Notícias
Mutirão visa regularizar fornecimento de água potável em dois bairros
DIAS 20 E 21, 28 E 29 DE SETEMBRO NO CÉU DAS ARTES
Agora Litoral
Foi lançada na quinta-feira (13), a campanha “Mutirão da Paranaguá Saneamento”, de conscientização sobre a regularização de fornecimento de água potável para os moradores do Jardim Iguaçu e Vila Marinho. A ação está sendo realizada em conjunto com a empresa de abastecimento de energia elétrica (Copel) que disponibilizará uma equipe do setor de atendimento que estará no Céu das Artes (Rua dos Jatobás, s/n) para atendimento à comunidade.
O objetivo do ‘Mutirão da Paranaguá Saneamento’ é orientar os 2.500 moradores dos bairros Jardim Iguaçu e Vila Marinho sobre os benefícios do uso legal da infraestrutura de abastecimento de água e mostrar os problemas de risco à saúde, prejuízos causados por ligações irregulares, violações de hidrômetros e ligações clandestinas, quando o consumo de água não é medido e nem faturado, sendo uma infração penal. A concessionária está se colocando à disposição dos consumidores sobre este problema e tem a intenção de ajudá-los na regularização, para que, futuramente, não passem por consequências previstas pela lei, conforme o artigo 155 do Código Penal.
A Paranaguá Saneamento disponibilizará condições facilitadas de negociação para ligação nova e religação, podendo parcelar o valor de R$ 240,00 em até 24 vezes na fatura. Outro benefício da campanha de regularização é com relação à documentação a ser apresentada, que deverá ser um documento de identidade, CPF e um documento de comprove a propriedade do terreno.
O diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, destaca a importância em primeiro informar a população sobre o acesso disponível dos serviços de saneamento no município, com segurança e qualidade a saúde de todos da família. “O mutirão vai primeiro orientar os moradores; a concessionária irá disponibilizar condições facilitadas de negociação e, após, a fiscalização será realizada na comunidade”, explica.
Para sensibilizar os moradores sobre essas benfeitorias, a companhia conta com uma equipe de educadores ambientais que orienta os moradores sobre ligações irregulares e o uso indevido de fontes de abastecimento. A orientação aborda os benefícios socioambientais obtidos com o abastecimento de água potável e também com a coleta e o tratamento do esgoto, informando a população sobre a importância de se conectar à rede.
SERVIÇO
O Mutirão da Paranaguá Saneamento acontecerá nos dias 20 e 21, 28 e 29 de setembro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, no Céu das Artes, localizado na rua dos Jatobás, s/n, no Jardim Iguaçu.
FRAUDE
A ligação de água irregular pode provocar vazamentos, perda de pressão na rede e comprometer o abastecimento de vários clientes. A fraude, conhecida como “gato”, afeta o abastecimento na rede de água e coloca em risco a saúde pública. Em caso de suspeita de ligação clandestina, o consumidor pode denunciar anonimamente pelo 0800 6058 115.
Sobre a Paranaguá Saneamento – Atuamos no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como na gestão dos clientes desses serviços. Nossa atuação se dá por intermédio de concessão com o município de Paranaguá. A Paranaguá Saneamento faz parte da Iguá Saneamento, companhia que beneficia cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.
Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.