Ligue-se a nós

Notícias

Portos do Paraná destaca ações em prol do meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado nesta segunda-feira (5)

Publicado

no

Fotos: Claudio Neves

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5/6), a Portos do Paraná reforçou seu compromisso com o tema elencando as ações realizadas em 2023, relativas a certificações internacionais, alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, recuperação de áreas degradadas, diversas ações que fazem parte do seu Programa de Educação Ambiental (PEA) e monitoramentos constantes em mar e terra.

CERTIFICAÇÃO ECOPORTS
Há cerca de uma semana, o Porto de Paranaguá se tornou o primeiro porto público brasileiro a conquistar o certificado internacional Ecoports, a mais importante certificação do mundo voltada para gestão ambiental portuária. O reconhecimento é feito pela Organização de Portos Marítimos Europeus (ESPO) e coloca o porto paranaense como referência mundial em gestão e boas práticas ambientais.

“Essa certificação é uma garantia, para investidores e clientes de que nossas operações cumprem requisitos de boas práticas ambientais. É resultado de um trabalho conjunto com toda a comunidade portuária e deve atrair ainda mais negócios e investimentos para o Estado, tornando o porto mais competitivo no mercado global”, destaca o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.COMITIVA OCDE
Em visita a Portos do Paraná dia 25 de maio, a comitiva internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) encerrou sua missão internacional no Paraná relacionada ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, “o fato da empresa pública ser signatária dos ODS e já estar aplicando isso em suas ações fez com que a visita tenha sido super tranquila e de bastante sucesso. Eles viram ser aplicado aqui aquilo que a gente planeja que vá ao encontro dos ODS, que é o que eles buscam”.COMPOSTAGEM
O Projeto Compostar para Cultivar iniciou dia 24 de maio as atividades de duas novas composteiras em escolas na Ilha do Mel. Este é um dos 15 projetos desenvolvidos pela empresa pública nas comunidades localizadas na área de influência dos portos paranaenses.

Em 2022, por meio do projeto, cerca de uma tonelada de resíduos orgânicos foi compostada pelos alunos em duas composteiras na Ilha do Mel. Todo o material foi preparado, pesado, ensacado e rotulado para distribuição aos alunos. Outra parte do composto foi vendido para a comunidade da ilha e o dinheiro revertido para a associação de pais e mestres.RECICLAGEM
A Portos do Paraná tem se destacado também através de seu Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e do Programa de Educação Ambiental (PEA).

Segundo a bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich, o PEA é dividido em vários projetos, um deles voltado ao fortalecimento de recicladores do Litoral do Paraná. “Várias ações buscam melhorar a qualidade de vida e de renda dos profissionais que trabalham com a reciclagem. Também atuamos na gestão documental, buscando auxiliá-los na emissão de licenças e gestão de documentos”, explica a bióloga.

Paralelamente, o PGRS tem o objetivo de reduzir a geração de resíduos na fonte, através de um trabalho de educação ambiental, de conhecimento e aprendizado com os colaboradores internos.SISTEMA DE ESGOTO
A Portos do Paraná implantou um sistema de tratamento de esgoto alternativo com biodigestores na escola e na sede da Associação de Moradores da Ilha de Eufrasina, no Litoral do Estado. Em seguida, a empresa pública ministrou aos moradores da comunidade uma oficina sobre como implantar o sistema em suas residências.

A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná e conta com parceria da Universidade Federal do Paraná e da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca de Paranaguá. “Temos ouvido as 15 comunidades que vivem na área de abrangência dos portos de Paranaguá e Antonina e esse pedido sobre sistema alternativo de tratamento de esgoto veio dos moradores, é uma demanda deles que estamos atendendo”, explica o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.PRAD
A empresa pública iniciou no fim de abril o plantio de mudas de árvores nas áreas que estão sendo recuperadas através de sistemas agroflorestais do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas – PRAD. A intenção é recuperar 40 hectares de áreas de preservação permanente, seja na beira de rios ou no entorno de nascentes.

O trabalho é desenvolvido em propriedades agrícolas parceiras, dentro da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, nas bacias hidrográficas dos rios Pequeno, Cacatu, Faisqueira e Cachoeira.

MUTIRÕES DE LIMPEZA
Dois grandes mutirões de limpeza foram organizados e coordenados pela Portos do Paraná esse ano. O primeiro foi um mutirão de limpeza nas praias e trilhas da comunidade de Eufrasina, ilha do litoral paranaense.O segundo aconteceu dia 02 de junho, quando voluntários participaram do 2º Mutirão de Limpeza de Manguezais, em Antonina. Cerca de 2,5 toneladas de resíduos foram recolhidos e destinados à reciclagem. O que era lixo poluindo esse importante ecossistema virou recursos para os catadores da associação local. 

Da Portos do Paraná

Notícias

Prazo para baixar e usar e-Título no 1º turno termina neste sábado

Aplicativo ficará indisponível para download no domingo

Publicado

no

Por

O eleitor que pretende usar o e-Título (título de eleitor digital) para votar no primeiro turno das eleições de 2024, tem até este sábado (5) para baixar ou atualizar o aplicativo. De acordo com a  Justiça Eleitoral, o download ficará suspenso no domingo (6), dia da votação, com o acesso sendo retomado na segunda-feira (7).

No dia 27 de outubro, data do segundo turno, o app também estará indisponível para baixar.

O app é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a realização da justificativa pela ausência na votação.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos iOS e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.

Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e estar atualizado. 

O eleitor também poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho. 

Vale lembrar que no dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.

Com informações da Agência Brasil e TSE

Continuar Lendo

Notícias

Abertas inscrições para o Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário

Para atuar na Ilha do Mel o prazo encerra nesta sexta-feira

Publicado

no

Por

O Corpo de Bombeiros do Paraná está com inscrições abertas para o Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário 2024/2025. Os selecionados atuarão nas praias e áreas de rios durante o verão, prestando apoio aos guarda-vidas oficiais.

As inscrições para a Ilha do Mel encerram nesta sexta-feira (4). Já para Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, o período inicia no próximo dia 21 e segue até 3 de novembro. 

O candidato deve ter entre 18 e 50 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais, ter concluído o Ensino Médio até a data de encerramento das inscrições e não possuir antecedentes criminais.

Durante o estágio, os voluntários receberão uma ajuda de custo de R$ 165 por dia trabalhado, com carga horária de até seis horas diárias.

As provas físicas serão realizadas conforme a localidade e o tipo de ambiente, “águas abertas” ou “águas interiores”, e os aprovados passarão por um curso de 150 horas-aula e mais 300 horas-aula de estágio.

A etapa de estágio está prevista para começar no dia 14 de dezembro, quando os alunos passarão a atuar diretamente nas praias ou áreas de rios.

Confira o total de vagas:

– Guaratuba – (23);

– Ilha do Mel – (20);

– Matinhos – (23);

– Pontal do Paraná – (24);

– Morretes – (10);

– Porto Rico – (30);

– Umuarama – (15).

O Edital pode ser acessado AQUI e a inscrição gratuita pode ser feita neste LINK.

Bombeiros iniciam testes físicos para curso de formação de guarda-vidas

O CBMPR começou nesta quarta-feira (2) a bateria de testes de aptidão física para uma nova turma de guarda-vidas militares. As provas físicas vão definir quais bombeiros militares estão aptos para participar do curso interno de capacitação para salvamentos aquáticos.

Ao todo, mais de 140 bombeiros da corporação disputam 30 vagas para o curso, que habilita os militares a trabalharem como guarda-vidas no Litoral e nas praias de água doce do Estado. A iniciativa faz parte dos preparativos para o atendimento à população durante o Verão Maior Paraná 2024-2025.

São realizados os Testes de Aptidão Física (TAF), em que os militares são submetidos a provas de corrida, agilidade e força. As provas são realizadas simultaneamente na Academia do Guatupê em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba; em Cascavel, no Oeste do Paraná, e em Londrina, no Norte.

No dia 15 de outubro, os bombeiros que passarem nesta primeira prova fazem o Teste de Habilidades Específicas (THE), que atestam as capacidades de natação e mergulho.

Os 30 bombeiros militares com melhores desempenhos se tornam aptos para fazer o curso de formação de guarda-vidas. A capacitação tem 600 horas, com aulas práticas e teóricas, além de um período de estágio no Litoral.

“Aqueles que se formarem se juntam aos demais bombeiros militares que já passaram pela capacitação e podem trabalhar como guarda-vidas em postos nas praias do Estado”, disse o primeiro-tenente Marxoel Ferreira de Almeida, chefe da Seção de Concursos da Escola Superior de Bombeiro Militar.

VOLUNTÁRIOS

Os voluntários também são submetidos a um exame de capacidade física, com testes de nado livre de 200 metros, e de resistência, em que os concorrentes devem intercalar corridas de 500 metros com natação de outros 500 metros no menor tempo possível.

Com informações do G1PR e AEN

Continuar Lendo

Notícias

Estado convoca mais 1.100 professores aprovados no último concurso

Lista deverá ser publicada nos próximos dias

Publicado

no

Por

Mais 1.100 professores e pedagogos aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seed) deverão ser convocados a partir da próxima semana para apresentar os documentos necessários para a nomeação no Quadro Próprio do Magistério do Paraná. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2) pelo secretário da Educação, Roni Miranda.

A lista com os novos convocados deverá ser publicada nos próximos dias no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela execução do concurso público. Na página, também é possível consultar o edital completo, demais etapas do processo seletivo e orientações sobre o processo de nomeação.

Os profissionais vão se juntar a outros 2.301 já convocados e nomeados neste ano, totalizando 3.401 novos professores e pedagogos contratados para atuar em colégios da rede estadual de ensino de todo o Paraná. Os primeiros 1.195 começaram a tomar posse em janeiro, enquanto outros 1.106 tiveram os seus decretos de nomeação assinados em maio.

Os convocados fazem parte dos candidatos mais bem classificados no concurso público realizado pela Seed em junho de 2023, que, segundo o secretário da Educação, teve como objetivo ampliar a disponibilidade de docentes nas mais de duas mil escolas estaduais paranaenses. Ele lembrou que o processo seletivo anterior havia acontecido há uma década, em 2013.

“Esta era uma grande demanda de professores que já atuavam na rede por meio do PSS [Processo Seletivo Simplificado], e cujos aprovados terão estabilidade e uma perspectiva de crescimento na sua carreira de docência”, comentou Miranda.

Os professores vão lecionar as disciplinas de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Sociologia e Química. As vagas a serem ocupadas são para carga horária de 20 horas, mas os candidatos aprovados em dois cargos – sejam os dois em docência ou um para professor docente e outro para professor pedagogo – poderão exercer carga horária de 40 horas semanais.

PSS 

Além dos novos professores concursados, o Governo do Estado também continua contratando professores por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), cujas provas mais recentes foram aplicadas no último domingo (29) em diversas cidades do Paraná. O edital valerá para o ano letivo de 2025, podendo ser prorrogado até 2026, prevendo o preenchimento de até 30 mil vagas ao longo do período de vigência. 

As vagas são para cargas horárias de até 40 horas semanais, cuja remuneração pode chegar a R$ 6.158,04, incluindo gratificação e vale-transporte. Também há vagas para Professor de Apoio à Comunicação Alternativa (PAC) e Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE).

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.