Ligue-se a nós

Notícias

Paranaguá Saneamento investe em tecnologia para combater fraudes

EQUIPAMENTO JÁ ESTÁ EM OPERAÇÃO

Publicado

no

Equipamento detecta fraudes sem necessidade de escavação, grava imagens e usa localização por meio de GPS

Agora Litoral
O combate às fraudes nas redes de abastecimento de água é uma tarefa contínua e detectá-las nem sempre é fácil, pois quando a fraude não é visível é preciso muita investigação e, normalmente, o local precisa ser escavado. Aliado a isso, os artifícios utilizados pelos fraudadores são cada vez mais complexos.

Para intensificar a fiscalização, a Paranaguá Saneamento adquiriu um novo equipamento para identificar locais onde existam irregularidades e possíveis ligações clandestinas. O Georadar é um equipamento que emite frequências eletromagnéticas capaz de detectar tubulações de qualquer material (PVC, ferro, entre outros) sem necessidade de escavação.

De acordo com o coordenador técnico operacional da Paranaguá Saneamento, Lucas Arrosti, é possível identificar a profundidade das tubulaçõese a rota das mesmas, independentemente da pressão na rede e com maior precisão. “As informações captadas são gravadas, a localização é feita por GPS (Sistema de Posicionamento Global) e não é preciso nenhum acesso ao imóvel do consumidor para detectar a fraude”, explica.

O Georadar detecta fraudes de até 8 metros de profundidade e também permite a marcação exata quando é necessário o trabalho de escavação. Nesta semana, uma equipe composta por técnicos, engenheiros e fiscais recebeu treinamento para operar a nova tecnologia. “Com o aparelho em operação, serão reduzidos prejuízos provenientes de instalações clandestinas, garantindo a qualidade da água para os clientes da concessionária”, afirma Arrosti.

FRAUDES
A fraude no sistema de água é qualquer prática de adulteração que prejudique o funcionamento dos equipamentos de medição, lacres e tubulações. Os principais tipos de fraude são as ligações clandestinas de água, o abastecimento irregular de água a terceiros, além da violação do corte de água e colocação de bombas.

Quem é pego desviando água é autuado por furto qualificado, mas tem direito a fiança. No entanto, se for comprovada a fraude, o crime torna-se inafiançável e a pena é de dois a oito anos de prisão além de multa.

Anúncio

Para combater essas fraudes também é possível fazer uma denúncia anônima pelo telefone 0800 6058 115.

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.