Notícias
Paranaguá realiza pesquisas com ciclistas e usuários do transporte coletivo
Ação vai avaliar a satisfação dos usuários com o transporte coletivo ofertado pelo município
A Prefeitura Municipal de Paranaguá começa a ouvir a população em pesquisas aplicadas dentro do transporte coletivo nas linhas em operação e em locais de grande circulação de pessoas.
A ação, iniciada nesta segunda-feira (21/11), faz parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana – PMMU e do Plano Municipal de Transporte Público Coletivo – PMTPC, realizados pelas equipes técnicas municipais e da URBTEC, empresa contratada por processo licitatório para prestação do serviço.
Para isso, a população está convidada a responder ao questionário aplicado por pesquisadores, devidamente identificados com coletes e crachás. As entrevistas acontecem nos ônibus, durante o percurso das viagens, e em pontos estratégicos próximos aos locais de embarque e desembarque de passageiros, no Terminal Urbano, no Terminal Vila Guarani e no Terminal Parque São João.
A ação vai avaliar a satisfação dos usuários com o transporte coletivo ofertado pelo município. Também faz o levantamento de dados e informações sobre acessibilidade e segurança, origem e destino de viagens, frequência do uso do transporte coletivo, além de outras informações relevantes ao planejamento.
As informações levantadas sobre o serviço irão embasar a elaboração do Projeto Básico e Minuta de Edital, produtos do PMTPC.
CICLISTAS
As pesquisas também serão aplicadas aos ciclistas, que serão questionados sobre origem e destino em seus trajetos, e seus hábitos e uso das vias. Os usuários de bicicletas podem manifestar suas impressões sobre infraestrutura, segurança e qualidade do sistema ofertado para uso desse modo de transporte.
Nesse caso, as pesquisas acontecem nos seguintes locais:
– próximo à Ponte da Ilha dos Valadares;
– Avenida Governador Bento Munhoz da Rocha Neto;
– Avenida Roque Vernalha.
Ao mesmo tempo que ocorrem as entrevistas, também são realizadas contagens volumétricas, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos na cidade.
Da Prefeitura de Paranaguá
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.
Notícias
Motoboy bate em pedestre, cai na pista e morre atropelado por moto
Acidente foi na noite de sexta-feira, na BR-376
Um motoboy de 22 anos morreu após colidir com um pedestre, cair da moto e ser atropelado por um motociclista. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (15), na BR-376, em São José dos Pinhais.
O pedestre, de 19 anos, tentava atravessar a rodovia quando houve a colisão com o entregador. Ele foi levado em estado grave para o hospital. Ainda não se sabe o estado de saúde do jovem.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista que atropelou e matou o motoboy fugiu e está sendo procurado.