Notícias
Porto de Paranaguá terá teste de bafômetro a partir de segunda-feira
Novo protocolo de segurança visa evitar acidentes.
Começa a valer nesta segunda-feira (30), o novo protocolo de segurança para o acesso dos trabalhadores ao cais do Porto de Paranaguá. O teste do etilômetro será aplicado por sorteio aleatório realizado pelo sistema eletrônico.
“É uma quebra de paradigma. Somos um dos poucos portos públicos do país que está implementando esse sistema. Esperamos bons resultados”, comenta Felipe Zacharias, gerente de Saúde e Segurança (SESMET) do Trabalho da Portos do Paraná.
Segundo Zacharias, os trabalhadores estão apreensivos quando ao novo protocolo, porém não é preciso se preocupar.
“O objetivo não é punir ninguém. Nosso principal objetivo é a segurança. É a gente impedir que o trabalhador que, por ventura, esteja sob efeito de álcool entre e exponha a segurança dos outros também em risco”, afirma.
O uso do álcool pode provocar acidentes graves no ambiente portuário que envolve inúmeros equipamentos pesados e caminhões.
SORTEIO – A partir da 1h da manhã, da próxima segunda-feira (30) vai começar a valer. As pessoas que acessarem a faixa, a partir de então, poderão ser sorteadas a passar pelo teste.
Ao passarem pela catraca, o sistema aleatoriamente vai bloquear e avisa o trabalhador que ele deverá passar pelo etilômetro. Quando isso acontecer, o trabalhador deve procurar a equipe da Guarda Portuária que realizará o exame.
“Esse teste do etilômetro vem para resguardar o trabalhador, em todos os sentidos. Teve uma campanha de orientação e conscientização antecipada, fizemos o treinamento com os equipamentos sobre como manusear, qual a tolerância, quais os procedimentos a serem seguidos e a partir da semana que vem a Guarda está apta a aplicar esses teste”, afirma Thiago Matozo, agente de segurança e coordenador de coordenador de monitoramento da Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP).
Todos os trabalhadores que acessam o cais poderão ser sorteados. Principalmente nos horários de troca de turnos. As pessoas que atuam na faixa portuária de Paranaguá acessam pelos torniquetes do edifício Dom Pedro II, prédio operacional da empresa Pública Portos do Paraná.
Diariamente, passam quase dois mil trabalhadores próprios, portuários avulsos, terceirizados, funcionários das empresas operadoras e empresas que prestam serviço no cais.
PROTOCOLO – Como explica Matozo, durante o teste são possíveis três situações. A primeira, seria a recusa. O trabalhador não é obrigado a fazer o teste do etilômetro, mas ele não vai poder acessar a faixa portuária sem apresentar o resultado do exame.
Em caso de positivo, ou seja, se o resultado for igual ou maior que o tolerado, que é de 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, a empresa tem que responder pelo funcionário que poderá ter o cadastro de acesso bloqueado e ainda entrar em uma lista de atenção perante a autoridade portuária. Se der negativo, o funcionário é desbloqueado e pode acessar normalmente a faixa portuária.
“Em princípio, o teste será apenas nos acessos de pedestres, pelos torniquetes. Ainda não teremos nas balanças dos gates, no acesso dos motoristas, mas esses também estarão condicionados à realização de blitz, na faixa portuária, onde poderão ter que passar pelo teste do etilômetro”, comenta o agente de segurança.
O etilômetro é o equipamento utilizado para fazer o exame que indica a concentração de álcool no ar exalado dos pulmões de quem é testado.
Da Agência Estadual de Notícias
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.