Notícias
Programa Porto Escola inicia atividades em 2019
META É ATENDER 2500 CRIANÇAS ATÉ O FINAL DO ANO
Agora Litoral
O Programa Porto Escola, organizado pelos Portos do Paraná, iniciou as atividades de 2019 nessa quinta-feira (14). A primeira turma reuniu 85 alunos da Escola Municipal Dr. Aníbal Ribeiro Filho, de Paranaguá, com objetivo de apresentar as atividades portuárias, o cuidado com o meio ambiente e noções de segurança.
Este é o quinto ano do projeto, que tem como meta atender 2,5 mil crianças até dezembro. “É um programa de Educação Econômica, Ambiental e Social, pelo qual as crianças conseguem entender a dimensão, a realidade e a importância das atividades portuárias”, disse o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana. “Associado a essas informações, aproveitamos para tratar de questões da educação na relação porto x cidade, no que diz respeito à retaguarda das atividades portuárias e como eles devem se comportar com segurança”, afirmou.
Segundo o diretor, a ideia é ampliar ainda mais o projeto para trazer mais escolas de todo o Litoral- incluindo as crianças das ilhas – para conhecer o porto. “Precisamos quebrar a ideia de que o porto só funciona dentro de seus muros. Ele precisa ser permeável para toda a sociedade”, acrescentou.
VISITA – Os alunos do quinto ano do ensino fundamental são recepcionados na sede administrativa dos Portos do Paraná, o Palácio Taguaré. Depois de assistirem palestra e receberem materiais complementares para levar para casa, os estudantes fazem um passeio pela faixa portuária, contextualizando as informações que receberam na apresentação.
No cais, a grandeza e o volume das operações são o que mais chamam a atenção de professores e alunos. “Para as crianças, esta é uma oportunidade única de conhecer o que move a nossa cidade, que é o Porto. Os empregos são gerados aqui e esta é uma oportunidade de futuro para eles também”, disse a professora Janete Correia da Silva, que participa pela quinta vez do projeto.
O aluno Alexandre Rodrigues, de 9 anos, é um dos que sonha em um dia trabalhar no Porto de Paranaguá. Esta é a primeira visita dele, que interagiu durante todo o passeio. “Eu achei muito legal! As construções aqui são gigantes. Da palestra, eu gostei muito de aprender sobre os animais marinhos”.
PROGRAMA – A partir desta semana, todas as quintas-feiras o Porto de Paranaguá receberá novos grupos de alunos. O Projeto Porto Escola – Educação para Sustentabilidade – é uma ação dos Portos do Paraná, promovida em convênio com as Prefeituras de Paranaguá e Antonina. O público-alvo são os professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de ambos os municípios. Em Antonina, a atividade terá início em julho.
Como continuidade à visita, para instigar ainda mais a participação dos alunos e professores no projeto, o Porto Escola também promove, semestralmente, um concurso de desenhos com a elaboração de uma frase sobre os portos. Esse trabalho é conduzido pelos professores, em sala de aula. Este ano, os concursos estão previstos para os dias 03 de julho e 28 de novembro.
PORTO ESCOLA – PARANAGUÁ
Número de alunos atendidos:
– 2015: 1528 alunos;
– 2016: 2257 alunos;
– 2017: 1250 alunos;
– 2018: 1570 alunos;
– 2019: previsão de atendimento de 2555 alunos.
***O Programa atende todas as 30 escolas da rede municipal.
Da AEN / Fotos: Claudio Neves
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.