Notícias
Portos doam resíduos e reciclagem ajuda o meio ambiente e gera renda
Associação de Catadores da Vila Santa Maria recebe o lixo reciclável
Papéis, plásticos e vidros descartados no lixo pelos empregados da Portos do Paraná ajudam na renda de dezenas de catadores de recicláveis em Paranaguá. A doação dos materiais produzidos na empresa pública faz parte da cultura de proteção ao meio ambiente, prevista na Política do Sistema de Gestão Integrada (SGI).
Para que o lixo possa ser destinado de forma correta, entretanto, os resíduos precisam ser separados corretamente. A Diretoria do Meio Ambiente reforça para que os colaboradores respeitem a destinação indicada nas lixeiras, principalmente entre lixo orgânico e reciclável. O apelo se estende a todos os trabalhadores portuários e população, em geral, na hora da separação.
“Como cidadãos, somos responsáveis por uma etapa muito importante na gestão dos resíduos sólidos que geramos no nosso dia a dia. Quando separamos adequadamente o lixo, o que é reciclável pode ser destinados para associações de catadores, gerando renda para os associados”, destaca Juliana Vendrami, bióloga na Portos do Paraná.
Assim, quanto mais material for reciclado, menos resíduos serão jogados nos aterros sanitários, aumentando a vida útil dos locais. “A reciclagem implica em reduzir a pressão sobre os recursos naturais, tais como florestas e extração de petróleo para produção de novos produtos, e evita também a poluição ambiental”, justifica.
RECICLADORES – Quem recebe o lixo reciclável produzido no Porto de Paranaguá é a Associação de Catadores de Material Reciclável da Vila Santa Maria (Assepar). Os resíduos são a única fonte de renda dos associados e a parceria com a Portos é fundamental.
O grupo foi fundado em 2006, por famílias que trabalhavam no então lixão do município. “A gente faz a venda de todo o material separado e prensado e faz a divisão conforme as horas trabalhadas”, conta Regina Brüning, presidente da Associação.
Segundo ela, todos trabalham oito horas por dia, em várias funções. Além de receber os caminhões da coleta seletiva do município, boa parte dos materiais vem de empresas.
CUIDADOS – “A separação precisa ser bem-feita porque aqui na associação somos em 24 pessoas trabalhando e vem muita seringa, vidro quebrado e, às vezes, vem até cachorro morto no meio e são materiais perigosos. Já imaginou se alguém aqui se corta ou pega uma infecção? Se ficar uns 15 dias em casa, o que vão ganhar? Como vão manter a casa, os filhos?”, alerta Andreia de Souza Rosa, vice-presidente e recicladora na Assepar.
Segundo ela, sendo essa a única fonte de renda dos associados, contar com a parceria das pessoas é fundamental para que a reciclagem possa ser ampliada.
“Peço a todos que nos ajudem e façam a separação corretamente. Vidro quebrado e latinhas com parte cortante devem ser colocadas dentro de garrafas pet ou dentro de caixa de leite. Se perceberem, somos nós que limpamos a cidade”, conclui Andreia.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.