Ligue-se a nós

Notícias

Projeto de estudante da UFPR resulta em política pública em Matinhos

CÂMARA APROVOU E O PREFEITO SANCIONOU

Publicado

no

Agora Litoral
O projeto de Aprendizagem do estudante de Agroecologia Tiago Tischer Coelho, de 36 anos, resultou em um processo de criação de uma nova política pública para o município de Matinhos, no Litoral do Paraná.

Em março deste ano, a Câmara Municipal aprovou e encaminhou para a sanção do prefeito Ruy Hauer Reichert o projeto de lei que instituiu a Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (Lei 2030/2019).

O articulador do projeto na Câmara de Matinhos foi o vereador Gerson Júnior, presidente do Legislativo, que instituiu uma Comissão Parlamentar Especial para elaborar estudo e propor medida para criação de projetos em Agricultura Urbana, buscando soluções práticas para sua implementação.

Essa comissão trabalhou em conjunto com a comunidade acadêmica resultando, segundo o professor Manoel Flores Lesama, do curso de Agroecologia da UFPR Litoral, “em uma lei inovadora para a região do litoral paranaense”.

Vereador Gerson, professor Manoel com Tiago Coelho

PROPOSTA
Segundo Tiago, a Política de Agricultura Urbana e Periurbana tem como proposta planejar e executar suas ações organizadas em rede, promovendo o diálogo entre múltiplos atores intersetoriais e intergovernamentais. “Essas atividades compreendem um ciclo que se retroalimenta. São processos de compostagem, produção de mudas e sementes, cultivos e criações, beneficiamento de produtos, comercialização e consumo, que podem ser praticadas pelo poder público, pelo setor privado e pelo terceiro setor, em espaço público ou privado que podem ser cedidos ao terceiro setor”, afirmou o estudante.

Entre os objetivos da nova lei estão o aumento da segurança alimentar e nutricional da população, especialmente daquelas famílias que estão em vulnerabilidade social; o estímulo a ações relacionadas à educação ambiental, agroecologia e educação para uma alimentação adequada e saudável; a promoção do bom uso do solo na região urbana e periurbana com ações que visem à inclusão produtiva para fins de subsistência, para a comercialização e para doação; o fortalecimento de redes solidárias de produção, de comercialização e desenvolvimento local e sustentável; e a contribuição com a solução de problemas e conflitos de uso do espaço em áreas de proteção ambiental no município, bem como a orla marítima.

Anúncio

Lei Municipal beneficiará  a cidade

ENTENDA MELHOR
Entende-se por Agricultura Urbana e Periurbana a produção, o extrativismo e a coleta de produtos agrícolas como: hortaliças, frutas, ervas medicinais, plantas ornamentais e as de manejo florestal; a criação de animais de pequeno porte; a produção de insumos de forma sustentável, visando à menor agressão possível ao ambiente na retirada e uso dos recursos, e a produção artesanal de alimentos e bebidas para o consumo humano, sendo sua prática voltada à inclusão produtiva para fins de subsistência, às trocas, à comercialização e às doações.
PROJETOS
Dois projetos de extensão do Setor Litoral da UFPR estão dando suporte à implementação da política no município. “Agricultura urbana, jardins para se emancipar”, coordenado pelo professor Manoel Flores Lesama, e “Tecnologias sociais para a promoção da segurança e soberania alimentar”, coordenado pelo professor Paulo Rogério Lopes.

Os dois projetos, formulados no final de 2018, são produtos da ICH (Interação Cultural e Humanística) Agricultura Urbana. As ações contam com a colaboração de outras instituições parceiras como o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e a Emater.

VEJA A NOVA LEI

Anúncio

Notícias

Verão Maior Paraná terá 33 shows gratuitos em Matinhos e Pontal

Revelação dos nomes aconteceu nesta quarta-feira (27), no Palácio Iguaçu

Publicado

no

Por

Foto: José Fernando Ogura

O Verão Maior Paraná 2024/2025 do Governo do Estado promoverá 33 shows gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná entre janeiro e fevereiro. Serão sete finais de semana seguidos com programação musical e grandes nomes da cultura popular brasileira nas praias paranaenses, de 10 de janeiro a 22 de fevereiro. A expectativa é de reunir um público superior ao da última edição, que atraiu mais de 1 milhão de turistas, inclusive com um show com mais de 150 mil pessoas, ou quase dois Maracanãs lotados.

As novidades deste ano são o aumento no número de atrações (em 2023 foram 23 apresentações em cinco finais de semana), da estrutura dos palcos, com mais telões ao longo da praia, e uma atração surpresa para Matinhos, que será revelada entre dezembro e janeiro.

DRONES
A revelação dos nomes aconteceu nesta quarta-feira (27) com o maior show de drones da história do Paraná, sobre o Palácio Iguaçu. Os ritmos serão bem variados, passando pelo rock nacional de Titãs, o pop rock de Jota Quest, o samba do Sorriso Maroto, o pagode de Péricles e Alexandre Pires, a moda caipira de Rio Negro & Solimões e o sertanejo de Michel Teló, Matheus & Kauan, Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano, e vários outros.

O primeiro final de semana terá Jota Quest, Péricles e Matheus & Kauan em Matinhos, de sexta-feira a domingo (10 a 12 de janeiro), na arena que será construída nas proximidades do Pico de Matinhos, e Péricles e Loubet em Pontal do Paraná, no Centro de Eventos Marissol, na sexta-feira e no sábado. O fechamento da programação terá Fernando & Sorocaba e Titãs em Matinhos e George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner em Pontal do Paraná.ATIVIDADES
Além dos shows, o Verão Maior Paraná 2024/2025 terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local em arenas fixas no Litoral (Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná) e no Noroeste do Estado, com atividades e competições esportivas, aulas de ginástica, dança, gincanas, caminhadas e recreação infantil, além de exposições e ações itinerantes das secretarias estaduais.

Confira a programação completa:

MATINHOS
Janeiro
10 de janeiro – Jota Quest
11 de janeiro – Péricles
12 de janeiro – Matheus & Kauan
17 de janeiro – Gustavo Mioto
18 de janeiro – Guilherme & Santiago
24 de janeiro – Alexandre Pires
25 de janeiro – César Menotti & Fabiano
26 de janeiro – Guilherme & Benuto
31 de janeiro – Sorriso Maroto

Anúncio

Fevereiro
01 de fevereiro – Atração surpresa
07 de fevereiro – João Bosco & Vinícius
08 de fevereiro – Zezé di Camargo & Luciano
09 de fevereiro – Michel Teló
14 de fevereiro – Clayton e Romário
15 de fevereiro – Eduardo Costa
21 de fevereiro – Fernando & Sorocaba
22 de fevereiro – Titãs

PONTAL DO PARANÁ
Janeiro
10 de janeiro – Péricles
11 de janeiro – Loubet
17 de janeiro – Guilherme & Santiago
18 de janeiro – Sambô
24 de janeiro – César Menotti & Fabiano
25 de janeiro – João Haroldo & Betinho e Guilherme & Benuto
31 de janeiro – Bruninho & Davi

Fevereiro
01 de fevereiro – João Neto & Frederico
07 de fevereiro – Felipe Araújo
08 de fevereiro – Cezar & Paulinho e Thiago Carvalho
14 de fevereiro – Eduardo Costa
15 de fevereiro – Rio Negro & Solimões
21 de fevereiro – George Henrique & Rodrigo
22 de fevereiro – Rick & Renner

As forças de segurança do Paraná vão atuar nos locais para garantir a organização do trânsito e a tranquilidade das festas, assim como em toda a faixa litorânea durante a temporada. Também haverá segurança privada nos eventos.

Da AEN

Anúncio
Continuar Lendo

Notícias

Paranaguá Saneamento alerta sobre os riscos de descartar lixo na rede de esgoto

Capacete de motociclista, cone de trânsito e até roupas são exemplos de itens já encontrados pela companhia

Publicado

no

Por

A Paranaguá Saneamento, responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, faz um importante alerta à população: o descarte irregular de resíduos sólidos na rede de esgoto pode causar grandes prejuízos à infraestrutura, ao meio ambiente e à saúde pública. Entre os itens encontrados nas tubulações da cidade estão capacetes de motociclista, cones de trânsito, roupas e até brinquedos.

Esse tipo de descarte inadequado é uma das principais causas de entupimentos e transbordamentos na rede de esgoto, prejudicando o funcionamento do sistema e gerando riscos de contaminação ambiental. “A rede coletora de esgoto é projetada exclusivamente para receber água utilizada nas residências, como a proveniente de pias, chuveiros e vasos sanitários. Quando resíduos sólidos são descartados nela, obstruções podem ocorrer, causando desde danos à estrutura até o refluxo de esgoto para ruas e imóveis”, explica Eric Maffazzioli, diretor operacional da Paranaguá Saneamento.

Os impactos vão além dos transtornos imediatos. Entupimentos na rede podem gerar alagamentos em dias de chuva, comprometer o tratamento do esgoto e contribuir para a proliferação de doenças. A empresa reforça que a população deve utilizar os sistemas de coleta de lixo adequados e respeitar a finalidade das redes de esgoto.

“Cuidar da infraestrutura de saneamento é responsabilidade de todos. Quando cada um faz a sua parte, garantimos um sistema mais eficiente, protegemos o meio ambiente e asseguramos a saúde de toda a comunidade”, complementa Eric.

A companhia disponibiliza canais de atendimento para que os moradores possam tirar dúvidas ou denunciar irregularidades. Basta entrar em contato através da central 0800 4000 520, pelo WhatsApp (41) 99244-5030 ou na loja de atendimento presencial localizada na Rua Vieira dos Santos, 333 – Campo Grande.

Anúncio
Continuar Lendo

Notícias

Aberto período de matrículas para a educação infantil de Paranaguá

Cadastramento acontece até o dia 29, na arena Albertina Salmon

Publicado

no

Por

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (SEMEDI) realiza na arena Albertina Salmon, a primeira chamada para matrículas na rede infantil para o ano letivo de 2025. O prazo vai até o dia 29 de novembro, seguindo o cronograma por escolas.

Esta chamada tem o público alvo crianças de 4 e 5 anos. Posteriormente será aberto o período de matrículas para crianças de 0 a 3 anos. As vagas remanescentes serão destinadas às crianças que estão na lista de espera.

Os documentos necessários para a realização da matrícula são:

CPF e Certidão de Nascimento da criança
Comprovante de residência (luz)
RG e CPF dos pais ou responsáveis
Número do NIS (Auxílio Brasil)
Declaração de Trabalho (para vagas integrais, se disponíveis)
Declaração de Vacinação (conforme Lei Estadual nº 19.534/2018). Esta declaração pode ser apresentada ao longo do ano letivo para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde.

Confira aqui o nome do seu filho e o dia que precisará comparecer ao local.

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.