Ligue-se a nós

Notícias

Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos

Em 2023 houve aumento de 26% no número de ocorrências em relação ao ano anterior

Publicado

no

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo SESA

No verão é comum observar o aumento da ocorrência de acidentes com animais peçonhentos. Além das altas temperaturas que favorecem a reprodução destes animais, o aumento ocorre também pelo maior fluxo de pessoas em regiões de turismo, como matas e o Litoral. Para evitar problemas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância em redobrar os cuidados em relação à prevenção destes acidentes.

Os animais peçonhentos se caracterizam pela capacidade de injetar substâncias tóxicas pelas presas. Os acidentes de maior ocorrência são com animais como cobras, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, em 2022 foram registrados 15.980 acidentes por animais peçonhentos no Paraná. Informações preliminares apontam 20.202 acidentes no ano de 2023, um aumento de 26%.

Entre os meses de dezembro de 2022 e março de 2023, na última temporada de verão, foram registrados 8.066 acidentes, o que representa 40% dos casos do total de notificações. Desse, 46% foram causados por aranhas, seguidos pelos acidentes com escorpiões (26%), abelhas (12%) e serpentes (5%).

Para prevenir acidentes com animais peçonhentos são recomendados alguns cuidados, como não acumular entulhos e materiais de construção, vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés, manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros, entre outros.

“Além destes cuidados, é imprescindível prestar atenção e sacudir roupas e calçados antes de vestir, uma vez que  aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo”, alertou Roselane Oliveira de Souza Langer, chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações (DVZI) da Sesa.

No caso de picadas ou contato com animais peçonhentos, a vítima deve procurar atendimento em uma Unidade de Saúde mais próxima imediatamente. Se possível, levar uma foto do animal causador do acidente. Evite procedimentos caseiros, como cortar a área do ferimento ou sugá-la. A referência para atendimento de acidentes por animais peçonhentos no Estado é o Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná (Ciatox-PR), no telefone 0800 410 148.

Da Sesa

Notícias

VÍDEO: Rapaz leva facada na cabeça em briga dentro de ônibus em Curitiba

Confusão entre jovens foi na linha Santa Cândida – Capão Raso

Publicado

no

Por

Foto: Reprodução

Uma briga entre jovens dentro de um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida – Capão Raso, do transporte municipal de Curitiba, no início da tarde de terça-feira (15), deixou uma pessoa ferida por arma branca. Um dos envolvidos estava com uma faca e acertou outro homem na região da cabeça.

Imagens gravadas por passageiros mostram um dos rapazes portando um faca e deferindo golpes contra outros jovens dentro do utilitário. Também é possível ver que passageiros ficam assustados e saem do veículo. As imagens são fortes.

De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), o veículo saiu do Terminal Boa Vista e parou em frente à garagem da empresa, que fica perto do terminal onde a Guarda Municipal (GM) foi acionada e conseguiu deter o jovem e apreender a faca usada na briga.

Ninguém soube repassar informações sobre o motivo da agressão.

Continuar Lendo

Notícias

Paranaguá Saneamento reforça compromisso com o meio ambiente em ações sustentáveis

Em setembro, concessionária realizou ações com a comunidade com o objetivo de conscientizar a preservação ambiental.

Publicado

no

Por

A Paranaguá Saneamento, empresa do grupo Iguá, segue atuando em prol da sustentabilidade e preservação ambiental. Recentemente, a concessionária promoveu duas importantes ações no município de Paranaguá, reforçando o compromisso de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região.

No dia 19 de setembro, a companhia organizou um mutirão de limpeza nas praias da Ilha do Mel, uma das principais áreas turísticas e de preservação ambiental do litoral paranaense. A ação contou com a participação de voluntários da Paranaguá Saneamento e de outras instituições, resultando na coleta de aproximadamente 3 toneladas de resíduos, incluindo plásticos, isopor, sucatas e metais.Além disso, em 26 de setembro, a empresa realizou o plantio de árvores na Praça Alfredo Budant, em Paranaguá. Essa iniciativa tem como objetivo não apenas aumentar as áreas verdes da cidade, mas promover a conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. A ação também é uma medida de compensação devido aos transtornos que possam ser ocasionados pelas obras da concessionária na região, obras estas que trazem benefícios ao meio ambiente e para a população, através da universalização da coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana regular do município.“Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com o meio ambiente e com a comunidade de Paranaguá. Sabemos que ações como o plantio de árvores e a limpeza das praias são essenciais para garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, afirmou Eric W. Maffazzioli, diretor operacional da Paranaguá Saneamento.

Com essas atitudes, a concessionária reafirma sua missão de preservar o meio ambiente e contribuir para a qualidade de vida da população local, trabalhando em parceria com a comunidade e outras instituições na promoção de práticas sustentáveis.

Continuar Lendo

Notícias

Paraná registra 239 novos casos de dengue em uma semana

Já são 2.699 casos confirmados neste período epidemiológico; nenhum óbito

Publicado

no

Por

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou nesta terça-feira (15) o informe semanal da dengue. De acordo com o novo boletim da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, foram registradas mais 2.355 notificações da doença, com 239 novos casos, sem óbitos na última semana.

Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 21.941 notificações, 2.699 casos confirmados e nenhuma morte em decorrência da dengue.

Ao todo, 343 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 220 possuem casos confirmados.

OUTRAS ARBOVIROSES
Informações sobre chikungunya e zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período foram confirmados sete casos de chikungunya, sendo registradas 159 notificações da doença no Estado. Com relação ao zika vírus, até o momento ocorreram sete notificações, sem casos confirmados.

A Sesa reforça a importância da remoção de criadouros para a eliminação de qualquer local ou recipiente que possa acumular água.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.