliados da conservação. As capacitações servem de incentivo e disseminação de conhecimento para que essas pessoas possam atuar de forma eficaz e segura nos diversos segmentos que as atividades proporcionam”, afirma a bióloga e chefe das Unidades de Conservação do IAT, Ana Letícia Lowen.

Ela explica que pela primeira vez o IAT terá estrutura para treinar pessoas de todas as regiões do Paraná, sem que para isso elas precisem se deslocar por longas distâncias. Até o fechamento desta matéria, 142 interessados haviam se inscrito.

Anúncio

SOBRE O CURSO
As aulas terão início na segunda-feira (7), de forma semipresencial, com 40 horas de duração – 25 horas de conteúdo teórico na modalidade de ensino a distância (EAD), e 15 horas na modalidade prática.

As aulas presenciais serão em Unidades de Conservação do Paraná, com local divulgado apenas para os inscritos. A conclusão da capacitação está prevista para 22 de agosto e o aluno, sendo aprovado, receberá um certificado.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. É necessário realizar o seguinte passo a passo: acesse o site da Escola de Defesa Civil, clique na aba de “Cursos ABERTOS” e, em seguida, em “Cursos com inscrição RESTRITA”. Selecione o “Curso de Capacitação em Brigadistas Civis Voluntários – TURMA I 2023”, e no campo de “Autoinscrição (Estudante)” insira a chave de inscrição PREVINA2023. Para finalizar clique em “Inscreva-me”. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a equipe do IAT pelo e-mail: [email protected].

VOU
 Os inscritos no curso automaticamente passam a fazer parte do programa de Voluntariado de Unidades de Conservação do Paraná (VOU) como brigadistas voluntários. O VOU é uma proposta do IAT que possibilita o ingresso de pessoas que colaboram de forma espontânea em diferentes atividades de manejo e gestão para proteger as UCs do Paraná.

Os voluntários se envolvem em atividades como o atendimento ao visitante, manutenção de trilhas e/ou instalações de novos espaços, em projetos de educação ambiental e pesquisa, em trabalhos administrativos de UCs, em ações de recuperação de áreas degradadas ou ainda na implementação de projetos de manejo das UCs. Há disponibilidade de alojamento, alimentação e transporte, além de seguro contra acidentes.

Anúncio

Assim como o VOU, o Previna é também uma atividade voltada para voluntários, mas com foco na prevenção e para o combate aos incêndios florestais nas UCs, garantindo a preservação dos patrimônios ambientais existentes no Paraná.

Serviço:

Curso de Capacitação em Brigadistas Civis Voluntários

Inscrições: até 4 de agosto, pelo site da Escola de Defesa Civil, com adesão gratuita

Modalidade semipresencial: 40 horas/aula (25 horas EAD / 15 horas de prática)

Anúncio

Início das aulas: 7 de agosto

Encerramento das aulas: 22 de agosto

Da AEN

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.