Ligue-se a nós

Notícias

Reciclagem de materiais em Paranaguá ganha agilidade com novo equipamento

NOVA ESTEIRA FOI CEDIDA PELO InPAR

Publicado

no

Agora Litoral
Os catadores de materiais recicláveis da Associação Nova Esperança, na Ilha de Valadares, em Paranaguá, devem aumentar seus rendimentos com uma nova esteira de separação de resíduos cedida pelo Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR).

O trabalho de triagem de uma bag com resíduos, que levava em média meia hora para ser concluído, passou a ser feito em menos de dez minutos. A entrega oficial do equipamento foi realizada como uma ação que visa atender o cumprimento legal da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Para a cessão, o Instituto analisa uma série de critérios, como o grau de organização da cooperativa, os equipamentos necessários e o porte da cidade, que deve ter mais de 80 mil habitantes.

O InPAR estrutura o projeto para a associação candidata à melhoria, e um comitê técnico faz a avaliação do pedido. “O Acordo Setorial de Embalagens em Geral deve prever que o setor produtivo recupere 22% das embalagens comercializadas. Isso pode ser feito por meio de capacitação de catadores, ou por cessão de equipamentos. Nós optamos por ceder maquinário, por entendermos que dessa forma também conseguimos melhorar o rendimento financeiro dessas pessoas que têm esse trabalho tão importante, de triagem de recicláveis”, explica Rommel Barion, presidente do InPAR.

Associação Nova Esperança (Foto: Denise Morini / InPAR)

Cristiane Rosa Cordeiro está na Associação Nova Esperança há três meses. Voltou depois de ter sido mãe pela quinta vez. “Meu marido está desempregado e sou eu, com esse trabalho, que sustento minha casa. Tudo que vem para melhorar a associação é muito bem-vindo”, conta a trabalhadora.

A Associação tem atualmente 15 associados e uma fila de espera de pessoas que querem trabalhar com reciclagem. A presidente da Nova Esperança, Silvia Paszko Zuzi, espera aumentar a sede para poder receber mais associados. “O caminhão de recicláveis passa por aqui às terças e sextas, mas sabemos que podemos trabalhar muito mais com a modernização da cooperativa. Trabalhamos com material de todo tipo porque, além da preocupação com o ganho financeiro no fim do mês, temos uma grande preocupação com o meio ambiente”, explica Silvia, que está na Associação há 10 anos.

Anúncio

O secretário de Meio Ambiente de Paranaguá, Vinícius Yugi Higashi, que também estava na cerimônia, comemorou a chegada da esteira, que deverá melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. “Sabemos que a localização de uma associação de coleta seletiva em uma ilha já é algo que dificulta o trabalho dessas pessoas, por conta da logística. Com a esteira, esse processo ganha mais velocidade, os trabalhadores ganham em ergonomia, ficam mais protegidos de resíduos perigosos, e o município também ganha, economizando o que seria pago ao aterro”, analisa Higashi.

A Associação Nova Esperança é a terceira a receber equipamentos do InPAR. As outras duas beneficiadas ficam em São José dos Pinhais.

Além de representantes do InPAR e do secretário de Meio Ambiente de Paranaguá, a solenidade de entrega oficial da esteira teve a presença do gerente de contratos operacionais da Paviservice, que administra o serviço de caminhões de coleta da cidade, José Leandro Pontes, dos fiscais de contrato da Paviservice, Joel Mendes Veloso e Harley Lopes Salgado.

Sobre o InPAR
O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) é uma instituição que tem o propósito de operacionalizar um sistema estadual de logística reversa de embalagens pós-consumo, visando atender às determinações impostas pela legislação vigente no âmbito estadual e federal. Fundado por seis sindicatos industriais (Sincabima, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep), com o apoio da Fiep, o Instituto possui 37 associadas de diferentes segmentos da indústria.

Anúncio
Anúncio

Notícias

PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana

Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura

Publicado

no

Por

Foto: Gabrielle Sversut/PCPR

De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.

O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.

PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.

Com informações da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná

Fatalidade ocorreu no final de semana

Publicado

no

Por

Emanuel Santos de Antoni - Foto: Redes sociais

Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.

A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.

A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.

Continuar Lendo

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.