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Porto em Ação 2020 amplia horário de atendimento aos caminhoneiros
Programa teve sua primeira edição de 2020 realizada no Pátio de Triagem
A empresa pública Portos do Paraná realizou nesta quarta-feira (04) a primeira edição do Porto em Ação em 2020. O evento mensal teve como sede o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá e tem por objetivo levar aos caminhoneiros serviços e cuidados com a saúde, vacinação, orientação espiritual e palestras sobre trânsito e segurança.
O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, avalia que o projeto é uma oportunidade de orientar os caminhoneiros sobre a segurança e o trânsito nas áreas de descarga. “Mais do que isso, esses trabalhadores vivem em trânsito, nas rodovias, não têm tempo para nada. O Porto em Ação possibilita conceder a eles uma forma de cuidar da saúde, sem ter que parar o trabalho”, afirma.
Nesta edição, o horário foi ampliado, com atendimento das 9h às 16h. Antes, a ação acontecia somente no período da tarde. A nova programação possibilita a inclusão dos testes rápidos de Sífilis, HIV, hepatite “B” e “C”. Além deles também foi disponibilizado gratuitamente a verificação de pressão e a vacina de sarampo. Ao todo, 132 testes rápidos foram aplicados.
DIFERENCIAL
O maior tempo de atendimento foi o grande diferencial dessa 1ª edição de 2020, assinala Mirian Gomes de Souza, Guarda Civil Municipal, que trabalha na Superintendência Municipal do Trânsito, no setor de Educação para o Trânsito.
“Mais caminhoneiros tiveram possibilidade de ser atendidos. Para nós também foi bom. Nos dividimos, uma equipe veio pela manhã e outra à tarde. Vale ressaltar também o crescimento no número de entidades envolvidas, e é esse trabalho conjunto que vai fazer com que o trânsito de Paranaguá melhore para todos: caminhoneiros, pedestres, ciclistas e moradores em geral”, afirmou Mirian.
O caminhoneiro Marcelo Mayeski, que trouxe farelo de soja de Ponta Grossa, fez todos os exames disponíveis. “Perfeita essa ação, é a primeira vez que participo, feliz por todos os exames darem negativo. A vacina de sarampo também foi bem-vinda, era a única desatualizada na carteirinha”, comemorou Mayeski.
Marcos Rogério Breixó, que veio de Paissandu com soja, também aprovou o Porto em Ação. “É muito bom, só lamento não encontrar o mesmo serviço disponível em outros portos. É disso que nós caminhoneiros precisamos. Na nossa profissão é impossível parar; quem teve essa iniciativa com certeza conhece nossa rotina”, salientou Breixó.
Participaram dessa edição do projeto, junto com a Portos do Paraná, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Civil Municipal, Guarda Portuária, Centro de Assistência Social Esperança (Case), Cia Ambiental, 1ª Regional de Saúde do Estado do Paraná e Ouvidoria da Portos do Paraná.
A ideia dos organizadores é que, o longo de 2020, o projeto também contemple as comunidades das ilhas que estão nas áreas de abrangência dos Portos de Paranaguá e Antonina.
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Paranaguá Saneamento alerta sobre os riscos de descartar lixo na rede de esgoto
Capacete de motociclista, cone de trânsito e até roupas são exemplos de itens já encontrados pela companhia
A Paranaguá Saneamento, responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, faz um importante alerta à população: o descarte irregular de resíduos sólidos na rede de esgoto pode causar grandes prejuízos à infraestrutura, ao meio ambiente e à saúde pública. Entre os itens encontrados nas tubulações da cidade estão capacetes de motociclista, cones de trânsito, roupas e até brinquedos.
Esse tipo de descarte inadequado é uma das principais causas de entupimentos e transbordamentos na rede de esgoto, prejudicando o funcionamento do sistema e gerando riscos de contaminação ambiental. “A rede coletora de esgoto é projetada exclusivamente para receber água utilizada nas residências, como a proveniente de pias, chuveiros e vasos sanitários. Quando resíduos sólidos são descartados nela, obstruções podem ocorrer, causando desde danos à estrutura até o refluxo de esgoto para ruas e imóveis”, explica Eric Maffazzioli, diretor operacional da Paranaguá Saneamento.
Os impactos vão além dos transtornos imediatos. Entupimentos na rede podem gerar alagamentos em dias de chuva, comprometer o tratamento do esgoto e contribuir para a proliferação de doenças. A empresa reforça que a população deve utilizar os sistemas de coleta de lixo adequados e respeitar a finalidade das redes de esgoto.
“Cuidar da infraestrutura de saneamento é responsabilidade de todos. Quando cada um faz a sua parte, garantimos um sistema mais eficiente, protegemos o meio ambiente e asseguramos a saúde de toda a comunidade”, complementa Eric.
A companhia disponibiliza canais de atendimento para que os moradores possam tirar dúvidas ou denunciar irregularidades. Basta entrar em contato através da central 0800 4000 520, pelo WhatsApp (41) 99244-5030 ou na loja de atendimento presencial localizada na Rua Vieira dos Santos, 333 – Campo Grande.
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Aberto período de matrículas para a educação infantil de Paranaguá
Cadastramento acontece até o dia 29, na arena Albertina Salmon
A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (SEMEDI) realiza na arena Albertina Salmon, a primeira chamada para matrículas na rede infantil para o ano letivo de 2025. O prazo vai até o dia 29 de novembro, seguindo o cronograma por escolas.
Esta chamada tem o público alvo crianças de 4 e 5 anos. Posteriormente será aberto o período de matrículas para crianças de 0 a 3 anos. As vagas remanescentes serão destinadas às crianças que estão na lista de espera.
Os documentos necessários para a realização da matrícula são:
– CPF e Certidão de Nascimento da criança
– Comprovante de residência (luz)
– RG e CPF dos pais ou responsáveis
– Número do NIS (Auxílio Brasil)
– Declaração de Trabalho (para vagas integrais, se disponíveis)
– Declaração de Vacinação (conforme Lei Estadual nº 19.534/2018). Esta declaração pode ser apresentada ao longo do ano letivo para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde.
Confira aqui o nome do seu filho e o dia que precisará comparecer ao local.
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Vencedor da licitação para duplicação em concreto da rodovia entre Pontal e Matinhos é anunciado
Declaração de vencedor foi publicada nesta terça-feira pelo DER
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta terça-feira (26) a declaração de vencedor da licitação para duplicar em pavimento rígido de concreto a PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste, localidade de Pontal do Paraná, no Litoral.
O Consórcio TE PR-412 Matinhos, composto pelas empresas TCE Engenharia Ltda. e Ellenco Construções Ltda., foi declarado vencedor após ter sua documentação e proposta de preço negociada de R$ 274.500.000,00 aprovadas por comissão de contração do DER/PR. A TCE Engenharia foi a segunda classificada na sessão de disputa, tendo sido convocada após a primeira ser inabilitada.
Com a publicação, tem início o período para recursos administrativos quanto a este resultado, devendo as demais participantes da licitação, caso tenham interesse, manifestar imediatamente interesse de recorrer. Elas terão três dias úteis para apresentar seus argumentos, seguidos por três dias úteis para o vencedor apresentar contrarrazões, com ambos sendo analisados pelo DER/PR para tomar uma decisão final.
Caso não sejam apresentados recursos, o DER/PR vai publicar um resultado final confirmando o vencedor, em diário oficial e nos portais Compras Paraná e Compras.gov.
DUPLICAÇÃO
A obra vai atender um trecho de 14,28 quilômetros, iniciando próximo à ponte sobre o Canal de Matinhos e seguindo até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste. Está prevista uma pista central em pavimento rígido de concreto, vias marginais em pavimento asfáltico, novas pontes sobre o Canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário, e um viaduto no entroncamento da rodovia com a Avenida Curitiba.
A pista atual terá sua plataforma alargada para ambos os lados, e o pavimento existente será demolido, dando lugar ao pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura. Uma barreira de concreto vai separar as pistas duplicadas, enquanto canteiros vão separar o eixo central das marginais, exceto por agulhas de entrada e saída.
As vias marginais terão sentido único, com estacionamentos, uma calçada para pedestres e ciclovia bidirecional cada uma. Sob estas deverá ser posicionada a rede de drenagem de águas da rodovia, buscando evitar o remanejamento de interferências, como redes subterrâneas e postes.
A iluminação será instalada na pista central, nas vias marginais, no viaduto e próximos às pontes, nos passeios e ciclovias, entre outros locais. O prazo de execução da obra será de 1.080 dias corridos.
Da AEN