Ligue-se a nós

Notícias

Preso filipino suspeito de matar garota de programa em Paranaguá

PRISÃO OCORREU POR VOLTA DE 1H30 DA MADRUGADA DESTA QUARTA-FEIRA

Publicado

no

Suspeito foi preso a bordo do navio em que estava embarcado

Agora Litoral – ATUALIZADA ÀS 11H05
Foi preso na madrugada desta quarta-feira (21) o filipino suspeito de ter assassinado a garota de programa Claudia Helena Gaspar, de 38 anos, na madrugada de terça-feira em Paranaguá.

A prisão dele foi feita pela Polícia Civil a bordo do navio Star Lygra, que está atracado no berço 201 no porto. Ao contrário das primeiras informações, Claudia foi morta com golpes na cabeça. Uma garrafa e uma pedra teriam sido as armas utilizadas no crime.

Rodney Aribal Carvajal, de 31 anos, não reagiu à ação do Grupo de Diligências Especiais da Polícia Civil de Paranaguá, que recebeu apoio do comandante da embarcação para prender o suspeito.

Segundo informações, na mala de Rodney estavam algumas roupas ensanguentadas – provavelmente as que o filipino vestia na noite em que encontrou Claudia numa boate no bairro Rocio.

REVOLTA
Amigas e colegas de trabalho de Claudia Helena estavam em frente à Delegacia quando o filipino chegou escoltado pelos policiais civis. Ele foi recepcionado com gritos de “assassino” e outras palavras de revolta. O suspeito saiu do camburão de cabeça erguida, o que indignou ainda mais as amigas da vítima.

O provável responsável pelo bárbaro assassinato estava com um curativo na mão direita encobrindo um ferimento que teria sido provocado durante os fatos que ocasionaram a morte de Claudia Helena.

Anúncio

Rodney e algumas pessoas que conheciam Claudia Helena e estavam na boate aonde ela trabalhava – entre elas o taxista que levou o casal até a casa da vítima – foram ouvidos durante toda madrugada desta quarta-feira.

O taxista declarou que transportou os dois até a casa de Claudia Helena, por volta das 3 horas da madrugada de terça-feira, disse que o suspeito estava “muito estranho, olhando pra tudo que é lado ao descer do carro”. Segundo o taxista, Claudia é quem pagou a corrida.

MUITO DOIDO
Uma das garçonetes da boate em que a vítima conheceu o filipino confidenciou que o suspeito estava “muito doido”. Disse também que ele não quis nenhuma das mulheres presentes, e que fez questão o tempo todo de ficar com Claudia Helena.

SUSPEITO NEGA AUTORIA

De acordo com a Polícia Civil, ao ser preso, Rodney negou as acusações. Em sua declaração, ele teria alegado que estava com a vítima quando dois indivíduos invadiram a casa para assaltar e ele fugiu, pulando o muro.

Anúncio

Como estava com lesões nos braços, o filipino deverá passar por exames de lesão corporal no IML de Paranaguá.

O advogado Giordano Sadday Vilarinho Reinert foi contratado pela agência marítima responsável pelo navio para acompanhar o caso.

Claudia Helena Gaspar (Foto: arquivo pessoal Facebook)

Vítima era amiga de filipinos

Claudia Helena Gaspar tinha um carinho especial por filipinos e inclusive falava fluentemente o Tagalo, um dos principais idiomas falados na República das Filipinas. Esse detalhe fazia com que normalmente fosse procurada pelos embarcados daquele país quando chegavam ao Porto de Paranaguá.

Amigas e colegas de trabalho disseram ao Agora Litoral – que estava presente e acompanhou a ação policial que prendeu o suspeito – que Claudia Helena tinha uma estranha atração por marinheiros filipinos. Em sua vida ela teve 12 filhos, destes 9 de marinheiros dessa nacionalidade. Todos foram doados para famílias mais abastadas, segundo elas.

Geralmente, ainda segundo amigas da vítima, por mais estranho que pareça, ela oferecia alimentação, promovia festas com o próprio dinheiro e dava abrigo para alguns embarcados filipinos em sua casa, localizada na Rua Professor Cleto nº 2961, onde foi assassinada na madrugada de terça-feira.

Claudia Helena Gaspar era natural de Antonina, mas estava em Paranaguá há 13 anos. Amiga de todas as horas e dona de um coração enorme, Claudia estava juntando dinheiro para ir morar nas Filipinas no final deste ano, onde – segundo as amigas mais chegadas – mora o filipino com quem ela pretendia casar.

Anúncio

VEJA O MOMENTO EM QUE O SUSPEITO SAÍA DO NAVIO

NOTÍCIA RELACIONADA

Garota de programa brutalmente assassinada em Paranaguá

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.