Notícias
Projeto de contação de histórias desce a serra e chega em cidades do Litoral
Público-alvo são alunos do 1º ao 5º ano de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba
A Malasartes – Educação Sensível, neste primeiro semestre de 2023, começa uma circulação por 4 cidades do Paraná com o projeto “Fabulário – Histórias Nascentes Descendo a Serra”. Neste período, o projeto chega em Quatro Barras, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba para encontros com narração de histórias que reúnem a riqueza literária das narrativas formadoras de nosso povo, originárias das matrizes indígenas, africanas e europeias.
Durante esta circulação, alunos de escolas públicas de 1ºs a 5ºs anos das quatro cidades contempladas pelo projeto terão acesso gratuito, por meio das apresentações, ao acervo literário de fábulas e lendas brasileiras, representativo da exuberante vida dessa região, que ganha forma nos contornos sinuosos de rios, montanhas, cachoeiras, flora, fauna e vilarejos de cultura ancestral.
As sessões de histórias serão mediadas por Luis Teixeira e Adriane Havro, profissionais que atuam há mais de 20 anos com projetos de incentivo à leitura. As obras escolhidas para as sessões de leituras são de autores reconhecidos como Heloísa Prieto, Ricardo Azevedo, Ernani Ssó, Ângela Lago, Ilan Brenman, Câmara Cascudo, dentre outros. Estes escritores trabalham com contos populares brasileiros, principalmente de caráter fabuloso, em que personagens como onças, macacos, jabutis e personagens humanos típicos da nossa terra, desafiam-se entre si, de forma divertida, como um jogo de xadrez. Nessa disputa, entram em cena a astúcia, a sabedoria e a estratégia, e nem sempre é o mais forte ou o mais ágil que sai vencedor.
As apresentações dos narradores serão enriquecidas com a utilização de uma “Caixa de Histórias”, criada pelo designer Ertclif Anselmo, inspirada no “Crankie” – uma antiga arte usada por alguns menestréis, em que a história é contada/cantada, ao mesmo tempo em que se desenrola uma bobina de papel ou tecido, por meio de duas manivelas, com uma sequência de imagens narrativas de grande delicadeza. Na performance, a narrativa e a ilustração se entrelaçam de modo harmônico e interativo.
As histórias ilustradas, de autoria da artista plástica e ilustradora Rosangela Grafetti, terão como linguagem pinturas em aquarela, com a proposta de valorizar a identidade com o elemento água que une os municípios que serão atendidos (histórias nascentes: água dos rios que descem a serra e desembocam na água do mar).
Trata-se de uma imagem poética que expressa com vivacidade a trajetória destes povos ribeirinhos e que reproduz a proposta do projeto, de atuar como um manancial que leva suas histórias para diferentes povoados e comunidades, em um encontro de narrativas ancestrais.As quatro cidades escolhidas para a circulação do “Fabulário – Histórias Nascentes Descendo a Serra”, fazem parte do percurso “descendo a serra”, e têm em seu histórico de formação cultural as ricas influências de tradições, lendas e costumes ligados à Floresta da Mata Atlântica.
O projeto tem apoio da Copel – Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.