Ligue-se a nós

Notícias

Obras de saneamento beneficiam população de Paranaguá com mais saúde

Concessionária implanta sistema de coleta e tratamento de esgoto da Bacia do Guaraituba

Publicado

no

A Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, disponibilizou recursos para a implantação de redes de esgoto, na Bacia de Guaraituba, e os equipamentos necessários. As obras iniciaram em março de 2022 e o escopo do projeto inclui 1.676 metros de tubulações que recebem os resíduos domésticos da região, 3 estações elevatórias e mais de 5.500 metros de linhas de recalque (responsável por bombear o esgoto captado para a Estação de Tratamento), além da ativação das redes implantadas.

As obras de saneamento no município serão realizadas entre março e outubro de 2022 e passarão pelos bairros: Jardim Guaraituba, Santos Dumont, São Vicente, Vila Horizonte, Vila Itiberê, Correia Velho, Jardim Eldorado, Vila Paranaguá, Jardim Araçá, Porto dos Padres e Vila Santa Helena. A implantação da rede beneficiará cerca de 6.000 habitantes, com um investimento de R$ 31 milhões de reais.

“Nosso objetivo é universalizar a coleta e tratamento do esgoto em Paranaguá o mais breve possível. Os serviços de esgotamento sanitário promovem mais saúde, qualidade de vida e dignidade para a população, além de valorização da cidade e imóveis”, destaca o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.

Atualmente as obras estão nas ruas Umbu, Uchi, Cajá, Caju, Odacílio de Freitas Gabriel e Domingos Peneda. Durante o trabalho de implantação da rede, a Paranaguá Saneamento realizará o isolamento e sinalização do local atendendo a todos os protocolos de segurança operacionais.

A concessionária realiza suas obras visando o mínimo de transtornos a todos. No entanto, a realização de extensões de rede e construção de Estações Elevatórias de Esgoto, possui um prazo de execução que pode ser afetado por condições técnicas e climáticas. Por isso, a Paranaguá Saneamento pede que a população esteja atenta ao transitar pelos locais em obras.

Anúncio

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a concessionária pelo 0800 4000 520, que funciona 24 horas ou no WhatsApp (41) 99244-5030.

Instalação da rede
A instalação da rede de esgoto no município é um dos principais diferenciais da infraestrutura, melhorias e bem-estar para a população, sendo responsável por direcionar todo o efluente proveniente de descargas, torneiras, ralos e pias dos imóveis residenciais e comerciais de Paranaguá. A conclusão das obras da Bacia do Guaraituba diminuirá os casos de extravasamento em redes inativas.

Redes Inativas
A Paranaguá Saneamento solicita que os imóveis NÃO SEJAM INTERLIGADOS à rede coletora. A concessionária enviará um novo comunicado quando o sistema estiver ativo e a população puder se interligar.

Sobre a Paranaguá Saneamento – Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a Paranaguá Saneamento assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Paranaguá em 2001. A empresa atende a 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Anúncio
Anúncio

Notícias

Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná

Fatalidade ocorreu no final de semana

Publicado

no

Por

Emanuel Santos de Antoni - Foto: Redes sociais

Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.

A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.

A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.

Continuar Lendo

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.