Ligue-se a nós

Notícias

Porto de Paranaguá recebe navio-aeródromo de mais de 200 metros e fragata da Marinha

O A-140 é a maior embarcação da Marinha a atracar no porto em toda a história

Publicado

no

Fotos: Cláudio Neves

O Porto de Paranaguá é uma das paradas de duas embarcações da esquadra da Marinha Brasileira. O Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140) e a Fragata Independência (F-44) chegaram nesta quinta-feira (20/01) e permanecem atracados no cais paranaense até a manhã da próxima segunda-feira (24).

O A-140 é a maior embarcação da Marinha a atracar no porto em toda a história. São 208 metros de comprimento (loa) e 31,7 metros de largura (boca). Entre marinheiros, oficiais e aspirantes, o navio-aeródromo chegou com 1.100 pessoas a bordo.Já a Fragata faz sua segunda passagem pelo cais paranaense. A embarcação já havia atracado em janeiro de 2019, quando até chegou a abrir para visitação pública. Menor, a Fragata Independência mede 129,5 metros de comprimento (loa) e 13,6 metros de largura (boca). A bordo desta, eram 500 tripulantes.

“Ficamos honrados em receber, aqui no Porto de Paranaguá, essa importante operação que faz parte da formação dos aspirantes à carreira na Marinha do Brasil”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Desta vez, em cumprimento aos protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias e às medidas de prevenção à Covid-19, as embarcações não estão abertas às visitas públicas.OPERAÇÃO – A passagem dos navios militares no porto paranaense é uma das atividades da edição 2022 de uma tradicional operação da Marinha, o Aspirantex. O evento teve início no último dia 6 e segue até o próximo dia 27. O comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1), contra-almirante Marcelo Menezes Cardoso, está à frente do grupo-tarefa, responsável pelo planejamento e execução das atividades.

Com atividades em área marítima, do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, além do Porto de Paranaguá, a operação também esteve nos portos de Rio Grande (RS) e Itajaí (SC).O objetivo da Operação Aspirantex é contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da esquadra, e para a familiarização dos Aspirantes da Escola Naval sobre a vida no mar.

A operação está dividida em fases: pré-comissão, fases de mar, fases de porto e regresso. Durante as fases de mar, são realizados diversos exercícios de caráter militar, relacionados às tarefas básicas do Poder Naval, e ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

Já nas fases de porto, os navios cumprem reabastecimento logístico, tal como recebimento de gêneros alimentícios, material comum e combustível, sempre atentando às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.VISITANTES – Aproveitando que o Porto de Paranaguá está recebendo, pelo menos, 1.600 visitantes, o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli, fez questão de impulsionar o turismo pelo Litoral do Estado.

“É uma oportunidade para que os marinheiros e oficiais conheçam a nossa região que é rica em beleza natural e sabe receber. Para isso, disponibilizamos cerca de 300 Revistas de Bordo, feita pelo Porto, para fomentar o turismo”, afirma Pioli.

Em formato A3, em 28 páginas, a publicação traz imagens e opções de roteiros, indica a distância e modo de chegar a cidades, praias e ilhas de todo o litoral paranaense.

Anúncio

Atualização do cronograma das Atividades da Derrocagem

A Portos do Paraná informa que o cronograma das atividades da derrocagem de porções das Pedras Palanganas foi atualizado nesta quinta-feira (20). A obra, que atualmente está nas duas etapas finais – remoção e beneficiamento do material rochoso – tem nova previsão para ser concluída até o dia 21 de fevereiro.

Tanto a remoção quanto o beneficiamento das rochas removidas do fundo do mar começaram no final de outubro. A remoção deve seguir até o dia 12 de fevereiro. Já o beneficiamento segue até dia 21.

A atualização já está disponível na página inicial do site da Portos do Paraná neste LINK, onde o mapa com a localização das porções em obras também está disponível para consulta.

As etapas de perfuração e desmonte das rochas foram finalizadas em todas as áreas previstas, já no último mês de dezembro. Porém, que durante a etapa de remoção, podem ser revelados pontos onde a rocha tenha resistido ao impacto das detonações, pelas características particulares da formação rochosa.

Anúncio

Nesses casos, se houver necessidade, serão realizadas detonações pontuais, de pequena proporção. Por isso, a balsa de perfuração e desmonte e a equipe seguem na obra.

Os programas de monitoramento ambiental continuam ocorrendo,  de acordo com as orientações do órgão ambiental licenciador. A obra está licenciada e autorizada pelo Ibama por meio da Licença de Instalação nº 1144/2016, no âmbito das obras de dragagem de aprofundamento do porto de Paranaguá. O consórcio formado pelas empresas Boskalis, Fabio-Bruno, SLI e DEC, foi contratado por meio do Processo Licitatório nº 01/2020.

Reafirmamos o compromisso em seguir comunicando a população durante todo o andamento da obra. Para isso, mantemos os canais oficiais da Portos do Paraná permanentemente atualizados, incluindo os grupos de whatsapp que foram criados para atualizar sobre o andamento das obras. Saiba mais AQUI.

Da Portos do Paraná
Anúncio

Notícias

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos

De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.

Publicado

no

Por

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.

Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.

Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.

Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.

“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.

O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.

Anúncio

O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).

Da Agência Brasil

Continuar Lendo

Notícias

PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana

Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura

Publicado

no

Por

Foto: Gabrielle Sversut/PCPR

De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.

O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.

PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.

Com informações da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná

Fatalidade ocorreu no final de semana

Publicado

no

Por

Emanuel Santos de Antoni - Foto: Redes sociais

Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.

A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.

A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.