Ligue-se a nós

Notícias

Parceria entre Prefeitura e Erasto Gaertner previne câncer bucal em Paranaguá

ATENDIMENTOS OCORRERAM NA PRAÇA ALMIRANTE TAMANDARÉ

Publicado

no

Agora Litoral
O prefeito Marcelo Roque participou, na manhã desta segunda-feira (26), da cerimônia de abertura da Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal, na Praça Almirante Tamandaré, no centro histórico de Paranaguá. O evento foi uma parceria entre o Hospital Erasto Gaertner e a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap).

Os atendimentos ocorreram numa tenda armada na praça. Profissionais e voluntários buscaram pacientes com mais de 30 anos que apresentassem algum tipo de lesão na boca ou que tenham o comportamento propenso a ter a doença, como tabagistas e pessoas que consomem álcool com frequência. Crianças também tiveram atividades, como escovação supervisionada e aplicação de flúor.
O evento teve o apoio do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR), Associação Brasileira de Odontologia (ABO Litoral), Doc Plus, Instituto Peito Aberto e Seduc. Na Semsap quem conduziu as ações da campanha foi a dentista Mariana França, coordenadora de Atenção Primária e responsável pelo Departamento de Odontologia. Em caso de suspeita de câncer bucal o paciente recebia o devido encaminhamento e até receituário médico para iniciar tratamento, em casos de menor gravidade.

O responsável pelo evento, Dr. Laurindo Moacir Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Bocomaxilofacial do Erasto Gaertner e autor do projeto, desenvolvido há 30 anos, salientou a importância da prevenção. “O câncer pequeno tem cura. O grande é muito difícil. Fatores que podem vir a desencadear são o álcool e fumo. Temos que fazer campanhas para mudar esse quadro”, alertou.

Dr. Sassi destacou que adultos com mais de 30 anos podem fazer o autoexame, pelo menos uma vez por mês. “Basta usar um espelho e um cabo de colher. Abra a boca num local claro, afaste a bochecha e levante a língua. Tem que procurar por manchas brancas, vermelhas, caroço e lesão. Se persistirem depois de 15 dias procurar um dentista ou um médico”, orientou o dentista.
PARCERIA
O prefeito Marcelo Roque agradeceu a parceria firmada com o Hospital Erasto Gaertner. “É muito importante esse trabalho preventivo que foi desenvolvido hoje em nossa cidade. Estamos lutando bastante para entregar a unidade avançada do hospital no próximo ano”, comentou.

“Temos que parabenizar o Dr. Sassi por essa campanha. Com a unidade avançada pretendemos deixar um espaço voltado para a saúde bucal. Tivemos várias melhorias na área de saúde até agora e, em 2019, queremos ampliar ainda mais avanços, para oferecer uma saúde com mais qualidade à população de Paranaguá”, completou o prefeito Marcelo Roque.

Marcelo Roque destacou parceria com o Erasto Gaertner

Já o vice-prefeito Arnaldo Maranhão lembrou que quando foi vereador conseguiu aprovar projeto de lei que beneficia as crianças da rede municipal com entrega de kit de higiene bucal contendo creme, escova e fio dental. “É uma honra saber que estamos trabalhando a prevenção. Atualmente são 13 mil estudantes da rede municipal beneficiados por essa lei, o que me orgulha muito. Parabéns ao Hospital Erasto Gaertner e à nossa Secretaria de Saúde por essa brilhante iniciativa”, completou o vice-prefeito.

UNIDADE AVANÇADA
A previsão é que na próxima semana já esteja emitido o CNPJ da unidade avançada de Paranaguá. Estão tramitando as licitações para adequação do prédio e ainda para aquisição do mobiliário necessário para tornar utilizável o espaço, que fica ao lado do prédio atual da Semsap, na rua João Eugênio, no centro de Paranaguá. No local poderá ser oferecido tratamento de quimioterapia e consultas com médicos, evitando assim que pessoas com câncer tenham que subir a serra para se cuidar.

Campanha foi realizada na Praça Almirante Tamandaré

Com informações da Prefeitura de Paranaguá
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.