Ligue-se a nós

Notícias

Prefeitura anuncia ajuda a vítimas da ressaca em Paranaguá

Somente em Paranaguá, mais de 3,6 mil casas foram afetadas pela enchente provocada pela ressaca no último final de semana

Publicado

no

PARANAGUÁ, PR
Diário do Estado | Foto: Samuel Calado

 

As vítimas das enchentes provocadas pela ressaca do último final de semana devem receber apoio da prefeitura municipal de Paranaguá. O anúncio foi feito pelo prefeito Edison Kersten, que acompanhado das equipes da Defesa Civil da cidade, junto dos secretários de Meio Ambiente, Segurança, Agricultura, Pesca e Abastecimento, visitou quinze bairros que foram afetados pela cheia dos rios que circundam o município.

Segundo as estatísticas oficiais, 3.692 moradias sofreram com o alagamento somente em Paranaguá. O fenômeno ainda chegou a provocar estragos em outros pontos do litoral, como na Ilha do Mel onde casas ficaram danificadas, ou em Matinhos, onde as ondas destruíram parte da orla de alguns balneários.

Algumas das ações que já foram desenvolvidas na cidade contemplam melhorias nos bairros prejudicados. Desde o domingo (30), caminhões atuam na retirada de entulhos trazidos pelo mar em locais mais atingidos. Ainda segundo a prefeitura, obras de melhorias estruturais devem ser realizadas nas casas, e materiais de auxílio estão sendo distribuídos para recuperar os danos causados aos moradores. Outros bairros ainda devem ser visitados pela comitiva ao longo da semana.

Casas foram danificadas na Ilha do Mel (Foto: Roberto Santana / Arquivo Pessoal)

Casas foram danificadas na Ilha do Mel (Foto: Roberto Santana / WhatsApp)

Por conta da ocorrência, a Defesa Civil de Paranaguá também enviou equipes para a Ilha do Mel, que faz parte do município, para ajudar a população afetada. Por lá, residências localizadas à beira mar sofreram com o impacto das ondas que chegaram a atingir até 6 metros de altura, de acordo com a Capitania dos Portos no último comunicado.

Bairros afetados

Anúncio

O balanço divulgado pela prefeitura informa que pelo menos 16 bairros registraram ocorrências de alagamentos, os casos mais graves no entanto, ficam contabilizados nas vilas localizadas às margens do rio Itiberê (São Vicente, Santos Dumont, Ponta do Caju, Ilha dos Valadares), do rio Emboguaçu (Beira Rio, Vila Guarani, Jardim Iguaçu e Jardim Figueira) e do rio do Chumbo (Costeira e região). Entre outros bairros afetados estão Vila Garcia e também a Alexandra.

Em algumas ocasiões, casas foram invadidas pela maré alta e os moradores acabaram perdendo móveis, eletrodomésticos, alimentos e roupas. Não houve informações de desabrigados, mas teve quem preferiu se hospedar em residências de parentes ou amigos, temendo novas cheias. Até o momento, a secretaria de Meio Ambiente recolheu pelo menos 30 toneladas de entulho dos locais listados.

Água entrou nas casas no bairro Bom Retiro, em Matinhos (Foto: Marcia Cristine Vall / Arquivo Pessoal)

Casas ficaram alagadas e moradores contabilizam prejuízos (Foto: Marcia Cristine Vall / WhatsApp)

A superintendência de comunicação da prefeitura chefiada por Antônio Maninho Barbosa por sua vez, também auxilia no atendimento aos atingidos e as informações levantadas junto aos moradores são encaminhadas ao gabinete do executivo municipal.

Quem estiver precisando de ajuda pode contactar a Defesa Civil da cidade pelo telefone 153 ou 199, ou ainda ligar diretamente para (41) 3420-6165 (custo para uma ligação para fixo em Paranaguá ou área do DDD 41). O atendimento é gratuito.

Prefeito de Paranaguá Edison Kersten anunciou que prefeitura deve ajudar vítimas a maré alta - Foto: Samuel Calado / Divulgação

Prefeito de Paranaguá Edison Kersten anunciou que prefeitura deve ajudar vítimas a maré alta – Foto: Samuel Calado / Divulgação

Anúncio

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo

Notícias

Motoboy bate em pedestre, cai na pista e morre atropelado por moto

Acidente foi na noite de sexta-feira, na BR-376

Publicado

no

Por

Foto: Tony Mattoso

Um motoboy de 22 anos morreu após colidir com um pedestre, cair da moto e ser atropelado por um motociclista. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (15), na BR-376, em São José dos Pinhais.

O pedestre, de 19 anos, tentava atravessar a rodovia quando houve a colisão com o entregador. Ele foi levado em estado grave para o hospital. Ainda não se sabe o estado de saúde do jovem.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista que atropelou e matou o motoboy fugiu e está sendo procurado.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.