Ligue-se a nós

Notícias

Outubro Rosa: 2.300 mulheres realizaram exames em Paranaguá

EXAMES FORAM OFERECIDOS EM TODAS UNIDADES DE SAÚDE

Publicado

no

Agora Litoral
O Centro de Referência de Saúde da Mulher divulgou na manhã de quarta-feira (31) que o saldo das ações de conscientização do Outubro Rosa foram positivos. Do início do mês até ontem um total de 2.300 exames foram realizados, sendo 1.500 preventivos (Papanicolau) e 800 mamografias liberadas.

“Foi um sucesso. Nossa população feminina participou em massa das ações que estamos realizando desde o início de outubro”, comemorou a enfermeira responsável pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher. Além do espaço, localizado ao lado da agência central dos Correios, os exames também foram oferecidos em todas as unidades básicas de saúde.

A secretária municipal de Saúde e Prevenção, Lígia Regina de Campos Cordeiro, também comemorou os resultados positivos e os atribuiu ao empenho das equipes de todas as unidades envolvidas. “O pessoal se doou bastante por essa nobre causa de levar prevenção para nossas mulheres de Paranaguá. Todos estão de parabéns por essa grande conquista”, avaliou a secretária.

Ainda não foi possível quantificar a identificação de novos casos dos dois tipos de câncer, tendo em vista que o resultado do preventivo demora cerca de 60 dias e que não foi realizado todo o atendimento agendado. Diante da grande procura houve demora de uma semana para a realização da mamografia, em laboratório de análise de imagem credenciado pelo Ministério da Saúde.

O sucesso do evento se deu graças a eventos como o organizado pela unidade básica de saúde Dr. Elias Borges Neto, no bairro de Alexandra. No último sábado a equipe recebeu mulheres da região com café da manhã, cortes de cabelo e manicure. Também houve palestra sobre prevenção do câncer com uma voluntária do Instituto
Peito Aberto.

Anúncio

“Fizemos tudo para chamar a atenção das mulheres de Alexandra para a importância de se prevenir. É muito importante que a mulher detecte o câncer na fase inicial, quando as chances de cura são bem maiores”, declarou a enfermeira Vanessa Santos, responsável pela unidade.

Para conseguir realizar o evento a equipe da unidade conseguiu diversos parceiros no bairro. Os agentes comunitários de saúde passaram de casa em casa para fazer a busca ativa, convocando as mulheres para comparecerem. “Houve um grande envolvimento de todos, não só do posto, mas também da comunidade. A procura por exames no mês foi boa, com cerca de 40. Nossa média é de 25”, conta a enfermeira Vanessa Santos.

A importância do toque
A professora Lindamir da Cruz Alves dos Santos é voluntária do Instituto Peito Aberto, que acolhe mulheres que tiveram câncer. Ao realizar palestra para a comunidade de Alexandra ela fez o alerta importante do diagnóstico precoce. “A mulher deve tocar sua mama, apalpar com os dedos, tentar perceber se há presença de nódulo, e se perceber alguma coisa diferente procurar imediatamente um médico. Quanto mais cedo você for maiores são as chances de sarar, de ficar bem e continuar a vida. Temos no Instituto muitas pacientes que ficaram bem”, conta a voluntária.

A dona de casa Noraci de Lima Venâncio, de 59 anos, todos os anos faz exames preventivos tanto de mama e do colo e aconselha que outras mulheres façam o mesmo. “É bom que a mulher saiba como está seu corpo. Tem muitas que se descuidam, mas a gente tem que ter um tempo pra gente. Graças a Deus está perfeito, porque me cuido bastante. Tive uma colega de trabalho que faleceu por conta do câncer e isso serviu de alerta para que eu me prevenisse mais ainda”, declarou a mulher.

Outra dona de casa que serve de exemplo é Jorcelene Vicente Ramos, de 65 anos, que também faz exames a cada dois anos. O cuidado dela é maior porque já foram registrados vários casos de câncer na família, inclusive com óbito. “Graças a Deus estou em dia com minha saúde, não tenho nada. Mas não descuido, porque na minha família já teve morte por causa de câncer, com vários casos. Por isso me cuido bastante e oriento outras mulheres fazerem o mesmo, não só no Outubro Rosa, mas em outros meses também”, declarou a dona de casa.

Anúncio

Com informações da Prefeitura

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.