Notícias
Rodovia entre Paranaguá e Pontal não será duplicada
SONHADA DUPLICAÇÃO “SAIU” DA LISTA DE OBRIGAÇÕES DA ECOVIA
Da Gazeta do Povo
Quem esperava ver duplicados os 19 quilômetros da PR-407, rodovia entre Paranaguá e Pontal do Paraná, sofreu um revés. O contrato de concessão dava a entender que todo o trecho seria transformado em pista dupla. Contudo, supostos erros de cálculo quando a obra foi dimensionada, em 1997, teriam forçado uma revisão da exigência. Governo do Paraná e a concessionária Ecovia negociaram para adequar a obra. Em “troca”, apenas 3,5 quilômetros foram duplicados e obras incluídas, como um viaduto e três passarelas.
Pelos termos do contrato de concessão, firmado há 20 anos, ficou estabelecido que a obrigação de fazer obras estava relacionada aos gastos e não às quilometragens. Em outras palavras, não está escrito que a concessionária precisa duplicar os 19 quilômetros, mas que deve reservar um determinado valor, que deveria ser suficiente para a duplicação. Contudo, o montante estipulado seria muito menor do que o necessário para executar a obra.
O diretor-superintendente da Ecovia, Evandro Couto Vianna, comenta que, em valor de 1997, foram estipulados R$ 19 milhões para fazer os 19 quilômetros. “O valor foi subestimado. É uma área de mangue e não consideraram, entre outras coisas, a retirada de terra”. No final, de acordo com informações do governo estadual, a obra, mesmo menor em extensão, saiu por R$ 57 milhões.
Assim, com o aval da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar), governo e concessionária concordaram em redimensionar a obra. O acordo foi formalizado num aditivo de contrato firmado em 2015. Mas não foi amplamente divulgado. Há apenas algumas menções tangentes em textos publicados pela agência do governo do Paraná, enfatizando que a duplicação foi antecipada em um ano, mas sem detalhar os termos do acordo.
Moradores e turistas enfrentam dificuldades de tráfego na região. Mas os problemas seriam sazonais, concentrados na temporada de verão. Esse foi um dos principais argumentos para desistir da duplicação de todo o trecho de 19 quilômetros. A pista dupla ficou restrita a 3,5 quilômetros, do entroncamento com a BR-277 até o fim da área urbana de Paranaguá. O trecho seguinte, até Pontal, segue em pista simples.
Segundo Viana, o fluxo diário de 7 mil veículos não justifica a duplicação de todo o trecho. Ele projeta, contudo, que num futuro breve, daqui a sete anos, a obra pode ser necessária. O contrato da concessionária vence em 2021. O diretor-superintendente da Ecovia destacou ainda que, caso seja decidido que a duplicação é fundamental, teria de ser feito um novo aditivo de contrato, com impacto na tarifa.
(Reportagem: Katia Brembatti)
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.