Notícias
Prefeito anuncia que Paranaguá não irá renovar contrato do transporte coletivo
Atual contrato será prorrogado por 1 ano para que nova licitação seja feita
O prefeito Marcelo Roque anunciou nesta segunda-feira (27/2), que a concessão do serviço de transporte coletivo de Paranaguá não será renovada. Uma reunião com a equipe técnica e vereadores na Prefeitura definiu que ela será prorrogada por 1 ano ou até que fique pronta a nova licitação.
“Havia a possibilidade de renovação por mais 15 anos, porém isso não vai acontecer, visto que queremos um novo modelo de concessão que ofertará um serviço de mais qualidade aos usuários”, explicou o prefeito.
ESTUDO
Em 2022, a empresa URBTEC havia sido contratada para a elaboração de um estudo de mobilidade urbana e do transporte coletivo no município. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), ela cederá o termo de referência e o edital de licitação para o certame de uma nova concessão que deverá acontecer ainda neste primeiro semestre.
“O objetivo é ajustar e atualizar algumas demandas de um novo modelo de concessão que vamos aplicar. Estamos atuando com transparência e responsabilidade para que o serviço que é prestado para a população possa ser aprimorado”, disse Marcelo Roque.
TARIFA ZERO
O Tarifa Zero, inaugurado pela Prefeitura em março de 2022, continuará operando e atendendo a população, mesmo com a chegada de uma nova viação. De acordo com um levantamento da Semsu, ocorre mais de 700 mil giros de catracas por mês, além de 31 mil giros diariamente.
Para a secretária municipal de Serviços Urbanos, Christianara Foulkenig, o contrato vigente está desatualizado. “Ele já tem mais de 15 anos e muitos avanços aconteceram durante este tempo, principalmente após o Tarifa Zero e o aumento no número de passageiros. Queremos trazer mais conforto, manutenção e melhorias a quem utiliza o transporte coletivo”, ressaltou.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
No próximo dia 29 às 19h, no Teatro Rachel Costa, acontecerá uma Audiência Pública aberta à comunidade a fim de receber sugestões da população.
O líder do governo na Câmara, vereador Júnior Leite, se mostrou satisfeito ao observar o cuidado da Prefeitura com a manutenção do programa Tarifa Zero – que continuará operando normalmente – assim como a prioridade na qualidade do serviço prestado. “Estamos juntos, discutindo essa importante pauta que beneficia milhares de parnanguaras. O prefeito Marcelo Roque merece o nosso reconhecimento pela condução e transferência nesta nova etapa em que ocorrerá uma nova licitação”, salientou.
2ª reunião técnica sobre Plano Municipal de Mobilidade Urbana é realizada
A empresa URBTEC dá continuidade à elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e do Plano Municipal de Transporte Público Coletivo de Paranaguá promovendo a segunda reunião técnica e apresentação do diagnóstico e prognóstico.
Os planos são importantes para fazer um diagnóstico preciso da cidade e buscar soluções que beneficiem pedestres, ciclistas, motoristas, usuários do transporte coletivo, enfim, todos os envolvidos e diretamente atendidos pelos estudos.
A secretária de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, lembrou que todo o material de estudo é disponibilizado no site da Prefeitura de Paranaguá no ‘banner’ Planmob. “Também realizaremos a primeira Audiência Pública, no dia 29 de março, às 19h, no Teatro Rachel Costa”, lembrou a secretária.
O novo documento mostra a análise institucional, aspectos socioeconômicos, aspectos do planejamento, aspectos gerais da mobilidade e logísticos, além da caracterização dos modos de transporte de Paranaguá e a caracterização do sistema de transporte público coletivo.
Também foram feitos levantamentos de inventários físicos, pesquisas de comportamento de circulação, pesquisa com usuários de bicicleta e levantamento de caracterização do sistema de transporte de cargas.
Além da população, há diferentes segmentos trabalhando na formação dos planos como a equipe técnica municipal que é responsável pela fiscalização, apoio para orientação, revisão e discussão e comunicação com os demais segmentos.
O plano terá cinco etapas:
– Etapa inicial, de mobilização social e comunicação, tratou do início dos trabalhos e definição de cronograma;
– Segunda etapa, de diagnóstico e prognóstico, aborda a situação atual de Paranaguá e suas tendências;
– Terceira etapa, de propostas, trará diretrizes e ações para melhoria da mobilidade parnanguara;
– Quarta etapa, trata especificamente do plano de transporte coletivo, tendo como produto a minuta de edital para futura licitação;
– Quinta etapa, é de consolidação do plano, na qual serão elaborados o Plano de Ações e Investimentos e minutas de lei.
A apresentação dos estudos referentes à etapa 2 aconteceu nesta segunda-feira, dia 27, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semedi) e foi realizada com o Grupo de Acompanhamento do Plano de Mobilidade , pessoas da sociedade civil, indicadas por instituições (APPA, IPHAN, Câmara de Vereadores), associações (ABALINE, BARCOPAR, ACIAP, Taxistas, Moradores do Centro Histórico, entre outros).
Da Prefeitura de Paranaguá
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.