Notícias
Nova diretoria executiva da Portos do Paraná é aprovada pelo Conselho de Administração
Nomes já haviam passado pela aprovação do Conselho de Controle das Empresas Estatais e do Comitê de Indicação e Avaliação do Governo do Estado
O Conselho de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina aprovou no fim da tarde desta sexta-feira (17/2), por unanimidade, a nova diretoria executiva da Portos do Paraná. Os nomes já haviam passado pela aprovação do Conselho de Controle das Empresas Estatais e do Comitê de Indicação e Avaliação do Governo do Estado.
A empresa pública continuará sob a gestão de Luiz Fernando Garcia, que comandou os portos paranaenses nos últimos quatro anos. Também foram reconduzidos os diretores de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana, do Jurídico, Marcus Vinícius Freitas dos Santos, de Engenharia e Manutenção, Victor Yugo Kengo, e Administrativo e Financeiro, Marcos Alfredo Bonoski.
“A diretoria executiva seguirá com o compromisso firme de tirar do papel grandes projetos, investir na capacitação técnica do corpo de funcionários e manter uma relação transparente e harmoniosa com toda sociedade paranaense”, reforçou o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia.
Ele lembrou que por três anos consecutivos, os portos paranaenses são reconhecidos como a melhor gestão portuária do País, segundo o Governo Federal.
O engenheiro civil Gabriel Perdonsini Vieira assume a diretoria operacional no lugar de Luiz Teixeira, funcionário da Portos do Paraná desde 1976, que exerceu o cargo por oito anos.
Vieira é formado pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ele tem passagens pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá e pela América Latina Logística (antiga ALL).
Segundo ele, o trabalho será voltado para o avanço da produtividade e eficiência nas operações. “A autoridade portuária é uma grande facilitadora do comércio exterior. Queremos seguir com a excelência nos serviços e garantir bons resultados e novos recordes”, disse.
O parnanguara André Luiz Pioli Bernaski, que ocupou o cargo de diretor empresarial entre 2019 e 2022, retorna à função. Pioli é jornalista, com MBA em Comunicação Social e master em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValenciaPort, na Espanha.
“Para mim é uma grande honra voltar para a Portos do Paraná. Minha expectativa é contribuir para qualidade no setor de logística e na melhor relação do porto com a cidade e todo o Litoral”, reforçou.
Segundo o presidente do Conselho, Mario Povia, a aprovação unânime pelos conselheiros reforça a preocupação com a continuidade dos projetos em andamento. “A Portos do Paraná tem alcançado bons resultados graças às pessoas que fazem parte deste processo. Podemos ter novas tecnologias, normas claras, mas o grande diferencial está nas pessoas”, destacou.
Confira os currículos dos diretores da Portos do Paraná:Diretor-presidente: Luiz Fernando Garcia
Graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná, com máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport e pela Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Antes de assumir a Portos do Paraná, em 2019, foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e secretário nacional de políticas portuárias no governo federal.Diretor de Meio Ambiente: João Paulo Santana
Arquiteto urbanista formado pela Universidade Positivo. Possui pós-graduação em Gestão Pública e é mestrando em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValenciaPort, na Espanha. Antes de ocupar o cargo na Portos do Paraná, foi coordenador chefe regional do Paranacidade, professor de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, presidente do Conselho do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Ponta Grossa e secretário municipal de Planejamento de São João do Triunfo. Está na Portos do Paraná desde 2019.Diretor Jurídico: Marcus Vinicius Freitas dos Santos
Formado em direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, pós-graduado em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar e mestrando em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValenciaPort, na Espanha. Atuou como procurador-geral do município de Ponta Grossa, onde também foi Secretário Municipal de Governo e diretor de Cidadania na Secretaria de Segurança Pública. Está na Portos do Paraná desde 2019.Diretor de Engenharia e Manutenção: Victor Yugo Kengo
Engenheiro mecânico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem MBA em Investimentos e Private Banking pelo Ibmec e em Gestão de Projetos pela USP/Esalq. Cursa o máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValenciaPort, na Espanha. Trabalha na Portos do Paraná desde 2016, com passagens anteriores pelo Grupo Renault e Electrolux.Diretor Administrativo e Financeiro: Marcos Alfredo Bonoski
Formado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FADEPS) e pelo Centro Tecnológico Opet (Gestão Financeira). Tem pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Positivo e está na Portos do Paraná desde 2021. Antes, foi diretor financeiro do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).Diretor de Operações Portuárias: Gabriel Perdonsini Vieira
Engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná. Tem MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Entre 2016 e 2022 trabalhou no Terminal de Contêineres de Paranaguá, onde gerenciou as áreas de meio ambiente, infraestrutura, regulatória, institucional e relações governamentais. Na América Latina Logística (antiga ALL e atual Rumo) foi analista sênior e engenheiro de superestrutura ferroviária.Diretor de Desenvolvimento Empresarial: André Luiz Pioli Bernaski
Jornalista com pós graduação em Ciências Políticas, MBA em Comunicação Social e máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValenciaPort, na Espanha. Trabalhou na TVCI e em veículos de imprensa de Paranaguá, foi assessor de imprensa do Sindop, coordenou a imprensa da Liderança do Governo entre 2003 e 2007, foi secretário executivo na Câmara Federal entre 2007 e 2012, e entre 2019 e 2022 foi diretor empresarial da Portos do Paraná.
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.