Ligue-se a nós

Notícias

Prefeitura anuncia intervenção na Bento Rocha

AVENIDA É DE COMPETÊNCIA DO DER

Publicado

no

Protesto dos moradores foi até 00h20 desta terça-feira

Agora Litoral
O bloqueio da Avenida Bento Rocha, proximidades da ponte do Rio Emboguaçu, em Paranaguá, que iniciou na manhã de segunda-feira, foi encerrado aos 20 minutos desta terça (7). Os moradores não se intimidaram e mantiveram o protesto por mais segurança naquela via.

Aquela região enfrenta um tráfego intenso de caminhões que se deslocam ao porto de Paranaguá e costumeiramente registra acidentes de trânsito, alguns fatais. Ainda na segunda-feira, a Prefeitura de Paranaguá anunciou que vai intervir na Bento Rocha, mesmo ela sendo de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O prefeito Marcelo Roque reuniu-se com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Município e enfatizou a necessidade de agir imediatamente naquela avenida para evitar que mais vidas sejam ceifadas.

O local tem apresentado acidentes graves, alguns fatais, como o mais recente, ocorrido no sábado (4), que vitimou o ciclista Amauri Galdino, de 48 anos.

De acordo com o Prefeito, a Prefeitura já encaminhou ofícios ao DER, mas até o momento nada foi resolvido.

“A Avenida Bento Rocha tem grande fluxo de caminhões. No ano passado foi registrada a morte de uma senhora e a Prefeitura de Paranaguá oficializou o DER para que fizesse as intervenções necessárias naquela região, mas infelizmente não houve retorno para o Município”, disse Marcelo Roque.

Anúncio

Ainda de acordo com o Prefeito, não dá mais pra aguardar uma atitude do DER. “Com ou sem liberação, realizaremos a intervenção naquela via para que se tenha um semáforo, sinalização vertical e horizontal naquele trecho para evitarmos que mais pessoas percam a vida”, enfatizou.

MEDIDAS IMEDIATAS
O secretário municipal de Segurança, sargento João Carlos Silva, lamentou o acidente fatal ocorrido no sábado e corroborou a necessidade de medidas imediatas para minimizar o risco de acidentes.

“Não podemos esperar mais atitudes do DER. Desde o ano passado encaminhamos ofícios e ações por parte do órgão, mas não ocorreram. Mandaremos novo ofício, mas, independente da resposta, tomaremos providências para que não percamos mais vidas naquele local. Infelizmente precisamos de algumas liberações para agir na região, já que a circunscrição pertence ao DER”, salientou.

COMPETÊNCIA
Algumas vias e avenidas de Paranaguá têm circunscrições diferentes. Umas são de responsabilidade do Município, outras do Estado e outras do Governo Federal. Uma dessas situações é a da Avenida Bento Rocha, que tem como responsável o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Um novo ofício deverá ser enviado ao DER solicitando providências na Avenida Bento Rocha. Contudo, a Prefeitura já anunciou que está providenciando um estudo para implantação de um dispositivo que traga mais segurança a quem transita naquela região.

Anúncio

NOTÍCIA RELACIONADA

Mais um ciclista morre atropelado em Paranaguá

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.