Notícias
Policiais rodoviários são presos por aceitar ‘vantagens’ de motoristas no Litoral
PRISÃO FOI NA QUARTA-FEIRA
Agora Litoral
Seis policiais do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) foram presos, na noite de quarta-feira (24), no Litoral do Paraná.
De acordo com a Corregedoria Geral da Polícia Militar do Paraná, os policiais exigiam ou aceitavam vantagens para não cumprir com a fiscalização de trânsito. Eles não apreenderiam carros com licenciamentos atrasados, multas vencidas ou ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CHN) em troca de dinheiro.
Além das prisões, foram cumpridos outros 15 mandados judiciais de busca e apreensão em Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Curitiba, Londrina, Jaraguá do Sul, Itapoá, Joinville e Balneário Camboriú. Todos os documentos foram expedidos pela Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual (VAJME) e cumpridos pela própria corporação, em uma operação denominada Coronatus (Coroado em latim).
A investigação foi iniciada pela Corregedoria após ‘denúncia de que, por vezes, em alguns postos, os militares estaduais exigiam ou aceitavam receber vantagens indevidas para não realizarem a sua função, na fiscalização policial e de trânsito pertinentes’, segundo diz a nota oficial da Polícia Militar (PM).
Os policiais presos atuavam em Guaratuba (Coroados) e Matinhos (Alexandra-Matinhos). Eles estavam sendo observados há meses em um caso que corre em sigilo e já acumula cerca de 30 filmagens que exibem as supostas atitudes ilícitas.
Presos
Foram presos: sargento Roy Robson Serpa Ribas, sargento Marcio Mendes Freire, sargento Marcos de Pina Faustino, cabo André Marcos Ledur, soldado Uziel Muzzo de Nazaré, soldado Robson Belcamino.
Conduta
A Corregedoria Geral da PMPR ressalta que condutas como as apontadas aos policiais militares indiciados não são compactuadas pela corporação e são veementemente combatidas até para valorizar os policiais militares que pautam seu trabalho pela retidão de postura e não por sentimentos de natureza pessoal. A Corregedoria diz que a população tem à disposição para denúncias o 0800-643-7090 e o site www.corregedoria.pmpr.pr.gov.br.
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN