Notícias
Porto de Paranaguá é referência nos debates do Fórum Brasil Export
Edição local do evento aconteceu essa semana em Curitiba.
Pela primeira vez, a logística e infraestrutura portuária do Sul do país é debatida de maneira regionalizada pelo setor. Como o principal porto da região e o segundo maior do país, o Porto de Paranaguá é referência nos debates do Sul Export, edição local do Fórum Brasil Export, que aconteceu essa semana em Curitiba.
O porto público paranaense é destaque, principalmente, quanto à campanha de dragagem permanente, os resultados alcançados em eficiência e movimentação, gestão descentralizada nos processos dos novos arrendamentos e investimentos em tecnologia e inovação.
De acordo com o secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, as discussões regionais reforçaram a importância de que a infraestrutura portuária seja vista como agenda de Estado, não só de governo.
“O transporte aquaviário trabalha com muitas frentes, atuando em paralelo. O que é bom. Temos acompanhando o esforço de todos e o esforço governamental, que tem relação com vários atores, mercado, trabalhadores, usuários”, destacou.
Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o Fórum permitiu que poder público e privado debatessem temas essenciais para a cadeia de negócios.
“Esse diálogo faz com que problemas em comum possam ter um direcionamento único ou compartilhar solução já existentes”, conta.
BRASIL EXPORT
O Brasil Export é um evento nacional que acontece há 19 anos e reúne os diversos players da cadeia logística portuária, agronegócio e multimodalidade. Segundo os organizadores, o objetivo geral do espaço permanente é manter a articulação política e a interlocução com autoridades e representantes das principais entidades, criando oportunidades e novas perspectivas para o desenvolvimento do setor.
No primeiro dia, os debates foram sobre “dragagem permanente visando ganhos operacionais dos portos”. No segundo dia, as discussões são “Os desafios para a desestatização nos portos da região Sul”; “A reindustrialização e a agroindustrialização da economia e dos portos da região”; e “A importância da multimodalidade para o desenvolvimento dos portos do Sul”.
PROGRAMAÇÃO
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, participou de três painéis, dois como integrante da banca, e um terceiro como expositor.
Gestor de um dos maiores contratos de dragagem de manutenção permanente nos portos de Paranaguá e Antonina, com sete equipamentos dragando quatro áreas simultaneamente, Garcia falou sobre os desafios para manter a segurança da navegação no Estado.
“Em um Porto localizado em uma baía onde os sedimentos se movimentam, há uma necessidade permanente de dragagem. É um tema muito estigmatizado para o mal, como se fosse um ataque ao meio ambiente, mas isso não acontece. A dragagem é feita com extremo cuidado e mediante uma rigorosa fiscalização”, disse.
ECONOMIA
Na participação do painel sobre a reindustrialização e a agroindustrialização da economia e dos portos da região, Garcia destacou a vocação agrícola e agropecuária dos portos de Paranaguá e Antonina e os esforços em manter a infraestrutura pronta e adequada para atender a demanda do campo, principalmente na exportação das commodities.
“Trabalhamos para que os exportadores do nosso agronegócio não encontrem nenhum gargalo, nenhum obstáculo”, reforçou.
O tema do último painel foi a multimodalidade, que apresentou os projetos e investimentos da empresa pública e de todo a comunidade portuária paranaense.
“Hoje, 75% da matriz logística do nosso Porto é rodoviária e a gente entende que, para crescer mais e trazer o menor conflito na cidade, é preciso investir no modal ferroviário. Isso não quer dizer diminuição do trabalho do caminhoneiro, mas agregar mais carga no modal”, avaliou.
REFERÊNCIA
De acordo com Jesualdo Silva, Presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e Presidente do Conselho do Sul Export, um dos fatores do sucesso das discussões foram os temas abordados, sugeridos pelos próprios envolvidos.
“Estamos integrando todos os players do setor para encaminhar soluções de problemas comuns”, revelou ele.
Jonas Mendes, consultor sênior e diretor de projeto da Fundación Valenciaport, da Espanha, destacou o trabalho realizado pela Portos do Paraná. “A empresa tem investido em inovação e tecnologia. É uma aposta acertada para o futuro”.
Da Portos do Paraná
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.