Ligue-se a nós

Notícias

Nova edição do “Ganhando o Mundo” levará 100 alunos do Paraná para Nova Zelândia

Inscrições vão até 11 de maio, no portal Dia a Dia Educação

Publicado

no

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou, na segunda-feira (02/05), a segunda edição do programa Ganhando o Mundo, que vai selecionar 100 estudantes da rede estadual para um intercâmbio de seis meses na Nova Zelândia, na Oceania, durante o segundo semestre deste ano.

As inscrições podem ser realizadas por meio da Área do Aluno, no portal Dia a Dia Educação, e seguem até 11 de maio.

“Serão mais 100 alunos do Paraná estudando no Exterior, desta vez na Nova Zelândia. Assim como os estudantes que estão agora lá no Canadá, essas pessoas terão a oportunidade de conhecer um País de primeiro mundo, estudar e aprender uma segunda língua. Uma oportunidade enorme, ainda mais para aquelas famílias mais humildes do Estado”, disse o governador.

Ratinho Junior lembrou que a experiência tem impacto também em outros alunos da rede pública de ensino, criando uma corrente positiva dentro das escolas estaduais.

“Essa pessoa que faz intercâmbio serve como referência para outros jovens, que vão buscar as melhores notas para ter uma oportunidade igual no futuro. E com isso o aprendizado avança em todo o Paraná”, comentou.

Atualmente, 100 estudantes da rede estadual estão fazendo intercâmbio no Canadá. Eles chegaram ao país da América do Norte em março e devem concluir o semestre de estudos nas escolas canadenses antes de retornar ao Brasil, no fim de junho.

GANHANDO O MUNDO – O programa, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no Exterior. Hospedados com uma família local, eles vão praticar a língua inglesa, desenvolver a autonomia e ampliar os repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido.

“Estamos muito felizes de poder proporcionar essa experiência para mais 100 estudantes. Estamos acompanhando os que estão agora no Canadá e vemos como o intercâmbio está sendo transformador para cada um deles”, afirmou o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder.

“Quando você faz um intercâmbio, você volta com a cabeça mais aberta, muito mais empoderado, autoconfiante. Por isso, a continuidade do programa é uma grande conquista para a nossa rede de ensino”.

Feder destacou que a proposta deve ser estendida a partir de 2023. A intenção, disse ele, é que estudantes de outros países passem um período letivo nas escolas públicas do Paraná.

“Esse programa é um sucesso e só vai aumentar. Queremos com o tempo dar chance a outros bons alunos de viajar para o exterior e também receber estudantes de outras nações para que possam conhecer o nosso Estado”, afirmou o secretário.

Para aperfeiçoar o idioma, os selecionados terão acesso a um curso de inglês via aplicativo, ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

PROCESSO SELETIVO – Para participar do processo seletivo, é preciso estar regularmente matriculado na 1ª série do Ensino Médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A primeira etapa de seleção consiste na análise dos requisitos obrigatórios para a participação. Aqueles que não cumprirem os requisitos terão a candidatura desclassificada.

Na segunda etapa, será feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada um dos 399 municípios paranaenses, será selecionado o aluno com a maior nota no ano letivo de 2021 (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, 399 estudantes — um de cada município — passam para a terceira e última etapa do processo seletivo.

Na etapa final, serão selecionados os 100 primeiros colocados, ou seja, aqueles com as maiores notas dentre os 399 candidatos.

Tanto a classificação provisória (dos 399 candidatos) quanto a classificação final (dos 100 selecionados para o intercâmbio) serão publicadas no site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. As classificações provisória e final serão publicadas no site da Secretaria da Educação. A Seed não fará contato individual com os candidatos para avisar os resultados. Confira AQUI o edital com o regulamento completo.

Da AEN

Notícias

Corpo de comandante de rebocador que caiu de embarcação é homenageado em Paranaguá

João Carlos Gomes, o “Fanta”, foi sepultado nesta terça-feira

Publicado

no

Por

Na manhã de segunda-feira, 16, a Baía de Guaraqueçaba foi marcada por um triste desfecho: o corpo de João Carlos Gomes, de 62 anos, conhecido como “Fanta”, foi encontrado após um acidente que chocou a comunidade local. O comandante de rebocador havia desaparecido no domingo, 15, ao cair de uma voadeira nas proximidades da Ilha do Guapecum.

O caso foi descoberto quando um pescador de 47 anos, que estava a bordo com João Carlos, conseguiu chegar ao trapiche da cidade em busca de ajuda. Ele relatou que ouviu o grito por socorro e, apesar de sua falta de experiência com motor de popa, assumiu a pilotagem na tentativa desesperada de localizar o amigo. Com o mau tempo dificultando a visibilidade, ele teve que se deslocaram para uma área iluminada e, então, conseguiu chegar em segurança e para pedir ajuda.

As buscas foram iniciadas imediatamente pela comunidade, que se mobilizou mesmo diante das adversidades climáticas. No entanto, somente no final da manhã de segunda-feira, com o apoio dos familiares, o corpo foi encontrado em uma área de manguezal.

O sepultamento de João Carlos ocorreu nesta terça-feira, 17, no cemitério São Benedito, na Vila São Vicente, em Paranaguá. Na ocasião, a comunidade marítima se uniu para prestar uma homenagem comovente.

Tripulações de rebocadores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Marítimos de Paranaguá (SETTA-PAR) se reuniram no mar celebrar a vida do comandante e reforçar os laços que unem todos aqueles que vivem e trabalham no meio marítimo.

Continuar Lendo

Notícias

Aluno é salvo por monitor após engasgar em colégio de Cascavel

Câmeras registraram a rápida ação do funcionário do estabelecimento de ensino

Publicado

no

Por

Em Cascavel, um aluno do 7º ano do Colégio Cívico-Militar Olivo Fracaro foi salvo por um monitor, no início da tarde da última sexta-feira (13). O garoto foi socorrido após uma obstrução das vias aéreas causada por um pedaço de pão. 

A situação aconteceu por volta do meio-dia, na sala da coordenação do estabelecimento de ensino, localizado no bairro Morumbi.

O estudante, que já estava cianótico e quase inconsciente, procurou a coordenação do colégio em busca de ajuda. O cabo BM RR Hartmann, monitor presente na escola, prontamente interveio e realizou a manobra de Heimlich, que foi fundamental para desobstruir as suas vias aéreas.

Graças à rápida ação e competência do militar, o aluno recebeu os cuidados necessários e conseguiu se recuperar.

Do Portal Tarobá

Continuar Lendo

Notícias

Marcado julgamento de turista que matou morador da Ilha do Mel em 2020

Ato de selvageria de Ian Matiussi tirou a vida de “Nado” Valentim.

Publicado

no

Ian matou Nado com chutes e socos

Começa nesta quarta-feira (18/09), em Paranaguá, o julgamento de Ian Matthews Rosano Matiussi, réu confesso de um ato de selvageria que tirou a vida de Reinaldo Valentim, conhecido na Ilha do Mel por “Nado”, de 49 anos, no final de dezembro de 2020.

Na noite de 28 de dezembro, Ian Matiussi – que residia em Guarulhos/SP e estava numa excursão – espancou Nado até a morte no “Mar de Fora”, em Encantadas. Ele disse em depoimento à polícia que teria imaginado que o nativo estaria planejando a sua morte.

Nado Valentim recolhia latinhas na areia da praia quando foi inesperadamente atacado por Ian, que admitiu ter fumado maconha e entrado em paranoia após ingerir uma bebida com MD (droga derivada da anfetamina em formato de pó cristalizado).

O suposto delírio teria feito com que Ian partisse para cima de Nado com chutes e socos e depois aplicasse um mata-leão no nativo. De tradicional família da Ilha do Mel, Nado não reagiu, visto que, além de apanhado de surpresa, sofria com deficiência mental.

PEDIDO NEGADO

A defesa de Ian Mattews Rosano Matiussi, que tinha 19 anos na data do crime, tentou desaforar o julgamento (levá-lo para uma outra comarca devido à comoção que o caso promoveu), mas o pedido foi negado. Nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, ele sentará no banco dos réus, e a expectativa da família de Nado Valentim é que a justiça seja feita.

“Nada vai trazer o Nado de volta, mas uma selvageria como essa não pode passar impune. Ele tirou do nosso convívio uma pessoa incrível, um ser humano com alma de criança, que não fazia mal a ninguém”, disse uma familiar de Nado Valentim.

Já o advogado Giordano Reinert, que atuará como assistente de acusação, espera que a condenação de Ian Matiussi ocorra “até para resgatar a dignidade e o senso de justiça aos familiares da vítima.”

NOTÍCIA RELACIONADA

SELVAGERIA: Morador da Ilha do Mel é espancado até a morte por turista

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.