Notícias
Paranaguá Saneamento realiza projeto de sensibilização
EDUCADORES AMBIENTAIS PERCORREM RUAS QUE RECEBERÃO OBRAS
Agora Litoral
Com o aumento dos investimentos e um extenso cronograma de obras em sistemas de esgotamento sanitário, a Paranaguá Saneamento implantou o projeto de sensibilização nas áreas que serão contempladas com os serviços em 2018. O objetivo é levar informações aos moradores sobre as regiões onde as obras de implantação das redes serão executadas, pedir colaboração para compreensão dos transtornos provocados pela abertura das ruas para assentamento da rede coletora de esgotos e ressaltar os benefícios que serão obtidos com a coleta e tratamento.
A equipe é composta por educadores ambientais treinados e devidamente identificados que percorrem as ruas que receberão as frentes de trabalho, orientando os moradores sobre a importância de estar interligado à rede, além de ressaltar os benefícios da ampliação desses serviços. De acordo com o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, esta é uma obra que trará inúmeros benefícios para a cidade, mas que tem grandes dimensões e requer bastante trabalho na execução. “Nós queremos proporcionar mais saúde e bem-estar para a população, promovendo a valorização da área, além de garantir a preservação do meio ambiente”, explica.
As visitas dos educadores ambientais acontecem de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, e também aos sábados. Desde o final do mês de abril, aproximadamente 300 pessoas receberam a visita dos educadores ambientais. Terezinha de Souza Verona mora no Jardim Ouro Fino há 13 anos e está animada com a implantação do sistema de esgoto em sua rua. Ela conta que mesmo sem o serviço de esgotamento sanitário disponível, procurar não descartar óleo na rede e adota medidas sustentáveis. “Se cada um fizer a sua parte, poderemos preservar o meio ambiente. A visita foi muito instrutiva. Estou aguardando o serviço ficar disponível para fazer a minha ligação”, conta.
Há 19 anos, o morador Sandro Ferreira espera pela implantação da coleta e tratamento de esgoto na região onde mora. Ele também recebeu as orientações, tirou as dúvidas e já está com o material explicativo em mãos para fazer a interligação. “Nós estamos esperando há muito tempo. Foram muitas promessas e obras que começaram e não terminaram. Agora, já começo a ver o trabalho dos funcionários e vou aguardar para fazer a ligação”, diz.
COBERTURA DE 90%
A média nacional de tratamento de esgoto está em 42,67%, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS). Com o avanço das obras e os investimentos, a Paranaguá Saneamento irá contribuir para a mudança na história de Paranaguá elevando o município, ainda em 2018, a um índice de coleta e tratamento de esgoto que o coloca em situação de destaque no cenário nacional, com cobertura de 90%.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.