Notícias
Operação do COPE apreende drogas, armas e dinheiro
CINCO PESSOAS FORAM PRESAS, ENTRE ELAS TRÊS MULHERES
Agora Litoral
Cinco pessoas, entre elas três mulheres, foram presas durante uma operação policial deflagrada no inicio da manhã desta terça-feira (28/11) pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com o apoio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), além do auxilio dos cães farejadores.
A ação realizada nos bairros Rio da Onça e Tabuleiro no município de Matinhos, Litoral do Paraná, teve como objetivo cumprir 22 mandados de busca e apreensão em residências de pessoas envolvidas em vários crimes patrimoniais, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Ao longo da operação foram apreendidos cerca de 700 gramas de maconha (divididas em porções), 14 gramas de cocaína (separadas em buchas prontas para a venda), dois revólveres calibre 38 municiados, com numeração raspada, além do valor de R$13,6 mil em dinheiro trocado – possivelmente oriundo do tráfico.
Dos cinco autuados em flagrante, um casal, de 30 e 46 anos, foi preso em casa. Na residência da dupla a equipe policial encontrou porções de maconha e cocaína, bem como uma quantia em dinheiro, em torno de R$280. Ambos responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Seguindo as diligências em outra casa, a polícia flagrou outra mulher, de 18 anos, com uma porção de maconha. Ela responderá por tráfico de drogas. Já na residência de um homem, de 25 anos, os investigadores apreenderam um revólver calibre 38 com munições. O rapaz foi autuado por posse de arma de arma de fogo e munição.
Uma terceira mulher, de 41 anos, foi detida com um revólver calibre 38 e grande parte do dinheiro. A suspeita foi autuada por posse de arma de fogo.
Outras duas pessoas também foram encaminhadas até a delegacia para prestar esclarecimentos. Uma delas assinou um Termo Circunstanciado por uso de drogas e a outra – onde o dinheiro e uma porção de maconha – foram encontrados, foi ouvido e liberado. As investigações apuraram que a droga e o dinheiro apreendido não pertenciam a ele, e sim ao seu filho que não estava na casa. Ambos foram liberados.
INFORMAÇÕES DA COMUNIDADE
O delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown, destacou o trabalho operacional realizado pelas equipes policiais e salientou a importância das informações prestadas pela comunidade. “Tiramos de circulação várias pessoas envolvidas em crimes diversos, entre eles o tráfico de drogas e posse de arma de fogo”, disse o delegado. Ainda segundo ele, o Cope também deverá atuar em outras cidades do litoral.
Segundo Brown, a colaboração da população é fundamental para que mais ações desse porte sejam realizadas no município. Ele disponibilizou o telefone do Cope para denúncias, onde o cidadão não precisa se identificar para indicar locais de venda do tráfico ou denunciar pessoas ostentando armas em via pública. “Ligue que todas as denúncias são investigadas”, afirmou.
O telefone para denúncias é o (41) 3217 2900.
Por último, o delegado-chefe do Cope confirmou que a onda de homicídios que ocorreu em Matinhos está ligada à disputa por pontos de venda do tráfico de drogas, mas que a Polícia Civil vai intensificar as ações antes do início da temporada de verão.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.