Notícias
Obras do Centro da Juventude em Paranaguá devem ser retomadas nos próximos dias
Assinatura da Ordem de Serviço ocorreu nesta sexta-feira (19)
Nos próximos dias serão retomadas as obras do Centro da Juventude em Paranaguá. O evento de assinatura da Ordem de Serviço para a continuação dos trabalhos, parados há mais de uma década, aconteceu nesta sexta-feira (19).
“…Com um investimento, oriundo do Fundo Estadual da Infância e Adolescência no valor de R$6,4 milhões, a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, demonstra o compromisso com a juventude parnanguara. Os Centros da Juventude são espaços de convivência para adolescentes e jovens que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional”.
“Estamos tirando do papel uma obra de 13 anos. Fico muito feliz pois serão diversos serviços ofertados para nossos jovens e toda a população. Agradeço ao Governo do Estado e ao governador Ratinho Junior por investir em Paranaguá. Também recebi a informação que o entorno do Aquário será licitado para ser revitalizado, este é mais um investimento do Governo do Estado no Litoral”, disse o prefeito Marcelo Roque.
O secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, participou da solenidade e ressaltou que com a ordem de serviço assinada as obras iniciam o mais rápido possível.
“Hoje assinamos a contratação da empresa para que nos próximos dias já seja possível iniciar as obras. O prazo é de 10 meses, ou seja, ainda este ano a população poderá usufruir deste espaço. O Governo do Estado tem realizado diversos investimentos em todo o Litoral para fomentar o desenvolvimento da região”, comentou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e da Família, Rogério Carboni, esteve presente na solenidade.
“Há 13 anos essa obra está parada e agora teremos a retomada. Agradeço a todos pela dedicação e interesse em transformar este espaço que será ótimo para a juventude de Paranaguá e de todo o Litoral”, falou o secretário.
No Centro da Juventude serão ofertadas ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política para os jovens e adolescentes e afastá-lo de situações de risco e vulnerabilidade social. O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação.
Os Centros da Juventude fazem parte da rede socioassistencial de proteção social, pois convergem com os objetivos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, da proteção social básica da política de assistência social.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, exclamou a satisfação em poder transformar este espaço abandonado.
“É uma satisfação muito grande fazer essa retomada. A comunidade estava desacreditada, mas por muita credibilidade e vontade do prefeito Marcelo Roque pudemos correr atrás deste recurso. O espaço ofertará cursos e espaços para que os jovens e a comunidade possam fazer uso”, finalizou.
Histórico
Para avançar na situação paralisada há tanto tempo, houve um grande esforço coletivo. O município realizou a inserção e defesa da manutenção do recurso para Paranaguá junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA.
Em agosto de 2021, foi prorrogado o termo de Concessão do terreno. Foi entregue toda a documentação e a Secretaria de Assistência Social elaborou o plano de trabalho do Centro da Juventude, fortalecendo o Conselho Municipal da Juventude.
No final de 2023 o processo licitatório foi realizado e agora em janeiro de 2024 a ordem de serviço é assinada. O prazo de conclusão da obra é de 10 meses.
Fotos: Valdelino Pontes/SECID
Com informações da Prefeitura de Paranaguá e AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.